A rede de mercadinho de proximidade Spid, do grupo varejista chileno Cencosud, está completando três anos de operação no Brasil – especificamente, no Rio de Janeiro. Nesse período, a marca, que entrou no País com o modelo de dark stores, passou a operar lojas físicas, abriu unidades em locais de grande movimentação, como uma estação de metrô, e adquiriu a operação do iFood Express no Rio.
A Spid, uma marca nativa digital do Cencosud, está presente hoje, além do Brasil, no Chile, na Argentina, no Peru e na Colômbia. A chegada ao Rio de Janeiro foi em 2022, com pedidos atendidos exclusivamente via internet e com entregas rápidas, em no máximo 30 minutos.
Logo depois, a Spid passou a operar com lojas físicas. Ao longo dos anos, expandiu sua presença e chamou a atenção com iniciativas como a abertura do primeiro mercado de proximidade no Metrô do Rio de Janeiro, na movimentada Estação Carioca. A marca também inovou ao fazer entregas diretamente nas praias de Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio. Em 2023, a marca ampliou seu alcance a partir da aquisição da operação iFood Express no Rio.
Atualmente, Spid opera com lojas físicas na capital carioca, com unidades distribuídas por Barra, Recreio, Centro, Botafogo, Meier, Ipanema e Glória. Tem, ainda, dark stores na Ilha do Governador e em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, além das lojas Express by Spid, presentes no iFood.
Ao todo, as entregas acontecem em mais de 50 bairros, num raio de até 5 quilômetros de distância de cada loja. As entregas são feitas diariamente, incluindo fins de semana e feriados, das 8h às 21h.
A história da Cencosud
A Cencosud S.A. é uma das principais empresas de varejo do Chile. Em 1982, iniciou sua expansão internacional, com a entrada na Argentina. Nos anos seguintes, a Cencosud diversificou suas operações, ingressando nos segmentos de lojas de departamento (Paris), home centers (Easy) e shopping centers (Cenco Malls), com atuação no Chile, Peru e Colômbia.
A abertura de capital, em 2004, viabilizou a expansão para o Peru, Brasil e Colômbia, com a aquisição de redes como Disco, Vea, Makro e Basualdo (Argentina); GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini, Mercantil Atacado e Giga Atacado (Brasil); Carrefour (Colômbia); e Metro e Wong (Peru). Em 2022, entrou no mercado dos Estados Unidos com a aquisição da rede The Fresh Market.
A empresa foi fundada por Horst Paulmann Kemna, que morreu em março deste ano após seis décadas de atuação na indústria de varejo. Paulmann presidiu a Cencosud até 2021, e sua família deu continuidade ao negócio.
Imagens: Divulgação



