Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Dados e IA no varejo entram na agenda no último dia do Web Summit Rio

Executivos da Renner, Leroy Merlin e Loja Integrada discutem como unir tecnologia e emoção para impulsionar resultados.

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
2 de maio de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos

A captura de dados dos consumidores e sua adequada utilização com a IA serão fatores fundamentais para elevar os resultados do varejo. Essa foi a conclusão do painel que reuniu, no último dia do Web Summit Rio, Fabio Faccio, CEO da Renner, Flávia Barros, CMO da Leroy Merlin, e Victor Popper, CEO da Loja Integrada, com moderação do repórter da CNN Brasil, Cléber Rodrigues.

Faccio destacou que empresas de moda, como a Renner, precisam analisar não apenas dados dos consumidores com o apoio da IA, mas também considerar as características dos produtos, já que existem diferentes tamanhos e cores das mesmas mercadorias. A Inteligência Artificial pode ajudar a adequar a oferta, apresentando aos clientes os itens que eles têm maior chance de comprar.

Flávia, por sua vez, destacou a necessidade de aliar aos dados objetivos o conhecimento da psicologia do consumidor. “Nenhuma IA substitui a humanidade, um atendimento mais próximo dos clientes”, explicou. Pesquisas da Leroy Merlin mostram que reformar a casa provoca nas pessoas uma sensação de progresso e forte satisfação emocional. Esses sentimentos também precisam ser considerados, exemplificou a CMO.

Coube a Popper as falas mais espontâneas. Ele acredita que a IA vai mudar completamente o ambiente dos negócios. “Eu pedi para minha filha de 12 anos produzir um post para as redes sociais da minha empresa. Ela fez, com ajuda da Inteligência Artificial. Eu postei, e os resultados foram melhores do que os das postagens do nosso time de comunicação”, comentou. Popper é radical ao valorizar o poder das ferramentas de IA. “Todo mundo tem que ser um psicopata de IA ou ter um na sua empresa”, exagerou.

Em alguns pontos, todos concordaram: a IA está só começando, mas não dá para esperar; é preciso testar para aprender a usá-la. E os dados, sozinhos, não produzirão respostas aos grandes desafios do momento. É preciso conhecer o negócio e usar a tecnologia em favor das estratégias das empresas.

Imagem: Luiz Alberto Marinho

Postagem anterior

Com foco além da piscina, Speedo relança parceria com Trifil e mira mercado de R$ 2 bi

Próxima Postagem

Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025

Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile