Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Marketing

Movimentando US$ 300 bi anualmente, a creator economy é o foco do IAB Brasil para 2024

Entidade tem trabalhado em ações para promover boas práticas entre os criadores de conteúdo

Redação de Redação
2 de maio de 2024
no Destaque do dia, Economia, Marketing, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Movimentando US$ 300 bi anualmente, a creator economy é o foco do IAB Brasil para 2024

Com a ascensão dos influenciadores no meio digital, a creator economy se tornou um grande campo de investimento para as marcas como meio de comunicação com seus clientes. Segundo dados levantados pela Adobe, esse mercado está longe de ser um nicho e já movimenta US$ 300 bilhões por ano, com projeção de que o faturamento chegue a US$ 480 bilhões até 2027.

Mas um dos desafios que as empresas enfrentam é a adoção de práticas adequadas pelos influencers ao interagir com suas audiências. Na visão do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), entidade que atua no desenvolvimento do mercado de publicidade digital no Brasil, o trabalho de conscientização sobre padrões éticos deve começar pelos principais criadores de conteúdo e pelas agências especializadas em representar esses profissionais.

“É um trabalho que começa com os principais nomes desse mercado, que já estão preocupados em dar bons exemplos. Com a adesão desses grandes criadores de conteúdo, a tendência é que a preocupação com as boas práticas de publicidade reverbere para o mercado como um todo”, afirma Cristiane Camargo, CEO do IAB Brasil.

Em abril, a entidade lançou o guia “Publicidade digital na creator economy: práticas para uma abordagem ética e transparente”, um material de auxílio para que os criadores conheçam as orientações do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), organização parceira do IAB Brasil, e prestem atenção nas diretrizes das plataformas nas quais atuam.

Há cerca de 8 anos, o IAB Brasil desenvolve diretrizes para influenciadores digitais. Para este ano, a entidade irá realizar mais uma edição do curso voltado para os aspectos éticos e jurídicos do marketing de influência, com uma nova turma para os dias 7, 8 e 9 de maio de 2024.

“Todos esses atores estão interessados em garantir um ambiente saudável para a publicidade digital. As boas práticas não vêm para restringir, mas para fomentar o crescimento do setor como um todo”, destaca Cristiane.

Outras iniciativas do IAB Brasil para o segmento neste ano incluem novas pesquisas, métricas e técnicas, tecnologias emergentes e o desenho da cadeia de supply chain para a creator economy. Essa atividade deve ser desenvolvida dentro do Comitê de Creator Economy da entidade, presidido por Mayer Mirmovicz, sócio-diretor na Agência Social Tailors, e tendo como vice-presidente Yuri Mussoly, head of Creative Latam do TikTok.

Engajamento

Devido aos altos níveis de engajamento e conversão gerados pela publicidade, o interesse das marcas pelos criadores de conteúdo está em crescimento. De acordo com o estudo “#Publi: o impacto da Creator Economy entre os internautas brasileiros”, realizado pelo IAB Brasil em junho de 2023, 92% dos entrevistados declaram já ter seguido dicas de digital influencers, e outros 82% dizem já ter comprado após recomendações de influenciadores.

O levantamento também aponta que o alcance da creator economy é bastante amplo, abrangendo uma variedade de segmentos, como humor e entretenimento, música, culinária e gastronomia, fitness e saúde, tecnologia, viagens e turismo, moda e beleza. Quanto mais alto o poder aquisitivo, maior é o consumo de conteúdo online. Os dados mostram que na classe A, o consumo de conteúdo de influenciadores se espalha por nada menos do que nove setores da economia.

O advogado Pedro Henrique Ramos, membro do Conselho Consultivo do IAB Brasil e sócio do escritório Baptista Luz, afirma que o guia de boas práticas do IAB pode garantir que esses profissionais não tenham sua influência prejudicada por questões negativas, como veiculação de conteúdos inadequados ao público-alvo, que muitas vezes é direcionado ao público infanto-juvenil.

“O mercado precisa de segurança e confiança . É um movimento positivo tanto para as marcas quanto para os profissionais que criam conteúdo”, completa Ramos.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Empresas petrolíferas da Europa avaliam transferência para bolsa de valores dos EUA

Próxima Postagem

Dia das Mães: ABComm projeta faturamento de R$ 7,03 bilhões nas vendas do e-commerce

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Dia das mães: ABComm projeta faturamento de R$ 7,03 bilhões nas vendas do e-commerce

Dia das Mães: ABComm projeta faturamento de R$ 7,03 bilhões nas vendas do e-commerce

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.