Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Lojas de desconto impulsionam o consumo na América Latina

Uma das tendências em alta é a expansão de marcas próprias

Redação de Redação
27 de agosto de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Camex aprova isenção do Imposto de Importação para nove alimentos

A América Latina completou oito trimestres consecutivos de expansão no consumo de bens massivos. Segundo o estudo Consumer Insights, da Kantar, houve um crescimento de 2,5% em termos de volume nos primeiros seis meses do ano.

Entre os fatores para o bom momento está a redução da inflação e do desemprego, que permite aos consumidores recuperar parte do poder de compra e ter carrinhos de compras mais cheios.

A estratégia do latino-americano de visitar vários pontos de vendas para compor suas compras entra em fase de consolidação. Os consumidores usam um número 20% maior de canais para as compras, mas estão começando a aumentar a fidelidade às lojas preferidas, especialmente em relação àqueles que apresentam bom custo-benefício.

Shopper omnicanal

A omnicanalidade traz vantagens para a maioria dos pontos de venda, pois as compras são realizadas em diversos tipos de lojas. Ao analisar exclusivamente os gastos dos consumidores, os canais que mais se destacam em crescimento são o e-commerce, as lojas de conveniência e as lojas de descontos, que registraram aumentos de 44%, 32% e 26%, respectivamente, em comparação ao ano anterior. Já o canal tradicional experimenta um crescimento menor, de apenas 11%. Ainda assim, continua sendo o mais visitado na América Latina, abocanhando 32,5% do mercado.

Independentemente do canal, todos os formatos que mais crescem hoje são utilizados para compras maiores e menos frequentes. Por exemplo, as lojas de bairro contemplam 4,7 unidades por viagem, enquanto as lojas de descontos apresentam 8,7 e podem chegar até às 18,6 dos atacadistas.

“Para as marcas, sabemos que a penetração continua a ser a principal fonte de crescimento, mas a consolidação da omnicanalidade também impulsiona o papel da frequência. Se as famílias já visitaram todos os canais e se expuseram às opções disponíveis, isso passa a pesar na decisão: quantas vezes escolhem cada um, bem como se encontram ou não os produtos de forma adequada no ponto de venda”, comenta Marcela Botana, Market Development Director Latam da Kantar.

Marcas próprias

Uma das tendências de consumo que se aceleram na fase de consolidação do consumidor omnicanal é a expansão de marcas próprias. Intimamente associadas ao aumento das lojas de descontos, elas estão experimentando um crescimento acelerado de dois dígitos a cada trimestre, com contribuições relevantes de Colômbia, Equador e México.

Embora as marcas próprias tenham representado apenas 6% do total de unidades vendidas no segundo trimestre de 2024, elas contribuíram com 36% de crescimento no volume do período.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

LocX aumenta a eficiência da gestão de imóveis comerciais com sistema próprio

Próxima Postagem

Amazon Brasil e Azul Linhas Aéreas anunciam novas rotas para reduzir prazos de entrega

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
E-commerce brasileiro é dominado por três marcas estrangeiras

Amazon Brasil e Azul Linhas Aéreas anunciam novas rotas para reduzir prazos de entrega

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.