Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

Estudo da WGSN identifica as emoções que vão orientar o consumo e o caminhos para o desenvolvimento de produtos

Redação de Redação
30 de maio de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

Em um cenário de policrises, burnout coletivo e transformações tecnológicas, os consumidores buscarão marcas que compreendam seus sentimentos e ofereçam experiências alinhadas às suas emoções mais profundas. Esse será o principal motor de consumo até 2027.

Essa é a principal conclusão do estudo “Consumidor do Futuro 2027: Emoções”, da WGSN, que mapeou as emoções centrais que, nos próximos anos, influenciarão o comportamento de compra e a forma como as marcas devem se posicionar para gerar conexão, inovação e crescimento. Três delas já despontam como essenciais: alegria estratégica, desvontade e otimismo cético.

“Em nossa nova análise de tendências, apresentamos um guia para compreender essas emoções centrais e mostramos como desenvolver os produtos ideais para seus consumidores, conectando-se com seus pensamentos, sentimentos e comportamentos”, afirma Nik Dinning vice-presidente de Marketing WGSN.

O relatório identifica seis emoções centrais que orientarão os consumidores no futuro. Três delas despontam como essenciais – alegria estratégica, desvontade e otimismo cético – e sinalizam caminhos para o desenvolvimento de produtos, narrativas de marca e experiências em setores como moda, beleza, alimentos e bebidas, decoração, esportes e tecnologia.

Alegria estratégica: o brincar com propósito

Depois de anos marcados por estresse, tédio e sobrecarga emocional, a alegria estratégica será, de acordo com a WGSN, uma resposta ativa e consciente a esses estados. Trata-se da combinação entre bem-estar e intenção, onde o brincar se torna ferramenta de autodescoberta, conexão e inspiração.

Esse movimento já dá sinais no comportamento dos consumidores, com a valorização de experiências mais leves e positivas, como viagens de trem ou eventos coletivos que geram “efervescência emocional”. O relatório aponta que marcas bem-humoradas ou divertidas já impactam positivamente a percepção do consumidor, e esse efeito tende a se intensificar até 2027.

Desvontade: o desejo de desligar

A segunda emoção destacada é a desvontade, uma rejeição às obrigações constantes e ao ritmo acelerado da vida contemporânea. O conceito, que ganha força após o esgotamento coletivo previsto para 2026, expressa o desejo por menos tarefas, mais tempo, relações significativas e autocuidado.

A tendência se reflete no mundo digital, com mais pessoas se desligando da tecnologia e adotando o minimalismo de notificações, e em retiros de reconexão pessoal. A geração Z, por exemplo, tem adotado músicas como Vienna, de Billy Joel, como trilha sonora para desacelerar.

Segundo o estudo, a desvontade será um mecanismo emocional fundamental para restaurar o equilíbrio entre o eu e o coletivo, e marcas que respeitarem essa necessidade terão mais espaço na vida dos consumidores.

Otimismo cético: fascínio com cautela

Num cenário dominado por transformações tecnológicas e desinformação, o otimismo cético desponta como uma emoção ambígua, mas poderosa. O consumidor de 2027 estará dividido entre o encanto pelas possibilidades da Inteligência Artificial e o medo de suas consequências, um quadro intensificado por um consumo de mídia segmentado por classe, idade, localização geográfica ou ideologia, criando um mosaico de realidades autovalidadas.

Os criadores de conteúdo terão um papel ainda mais vital na construção dessas realidades, seja para mitigar ou inflamar as dúvidas sobre o futuro. Para as marcas, a responsabilidade de ajudar os consumidores a interpretarem um mundo em fluxo será fundamental para que eles alcancem a sabedoria, o equilíbrio e a confiança.

Imagem: Envato

 

 

Postagem anterior

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

Próxima Postagem

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile