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Home Varejo

Geração Z tem nas redes sociais ambiente de compra e fidelização

Painel da NRF 2025 revelou que marcas precisam estar atentas ao novo comportamento do consumidor

Redação de Redação
15 de janeiro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Geração Z tem nas redes sociais ambiente de compra e fidelização

No boom do digital, durante e pós-pandemia, muito se falava de apps e e-commerce como novos canais para os consumidores. Mas para além disso, hoje as redes sociais precisam estar no foco das marcas para entender e atender esse novo consumidor, principalmente quando falamos de Geração Z.

Desde que foi lançado em setembro de 2023, o TikTok Shop, recurso de e-commerce da rede social, tornou-se um sucesso de mercado, superando Sephora, Shein e redes tradicionais de compras de TV doméstica, de acordo com Dan Frommer, fundador e editor-chefe do The New Consumer.

Ele participou de painel da NRF 2025 ao lado de Katie Welch, diretora de marketing da Rare Beauty. “Metade dos usuários ativos do TikTok dizem que já fizeram uma compra na TikTok Shop. Mas também é uma ferramenta que está muito bem posicionada no aplicativo. Quando você abre está bem na sua frente, sendo difícil de não perceber”, revelou Frommer.

O TikTok (e por consequência o TikTok Shop) é uma rede social muito popular entre os consumidores da Geração Z, que constituem um segmento importante do público do aplicativo. De acordo com a última pesquisa de Tendências de Consumo da The News Consumer, 60% dos consumidores da Geração Z que conhecem o TikTok dizem que o usam todos os dias.

Beleza em alta

Uma das principais categorias que se beneficiou do novo canal de vendas são as marcas de beleza, especialmente aquelas direcionadas à Geração Z e aos consumidores millennials que usam as redes sociais para descobrir e experimentar novas marcas.

Mas será que os compradores da Geração Z são consumidores fiéis? “Sim, eles são”, revelou Katie Welch, da Rare Beauty. “A comunidade é super engajada em nossas redes sociais”.

A empresa de maquiagem, fundada por Selena Gomez e lançada em janeiro de 2020, apostou desde o começo nessa interação, fazendo lives para engajar o seu público, já que por conta da pandemia o marketing ‘presencial’ era algo impossível para o momento. “Nós realmente conhecemos nossa comunidade em primeira mão e eles permaneceram conosco”, afirmou Welch.

A Rare Beauty entende que o trabalho de engajamento, principalmente nas redes sociais, é fundamental para criar fidelidade com o consumidor, mas sabe também que o produto precisa ser bom. “Eles são exigentes. Isso é o que todas essas plataformas sociais ensinaram”, revelou, ao mesmo tempo em que observou que o consumidor da Geração Z está mais bem informado sobre certas características técnicas, e exatamente por isso acaba sendo tão exigente.

Mas não basta apenas resolver usar as redes sociais como um canal. É necessário ter um bom planejamento e uma estratégia bem elaborada. “Tem que ter um produto que você consiga mostrar exatamente como como funciona. Esse vai ser o gancho para a venda”, finalizou diretora de marketing da Rare Beauty.

Cobertura da NRF 2025

A Mercado&Consumo faz a cobertura do evento in loco, com conteúdos em todas as plataformas. Como encerramento, no dia 15 de janeiro, será realizado o Retail Executive Summit (RES), diretamente da sede do TikTok em Nova York. O evento, gratuito e transmitido ao vivo, promete aprofundar as discussões da NRF 2025. As inscrições ainda estão abertas.

Com informações de National Retail Federation
Imagem: Divulgação

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