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Home NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

O comportamento das crianças e jovens estão mudando a forma de as marcas se comunicarem, alertam especialistas da McMillanDoolittle

Aiana Freitas de Aiana Freitas
20 de maio de 2025
no Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Notícias, NRA Show
Tempo de leitura: 3 minutos
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Os jovens da Geração Alpha, nascidos entre 2010 e 2025, estão fazendo as marcas mudarem a forma como elas se comunicam com os consumidores. Eles formam a primeira geração realmente digital, que nasceu com olhos vidrados em celulares e tablets. Ao mesmo tempo, valorizam, e muito, a experiência da loja física. E, à exceção dos muito pequenos, grande parte deles não apenas decide o que a família vai comprar, mas tem dinheiro próprio para gastar.

As tendências de consumo desses jovens, que já são 25% da população mundial, ou cerca de 2 bilhões de pessoas, foram tema do painel “Entendendo a Geração Alpha: insights sobre a nova geração de consumidores globais”, apresentado no Foodservice Executive Summit (FES) em Chicago, nos Estados Unidos. O evento foi promovido pela Gouvêa Foodservice no fechamento da programação da delegação que a consultoria levou a Chicago para acompanhar a NRA Show 2025. A Mercado&Consumo esteve em Chicago nos últimos dias acompanhando a delegação e fazendo uma cobertura completa da feira.

Amanda Lai, diretora sênior da McMillanDoolittle, e Madison McBride, consultora sênior sobre Consumer Insights e Inovação da mesma empresa, detalharam tendências de comportamento desses jovens consumidores, que vão representar 12% do consumo global em 2030.

Eles já são clientes

Madison McBride destaca que 70% dos jovens da Geração Alpha têm seu próprio dinheiro para gastar. Assim, eles não apenas influenciam a decisão e compra das famílias, mas usam a própria mesada e tomam decisões sozinhos, sobretudo quando se trata de brinquedos, materiais esportivos e alimentação.

Segundo os dados da McMillanDoolittle, 45% desses consumidores estão atentos a tendências em redes sociais e vídeos virais. Eles estão de olho, especialmente, em canais que falam de moda, beleza, comida, música e cultura.

A loja não está morta

Apesar de ter nascido completamente digital, a Geração Alpha é atraída pela experiência que a loja física pode proporcionar. Esse é o canal preferido de compras de 59% deles. Os jovens, no entanto, querem ter à disposição vários canais ao mesmo tempo.

Outra diferença é a forma como os jovens se informam sobre produtos e marcas. Nada de canais de TV, revistas, jornais, rádios ou podcasts. Eles são influenciados mesmo é por redes de streaming e plataformas de games.

Madison cita o caso da Alo Yoga, marca americana de roupas fitness e bem-estar. A marca criou o Alo Sanctuary, uma integração entre as lojas físicas e o game Roblox. Os usuários podem desbloquear recompensas virtuais no jogo visitando as lojas.

Amanda Lai citou, ainda, um exemplo visto pessoalmente pela Mercado&Consumo e pela delegação da Gouvêa Foodservice em Chicago: a loja de Harry Potter. O local é marcado pela experiência totalmente imersiva, com itens exclusivos.

Da mesma forma, a Dick’s House Sports, que vende materiais esportivos, criou um conceito de loja marcada pela experiência, com quadra e parede de escalada onde o cliente pode testar o produto antes de comprar.

Conexão autêntica

Criar uma conexão autêntica com as marcas é fundamental para os jovens da Geração Alpha. Muitas vezes, isso é feito por meio de collabs – tendência, inclusive, que será debatida no Connection Foodservice Day Pós-NRA Show 2025.

A Elf, marca de maquiagem de baixo custo, fez colaborações com empresas de setores diversos, como a rede e alimentação Chipotle. A Raising Cane’s, de fast casual, criou uma linha de roupas esportivas Cane’s Gear. “Muitas vezes, você não espera essas colaborações, e elas se tornam virais”, diz Amanda.

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

O TikTok é, grande parte das vezes, o canal que conecta os jovens da Geração Alpha às marcas. Por isso, é importante que elas estejam presentes e ativas na rede social. Amanda Lai destacou, ainda, o potencial do TikTok Shop, que acaba de chegar ao Brasil.

Imagens: Reprodução

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Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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