Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Restaurantes vegetarianos crescem 27% no Rappi em 3 anos

Dados de consumo fazem parte de um levantamento exclusivo feito pelo aplicativo a pedido da MERCADO&CONSUMO

Isis Brum de Isis Brum
22 de abril de 2024
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Restaurantes vegetarianos crescem 27% no Rappi em 3 anos

A busca por alimentação saudável, a base de plantas e de menor impacto para o meio ambiente não é mais uma tendência e, sim, realidade no foodservice, o setor de refeições preparadas fora do lar. Entre 2021 e 2023, o número de restaurantes vegetarianos cresceu 27% na base de parceiros cadastrados pelo Rappi, o maior aumento registrado por categoria, segundo o levantamento exclusivo feito pelo aplicativo de delivery a pedido da MERCADO&CONSUMO. A opção de refeição saudável é o quarto tipo mais consumido no superapp.

Luisa Dias, gerente sênior de Inteligência Comercial no Rappi Brasil, afirma que os números são claros quanto à crescente demanda do consumidor por esse tipo de refeição e que o aplicativo reflete esse comportamento. “Não só mais marcas ‘veggie’ têm surgido, como também os restaurantes de outras categorias lançam periodicamente versões veganas e vegetarianas de seus produtos em seus menus”, afirma a porta-voz. “Nós, inclusive, já temos todas essas novidades cadastradas na plataforma do Rappi para os nossos usuários desfrutarem”, comenta.

No Rappi, o usuário pode selecionar a categoria “restaurantes” e, em seguida, aplicar os filtros “saudável” e “vegetariana”. Além disso, na vertical Turbo, com entregas em até 10 minutos, há ofertas especiais em dias específicos da semana, como o “dia da feira”, que oferece legumes e verduras frescas.

“Só pelo fato de existir a classificação de “saudável” como categoria para o consumidor escolher o que vai consumir no app, já é um indício que o interesse está aumentando”, observa Bruna Pavão, fundadora e CEO da Saudabe, uma brandtech focada no desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas para marcas que desejam gerar impacto positivo.

Aumenta a busca por alimentos a base de plantas

Diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Fernando Blower explica que ao menos três fatores estão interligados para esse resultado: aumento da demanda por opções veganas e vegetarianas, ênfase na saúde e no bem-estar e sustentabilidade e consciência ambiental.

Uma pesquisa publicada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em 2023 – com números de 2018 – apontou que 14% da população brasileira se considerava vegetariana. Esse percentual equivale a 30 milhões de pessoas. O estudo previa que o número passaria para 40 milhões de vegetarianos no final de 2023, representando 20% da população nacional.

“A conexão entre esse tipo de alimentação e um maior cuidado com a saúde e o bem-estar têm influenciado a adesão a esses hábitos alimentares”, comenta Blower.

Dados de uma pesquisa recente, conduzida pela Saudabe em parceria com a SVB, comprovam que os profissionais da saúde, especialmente, as nutricionistas, estão cada vez mais estudando sobre alimentação plant based (a base de plantas) e indicando-a para seus pacientes com o entendimento de que existe uma melhora efetiva na qualidade de vida.

Preocupação com a sustentabilidade pós-pandemia

Bruna Pavão compartilha outro estudo realizado pela Saudabe, intitulado “Jornada Digital da Saudabilidade”. De acordo com a executiva, “mais de 82% dos respondentes afirmam que passaram a consumir mais refeições saudáveis de aplicativos após a pandemia”.

“A crescente ênfase em conceitos de sustentabilidade e no impacto ambiental das escolhas alimentares tem permeado o debate público, especialmente, no período pós-pandêmico. Isso despertou o interesse de indivíduos que, mesmo não sendo vegetarianos ou veganos, passaram a considerar esse tipo de alimentação em suas rotinas”, diz Blower.

Outros dados de consumo do Rappi

Os hambúrgueres lideram como a refeição mais pedida no aplicativo. A representatividade desse tipo de comida na operação do delivery manteve-se estável nos dois últimos anos, depois de passar de 15% para 18% entre 2021 e 2022, respectivamente.

Em seguida, vêm a comida japonesa, com share de 4%, 5% e 7%, em 2021, 2022 e 2023, respectivamente, a pizza (4%, 6% e 7%) e a saudável (3%, 4% e 5%).

Há uma pequena diferença percentual entre o gênero dos consumidores. As mulheres representam 55% do total de clientes cadastrados ante 45% de usuários masculinos.

Os dias preferidos para pedir comida em casa são os do fim de semana, entre sexta-feira e domingo.

Imagem: Shutterstock

 

 

Postagem anterior

Coreia e Singapura têm varejo referência das inovações que ocorrem na Ásia

Próxima Postagem

Competição por recursos do FGTS aumenta no setor da construção

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Construção, saúde e restaurantes são os setores que mais trabalham nos finais de semana

Competição por recursos do FGTS aumenta no setor da construção

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile