Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home E-commerce

Buscas e compras com Inteligência Artificial: o comércio inteligente vem aí

Agentes de IA vão navegar em sites, tomar decisões, fazer pagamentos e gerenciar tarefas diversas do dia a dia

Aiana Freitas de Aiana Freitas
16 de junho de 2025
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Buscas e compras com Inteligência Artificial: o comércio inteligente vem aí
[the_ad id="169690"]

Na hora de sair de casa, você percebe que usou sua última cápsula de café. Mas não será necessário se preocupar com isso. Seu assistente, que conhece sua marca preferida e lembra do seu histórico de refluxo gastroesofágico, vai comprar o produto no supermercado de costume usando aquele cartão de crédito que lhe permite acumular bons pontos no programa de fidelidade. Quando chegar do trabalho, à noite, um novo pacote já estará na portaria. Seu assistente pessoal, nesse caso, será uma Inteligência Artificial (IA). Todas as decisões tomadas para reabastecer a despensa com seu café preferido e garantir que nada saia da rotina na manhã seguinte serão tomadas por agentes de IA – seu, do estabelecimento comercial e do banco, que conversarão entre si.

[the_ad id="138406"]

Os chamados “agentes de IA” são sistemas de software que usam a Inteligência Artificial para executar tarefas e alcançar objetivos específicos, tomando decisões e agindo de forma independente. Muito em breve, esses agentes vão navegar em sites, tomar decisões, fazer pagamentos e gerenciar tarefas diversas do nosso dia a dia. Milhões de pessoas vão usar as IAs para encontrar a roupa perfeita e pesquisar um novo lugar para passar as férias.

Uma solução desse tipo foi lançada recentemente pela Visa. É o Intelligent Commerce. “O agente facilita muito a nossa vida na hora de comprar e pagar. Ele está acoplado em estabelecimentos, como comércios, marketplaces e agências de viagem, e conhece muito bem os seus gostos, hábitos e maneiras de ser, além de ter as nossas credenciais de pagamento armazenadas”, explica Rodrigo Cury, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa.

A Inteligência Artificial não é exatamente novidade. Na própria Visa, é usada há mais de três décadas. Mas, nos últimos anos, tem evoluído em uma velocidade jamais vista. “O comércio vai ter um agente que é especializado em venda; o comprador, um que é especializado em compra. E eles vão negociar, vão se falar”, complementa Cury.

Bancos e marketplaces

O Intelligent Commerce da Visa está sendo testado por grandes bancos, principalmente. Eles podem resolver problemas das contas, fazer investimentos, encaminhar o financiamento de um imóvel. Marketplaces também são outro foco da solução baseada em agentes de Inteligência Artificial.

“Existe uma possibilidade muito grande de a lógica de como os marketplaces funcionam mudar completamente. Hoje o consumidor entra no marketplace, vai na busca, procura o que quer e o site traz sugestões. Imagine se existir um agente que entende o que o cliente quer e do que precisa? O consumidor vai entrar no site e ele já vai trazer sugestões. Em vez de falar o que você está procurando, o cliente vai falar o problema que quer solucionar”, diz o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa.

O agente de Inteligência Artificial do consumidor final ficará instalado no celular ou no computador, por exemplo. Caberá ao usuário determinar com que informações e em que momentos ele vai atuar. Se ele quiser, informações básicas sobre gastos e compras pagas com cartões da Visa são compartilhadas com o agente para que ele personalize recomendações de compra. Cada consumidor vai definir limites e condições para os gastos. Segundo a Visa, tecnologias de pagamento como tokenização e APIs de autenticação garantem segurança e fluidez às transações.

Imagem: Envato

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Expectativa da inflação: decifra-me ou te devoro

Próxima Postagem

Comércio cresce 13,53% no Dia dos Namorados, puxado pelo atacado e vendas online

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Comércio cresce 13,53% no Dia dos Namorados, puxado pelo atacado e vendas online

Comércio cresce 13,53% no Dia dos Namorados, puxado pelo atacado e vendas online

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.