Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Americanas coloca Ame Digital à venda e avalia negociar Shoptime e Submarino

O movimento faz parte do plano de reestruturação, com foco em uma operação mais ágil, rentável e eficiente

Isis Brum de Isis Brum
3 de setembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Americanas coloca Ame Digital à venda e avalia negociar Shoptime e Submarino

A Americanas contratou a Centria Capital Partners Consultoria para a venda da Ame Digital, a fintech da rede varejista. A negociação envolve a licença da instituição de pagamento e outros ativos, exceto os que serão incorporados pelo grupo. As marcas Shoptime e Submarino, consideradas não estratégicas, também estão disponíveis para aquisição, tendo a Centria à frente dessas negociações também. As estratégias de alienação, segundo o comunicado ao mercado, seguem a previsão feita no Plano de Recuperação Judicial homologado no início deste ano.

Com a mudança já em vigor, a Ame Digital deixa de ser uma plataforma de serviços financeiros e comporá outra unidade de negócios, associada ao programa de fidelidade. Também deixa de oferecer os serviços de conta de pagamento, credenciadora e participante indireta de PIX.

De acordo com esta estratégia de reposicionamento, divulgada pela Americanas, a plataforma iniciou a comunicação das mudanças a usuários e parceiros. Aqueles com saldo de cashback ou recebíveis têm prazo de 60 dias, a partir do dia 2 de setembro, para resgate, transferência ou uso dos valores disponíveis na conta digital em compras nas lojas físicas da rede. Após o dia 2 de novembro, as contas de pagamento serão automaticamente canceladas quando o valor chegar a zero. As contas que não têm valores depositados já estão aptas a serem encerradas pelos usuários.

A varejista também informou que parte do time e das atividades, que não são escopo de instituição de pagamento da Ame Digital, será transferida para a equipe de Serviços Financeiros da Americanas. O objetivo é concentrar esforços em um novo programa de fidelidade e na oferta de produtos e serviços, em parcerias com instituições financeiras e seguradoras, para clientes e parceiros do grupo.

Programa de fidelidade

Com o fim da plataforma de pagamento e serviços financeiros, a fintech se torna o programa de fidelidade oficial da companhia. A nova estratégia, já em execução, busca fortalecer a aquisição de clientes e concentrar os esforços de fidelização e da oferta de produtos e serviços.

A primeira fase do novo programa deve ser lançada ainda neste semestre e prevê benefícios, como acúmulo de pontos e troca por produtos. O movimento faz parte do plano de reestruturação da Americanas, com foco em uma operação mais ágil, rentável e eficiente.

Nesta nova fase, a marca Ame migra para a estrutura operacional da Americanas e se transforma em uma nova unidade de negócios sob a liderança do vice-presidente de Clientes, Tiago Abate. O executivo ressalta que a Americanas está acelerando os esforços do seu plano de transformação e que todas as frentes do negócio devem se concentrar em um mesmo objetivo.

“A nova Americanas pede uma nova Ame, que seguirá sua vocação como uma forte alavanca de engajamento de clientes, mas com um modelo de negócio exclusivamente voltado para o nosso ecossistema que, por si só, já é imenso. Temos uma das maiores presenças do varejo brasileiro, um e-commerce que complementa a experiência do físico e uma base de clientes bastante relevante, maior até que muito programa de fidelidade”, afirma o executivo.

Nova proposta de valor

A nova unidade de negócio, por meio de parceria com instituições financeiras e seguradoras, reunirá a gestão completa da oferta de serviços financeiros como seguros, cartão de crédito e gift cards, além de um programa de vantagens gratuito, com acúmulo de pontos que podem ser utilizados em compras futuras, ofertas personalizadas, descontos, entre outros benefícios para os clientes das mais de 1.600 lojas, site e app da Americanas.

De acordo com Abate, o novo programa terá como foco a jornada integrada de consumo no físico e no digital, com uma base robusta de dados que vai retroalimentar a estratégia e ampliar os negócios com parceiros. “Os programas de fidelidade são uma demanda consolidada no mercado, com um claro valor percebido e ganhos potenciais nas taxas de retenção e retorno ao negócio, além da possibilidade de redução do custo de aquisição e aumento de venda por cliente único”, conclui o executivo.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Faturamento de franquias cresce 12,8% no segundo trimestre

Próxima Postagem

Vivo obtém licença do Banco Central para atuar como fintech de crédito

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Vivo obtém licença do Banco Central para atuar como fintech de crédito

Vivo obtém licença do Banco Central para atuar como fintech de crédito

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile