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Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

Apostando no mercado bilionário do luxo, o shopping recebeu um investimento de R$ 100 milhões

Felipe Mario de Felipe Mario
7 de maio de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil

Santa Catarina tem se firmado como um polo de consumo de luxo no Brasil, com Balneário Camboriú sendo um dos protagonistas do avanço do País nesse mercado, que prevê um faturamento de R$ 133 bilhões até 2030, segundo a Bain & Company. De olho nesse cenário, o Estado foi escolhido para receber um megaempreendimento: o Boulevard Marina Itajaí, o primeiro shopping voltado para as águas dentro de uma marina no Brasil.

Apostando no mercado bilionário do luxo, o Boulevard Marina Itajaí recebeu um investimento de R$ 100 milhões e contará com uma área de 30 mil m². De acordo com Anderson Becker, CEO da ABecker, responsável pela construção e operação do shopping, a aposta nesse segmento se deve ao fato de o Brasil ser um dos mercados emergentes mais promissores para o setor de luxo. O empreendimento está inserido em uma região com alto poder aquisitivo e grande valorização imobiliária.

“O consumo de produtos premium cresceu 60% na América Latina nos últimos anos, superando os produtos de massa. O ambiente sofisticado da marina e o perfil do público — formado por proprietários de embarcações, turistas e moradores — favorecem a implantação de grifes e marcas exclusivas”, explica.

O empreendimento deve ser inaugurado entre 2026 e 2027. A escolha de Itajaí, segundo o executivo, se deu pelo fato de a cidade ser “uma das mais ricas do Brasil e o principal polo náutico do País”. A localização estratégica também influenciou na decisão, com destaque para o forte apelo turístico. “Esses fatores fizeram da cidade o local ideal para um projeto que integra varejo, lazer e o universo náutico.”

Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil

Experiência de alto padrão

O Boulevard Marina Itajaí promete fazer jus ao investimento milionário que recebeu. O shopping contará com 120 operações comerciais e atrações pensadas para compras, além de mais de 10 restaurantes panorâmicos com vista para a marina.

O empreendimento abrangerá tanto grifes brasileiras quanto internacionais. Becker conta que o Boulevard contará com uma curadoria especializada para atrair essas marcas de luxo. “Antes mesmo da abertura oficial para reservas, o projeto já desperta o interesse de empresários em abrir franquias de alto padrão no local”, afirma.

O executivo acrescenta que a proposta do Boulevard vai além das compras. O objetivo é oferecer ao consumidor um ambiente voltado à experiência: gastronomia autoral com vista para a baía, degustações, vitrines interativas, áreas verdes integradas à marina, espaços de lazer como coworking premium e serviços personalizados. “O conceito open mall e a arquitetura que valoriza o paisagismo e o contato com as águas reforçam a exclusividade”, afirma.

Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil

Movimentando a economia local

Além de fortalecer o turismo em Itajaí, o shopping deverá gerar mais de 2,5 mil empregos durante a fase de construção e cerca de mil vagas permanentes após sua abertura. Anderson Becker afirma que isso ajudará a impulsionar o comércio local e atrair novos investimentos para a região.

Como o shopping está localizado em uma marina que já recebe um grande fluxo de turistas e navegadores — além de a cidade contar com uma grande presença de cruzeiros e eventos náutico —, Becker ressalta que a expectativa é de um público elevado, especialmente na alta temporada.

Presença de Santa Catarina no segmento de luxo

Balneário Camboriú é apelidada de “Dubai Brasileira” por conta dos arranha-céu. No ano passado, foi anunciada na cidade a construção do maior prédio residencial do mundo: o Senna Tower. Com 500 metros de altura, o empreendimento contará com mansões suspensas, apartamentos, coberturas duplex e triplex, ampliando a presença de Santa Catarina no segmento de alto padrão.

De acordo com Patrícia Diniz, professora dos Hubs de Moda, Beleza e Luxo da ESPM, Santa Catarina vem construindo uma identidade única no mercado de luxo brasileiro, diferenciando-se de polos tradicionais como São Paulo e Rio de Janeiro por uma combinação de fatores que envolvem geografia, inovação e um perfil socioeconômico singular.

“Enquanto São Paulo concentra seu luxo em um ambiente urbano hipercompetitivo e o Rio de Janeiro explora o apelo cultural e natural, Santa Catarina oferece um modelo híbrido: sofisticação integrada à qualidade de vida. Um exemplo claro é Balneário Camboriú, onde arranha-céus como o One Tower (o segundo mais alto da América Latina) e o Yachthouse redefinem o conceito de moradia premium, com apartamentos que chegam a R$ 30 milhões”, explica.

Patrícia destaca que o crescimento acelerado do mercado de luxo no Estado pode ser explicado por fatores como a valorização imobiliária em cidades como Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis, que superam até mesmo São Paulo e Rio de Janeiro em preços por metro quadrado, atraindo investidores em busca de retornos expressivos.

“Projetos como o Marina Boulevard Itajaí prometem revolucionar o turismo local, integrando atracadouros para iates, lojas premium e gastronomia de alto nível. Além disso, o perfil demográfico catarinense — com IDH elevado e renda per capita acima da média nacional — é sustentado por setores dinâmicos como tecnologia, agronegócio e turismo, o que gera uma base de consumidores com poder aquisitivo sólido”, destaca.

Imagens: Divulgação

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