Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Inovações e práticas sustentáveis transformam o setor de alimentação

Food to Save e Dengo falaram sobre desperdício e remuneração justa no Connection Foodservice

Larissa Féria de Larissa Féria
4 de junho de 2024
no Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Notícias, NRA Show
Tempo de leitura: 3 minutos
Inovações e práticas sustentáveis transformam setor de alimentação
[the_ad id="169690"]

Com os consumidores cada vez mais conscientes e exigentes em relação à origem e ao impacto dos alimentos que consomem, o setor de alimentação está sendo desafiado a adotar práticas mais sustentáveis e éticas, com o potencial de transformar a produção e o consumo de alimentos.

[the_ad id="138406"]

Um dos principais desafios do setor é reduzir o desperdício de alimentos. Segundo o IBGE, 30% dos alimentos produzidos são desperdiçados por ano. Foi a partir do inconformismo de ver o desperdício diário de alimentos quando era proprietário de uma franquia do Carrefour na Espanha, em 2021, que Lucas Infante decidiu voltar ao Brasil e criar a Food to Save, um aplicativo que atua como um elo entre os estabelecimentos que possuem alimentos para consumo imediato, que estão próximos da validade ou fora do “padrão estético”, mas ainda estão adequados para o consumo, e clientes engajados com o consumo consciente. Esses alimentos são vendidos em sacolas surpresas com um desconto entre 50% e 70%.

“Iniciamos o projeto no varejo porque identificamos uma dor. Desde o início, a nossa preocupação foi criar uma solução que fosse fácil para o varejo”, conta Infante no segundo dia do  Connection Foodservice, evento realizado no Hotel Jequitimar Guarujá, no litoral paulista, para apresentar detalhes da cobertura feita pela MERCADO&CONSUMO da NRA 2024, em Chicago.

[the_ad id="99067"]

As parcerias ocorrem com vários estabelecimentos do ramo alimentício, entre supermercados, padarias, restaurantes, docerias, hortifrutis locais, entre outros.  E agora a Food to Save tem feito parcerias para mobilizar a indústria. “Começamos a conectar várias pontas para que a gente consiga mobilizar toda a cadeia”, conta.

Infante destaca que a Food to Save consegue atuar em 12% da cadeia, o que é bastante significativo diante dos 50milhões de toneladas de alimentos que são desperdiçados por ano.

“Não pode ser fachada. O inconformismo tem que ser essência. A gente é muito obcecado pelo desperdício de alimentos e é por isso que estamos aqui”, diz.

Transformando realidades

Foi com o propósito de fazer a diferença que a Dengo foi criada, em 2017, por Guilherme Leal, um dos donos da Natura. Ao chegar na Bahia com o desejo de construir uma casa de veraneio, Leal ficou chocado com a realidade social da comunidade e decidiu transformar a realidade daquelas famílias.

Para produzir um chocolate de qualidade, a Dengo entendeu que era preciso que o produtor fosse pago de forma justa. “A gente convida as famílias, pequenos e médios produtores, ensina a fazer o cacau premium e paga, em média, o dobro do preço da commodity que é vendido na Bolsa”, conta Ana Laura Masini, gerente de Marcas e Sustentabilidade da Dengo, no Connection Foodservice.

Em 2023 pagou, em média, 105% do valor acima da Bolsa para os seus produtores. O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global da ONU, e tem como meta atingir 3 mil dos 9 mil produtores da região do Sul da Bahia.

Ana Laura também destaca a importância de um senso de incomodo para impulsionar a mudança, questionando se o lucro máximo é realmente necessário quando se trata de construir um futuro mais sustentável e inclusivo. “Talvez a gente não tenha o mesmo lucro, mas será que a gente precisa disso?”

Imagem: MERCADO&CONSUMO

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Gestão eficiente em tempos de permacrise: quatro estratégias essenciais para aliviar a pressão nas empresas

Próxima Postagem

IPO em Londres em vez de NY pode ser melhor alternativa para a Shein

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Comissão e autoridades da UE instam Shein a respeitar leis de proteção do consumidor

IPO em Londres em vez de NY pode ser melhor alternativa para a Shein

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.