Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Para impulsionar vendas, Melissa adota assistente virtual baseada em IA

A fase de testes ocorre em duas lojas próprias, no Rio, com planos de expandir para 403 clubes da marca ativos no País

Redação de Redação
16 de julho de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Para impulsionar vendas, Melissa adota assistente virtual baseada em IA nos pontos de venda

Com o objetivo de auxiliar os vendedores e personalizar a experiência dos clientes, a Melissa implementou uma assistente virtual baseada em Inteligência Artificial (IA) generativa em duas lojas próprias no Rio de Janeiro, consideradas os mais importantes pontos de venda da marca. Em fase de testes, o plano é expandir o sistema para os times de vendas dos 403 clubes Melissa ativos no Brasil, após validação.

Batizada de Charla, a ferramenta é alimentada com informações das quatro últimas coleções da Melissa e pelos dados de vendas de dois dos principais clubes da marca de sandálias femininas. A ferramenta foi desenvolvida pela MadeinWeb, em parceria com a AWS, e visa a eficiência operacional da equipe de vendas, oferecendo recomendações precisas e oportunas aos consumidores, além de otimizar a gestão do estoque.

“Essa iniciativa não só demonstra o compromisso da Grendene em liderar a inovação no setor de calçados, mas também destaca a importância de trazer soluções tecnológicas avançadas para todos os aspectos do varejo, desde as relações B2C até às B2B”, destaca Daniel Gandolfi, diretor de Negócios Digitais da Grendene, grupo do qual a Melissa faz parte.

Aplicação no dia a dia

Utilizando dados detalhados sobre o estoque de toda a rede, o vendedor poderá oferecer sugestões de produtos alternativos em caso de ruptura de estoque local, ou direcionar os clientes para outros canais e lojas da rede, usando uma abordagem omnichannel.

A Charla também trará recomendações altamente personalizadas, com base na análise do histórico de compras e nas preferências individuais de cada cliente, aprimorando a experiência de cada um. “Isso não só encoraja a fidelidade do cliente, mas também fomenta o retorno frequente, resultando em um aumento constante nas vendas ao longo do tempo”, conta Walter Duarte, head de Retail Tech da Melissa.

Duarte também destaca a possibilidade de identificação de tendências e estratégias de estoque por meio da análise dos padrões de compra e do comportamento dos clientes. “Será possível identificar quais produtos têm maior probabilidade de serem vendidos, possibilitando à loja direcionar seus recursos para estoque e estratégias de marketing de produtos que estão em alta demanda e seguindo as tendências atuais do mercado”, explica.

“O mercado clama por uma comunicação mais avançada, e foi isso que nos motivou a criar a Charla”, destaca Leonardo Waissmann, head Comercial da MadeinWeb. “Ao desenharmos a solução, enfatizamos como ela deveria funcionar, mantendo a simplicidade e eficiência, tornando a assistente virtual uma extensão autêntica da marca Melissa, garantindo uma integração perfeita no ambiente de vendas físicas, proporcionando aos clientes recomendações de produtos personalizadas com base em suas preferências de compra”, conclui.

Assista ao vídeo sobre o desenvolvimento da assistente virtual com os executivos envolvidos no projeto:

Imagem: Divulgação
Vídeo: AWS

Postagem anterior

Parcerias empresariais: o atalho para impulsionar resultados

Próxima Postagem

Marisa Lojas: prejuízo líquido fica em R$ 148,3 mi no 1º trimestre

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Marisa Lojas: prejuízo líquido fica em R$ 148,3 mi no 1º trimestre

Marisa Lojas: prejuízo líquido fica em R$ 148,3 mi no 1º trimestre

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile