Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Meios de pagamento

Reconhecimento facial e self check-in são tendências no varejo e foodservice

Payface e TecBan trazem inovações para suprir as necessidades do mercado

Felipe Mario de Felipe Mario
17 de maio de 2024
no Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 5 minutos
Reconhecimento facial e self check-in são tendência no varejo e foodservice

Os avanços tecnológicos transformaram os hábitos de consumo na sociedade. E a digitalização dos meios de pagamento tem sido um importante fator na experiência e jornada de compras do consumidor. Para atender essas expectivas, varejo e o foodservice têm investido e implementando novas tecnologias e serviços.

Entre as tendências que devem ganhar força em 2024 estão o pagamento por reconhecimento facial, que traz conveniência aos clientes, que ficam livres das carteiras e dos cartões, e o serviços de self check-in e self checkout, que tornam a jornada nos restaurantes mais autônoma. Algumas dessas soluções foram apresentadas na Apas Show, que terminou nesta quinta-feira, 16, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com este objetivo de dar segurança e eficiência para o processo de pagamento, a Payface trouxe para o varejo a possibilidade de os clientes pagarem suas compras utilizando apenas o reconhecimento facial, sem a necessidade de cartões, dispositivos móveis ou senhas.

Além dos benefícios para o consumidor, a tecnolologia também traz vantagens para os varejistas. A solução é integrada ao sistema do ponto de venda (PDV) e arranjo de pagamentos.

“Os benefícios para o varejista são diversos: ser referência de inovação na evolução de checkouts; a diminuição das filas nos caixas por ser um meio de pagamento muito mais prático que os métodos tradicionais; o aumento na recorrência de compra do cliente por ter uma experiência de pagamento mais ágil; um CRM 100% assertivo, já que o cliente faz compras e se identifica somente no CPF dele e não de terceiros e a diminuição de fraudes”, afirma Rafael Appugliese, diretor de Marketing da Payface.

varejo
Reconhecimento facial/Reprodução Payface

No foodservice

Para o setor de foodservice, a Tecban desenvolveu uma solução de self check-in e self checkout, que dá mais autonomia aos clientes dos restaurantes, permitindo que façam todo o processo de compra sozinhos.

“O self check-in evita erros de emissão de pedidos; o atendente às vezes anota o pedido errado, então o próprio cliente já faz a escolha. Além disso, o self check-in dá uma visualização maior para o produto. O cliente, quando vai comprar alguma coisa, ele gosta de ver, o self check-in, se você conseguir fazer fotos bem feitas com o produto, ele [consumidor] acaba tendo um desejo maior de consumir aquele produto”, explica o head de Varejo da TecBan, Carlos Vaini.

Vaini destaca que a tecnologia permite a criação de combos de pedido, como a compra de um hambúrguer com batata e refrigerante, o que gera aumento do ticket médio e da receita no estabelecimento.

Caixa eletrônico portátil

A TecBan também criou o Atmo, um dispositivo portátil que opera como caixa eletrônico e visa atender comércios em pequenas cidades ou que não tenham o fluxo necessário para um caixa eletrônico convencional.

Reconhecimento facial e self check-in são tendência no varejo e foodservice
Atmo

O Atmo possibilita ao cliente realizar saques com cartão ou com uso da biometria e está disponível apenas em algumas localidades, como Paraibuna, Santa Branca, Ipeúna, Salto Grande, Ibirarena, São José dos Campos, Pirajú, São Carlos, Campina do Monte Alegre e Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo.

“A vantagem para o consumidor é que ele não precisa se deslocar até uma agência bancária para ter acesso ao dinheiro. E a vantagem para o estabelecimento é que ele passa a ser um ponto de referência para os clientes e para o local em que ele está presente”, conta o executivo.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

Balanços 1º trimestre 2024: melhoria contínua e desalavancagem

Próxima Postagem

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Petrobras confirma que Conselho aprovou demissão de Prates e nomeou presidente interina

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile