Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Dona das marcas Raia e Drogasil adere a programa de combate ao racismo

RD Saúde participa de programa criado pelo Procon de São Paulo para capacitar funcionários

Redação de Redação
4 de julho de 2025
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Dona das marcas Raia e Drogasil adere a programa de combate ao racismo

A RD Saúde, dona das redes de drogarias Raia e Drogasil, acaba de aderir ao programa Procon-SP Racial de enfrentamento ao racismo nas relações de consumo. O programa foi desenvolvido pela Fundação Procon-SP e pela Universidade Zumbi dos Palmares.

Ao entrar no programa, cuja adesão é voluntária, a empresa se compromete a adotar algumas ações, como afixar cartaz com os 10 princípios para enfrentar o racismo nas relações de consumo nas instalações e locais de grande circulação de pessoas (colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes).

Deve, ainda, disseminar virtualmente os 10 princípios junto aos seus colaboradores; orientar seus funcionários a participarem de curso de capacitação gratuito de letramento em questões raciais; considerar como um dos critérios de contratação e de aperfeiçoamento de pessoal os meios de capacitação em letramento racial; e incentivar outros fornecedores e parceiros a aderir aos 10 princípios.

A partir de agora, a RD Saúde irá aplicar um plano contínuo para sinalizar suas lojas e incentivar seus colaboradores para o curso online de letramento sobre o enfrentamento ao racismo nas relações de consumo, além de divulgar internamente o tema em um programa de lives diretas entre a diretoria e todos os funcionários.

“A adesão ao Procon-SP Racial é um compromisso que esperamos ver atendido tanto para os clientes das lojas quanto para os funcionários, podendo e devendo se tornar parte de uma política de gestão de pessoas”, diz o diretor-executivo da Fundação Procon-SP Luiz Orsatti Filho.

Ricardo Brito, coordenador do Procon-SP Racial junto à Universidade Zumbi dos Palmares, disse que “uma empresa como a RD Saúde, com grande capilaridade em muitas cidades de todas as regiões do estado de São Paulo, amplia a divulgação sobre um tema que ainda precisa de muito empenho e ações concretas, especialmente por parte de empresas do setor de varejo, as quais recebem em suas instalações um contingente muito grande de consumidores diariamente”.

As bandeiras Raia e Drogasil têm atualmente mais de 3.300 lojas em todo o Brasil. No total, são quase 65 mil colaboradores, sendo aproximadamente 57 mil diretamente no atendimento ao público e cerca de 34 mil que se classificam como pretos e pardos.

Os 10 princípios de enfrentamento ao racismo nas relações de consumo

  • Racismo nas relações de consumo constitui crime inafiançável e imprescritível.
  • Todas as pessoas devem ser tratadas com respeito e consideração.
  • O racismo é uma violência contra a dignidade da pessoa humana.
  • Nenhuma pessoa pode ser desrespeitada ou ofendida pela cor de sua pele.
  • Nas relações de consumo, nenhuma pessoa pode sofrer preconceito em razão da cor de sua pele, raça, etnia e quaisquer outras formas de discriminação.
  • São atos discriminatórios proibir ou constranger o ingresso ou permanência em estabelecimento aberto ao público, em razão da cor da sua pele, raça, etnia e quaisquer outras formas de discriminação.
  • O atendimento deve ocorrer sem qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória.
  • Não se pode abordar, revistar ou imobilizar nenhuma pessoa em razão da cor da sua pele, raça, etnia ou qualquer outra forma de discriminação.
  • Nenhuma pessoa pode desrespeitar, ofender ou agredir verbal ou fisicamente funcionário ou prestador de serviço por conta da cor da sua pele, raça, etnia ou qualquer outra forma de discriminação.
  • Nas relações de consumo, todas as pessoas devem agir com respeito e fraternidade, sem compactuar com atos discriminatórios, conscientes de que todas são dotadas de igualdade e dignidade.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Petrobras quer atrair trabalhadores de aplicativo para terceirizadas

Próxima Postagem

Carrefour aposta em Café Bar e revitalização para ampliar experiência em loja

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Carrefour aposta em Café Bar e revitalização de loja

Carrefour aposta em Café Bar e revitalização para ampliar experiência em loja

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.