Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Amazon planeja zerar emissão de carbono líquido até 2040, dez anos antes do Acordo de Paris

No Brasil, a companhia deve inaugurar um parque solar e um eólico com capacidade para gerar 530 GWh de energia limpa

Redação de Redação
27 de fevereiro de 2024
no Destaque do dia, ESG, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Amazon planeja zerar emissão de carbono até 2040, 10 anos antes do Acordo de Paris.

Com o compromisso de alcançar zero emissões de carbono líquido até 2040, a Amazon está intensificando suas atividades relacionadas à sustentabilidade no Brasil e no exterior, com o objetivo de atingir essa meta uma década antes do Acordo de Paris, e alinhada com o The climate pledge, isto é, “O compromisso climático”, que reúne as principais empresas do mundo. A transição para a energia renovável é uma forma crucial de reduzir as emissões de carbono líquido, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade ambiental global.

As operações da Amazon no Brasil contam com dez centros de distribuição localizados em cidades como Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, Cajamar, em São Paulo e vão até Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. A empresa está investindo em projetos de energia renovável no Brasil, visando abastecer toda a sua operação com fontes sustentáveis até 2025.

“Acreditamos que usar nossa escala para fazer o bem é importante e beneficia nossos clientes, funcionários e funcionárias, assim como o planeta. Por isso, investimos em projetos que valorizam nosso compromisso de longo prazo com o meio ambiente e a sociedade”, afirma Ricardo Pagani, líder de Operações da Amazon no Brasil.

A Amazon possui dois importantes projetos de energia renováveis no Brasil: um parque solar de 122MW, com investimento de R$ 2 milhões em programas de proteção ambiental durante as fases de construção, e um parque eólico de 49.5MW, localizado dentro do complexo eólico do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte. Assim que começarem a operar, os dois projetos combinados terão capacidade para gerar mais de 530 GWh de energia limpa anualmente, o que equivale à quantidade de eletricidade necessária para abastecer quase 100 mil residências por ano.

Em 2022, 90% das operações globais da empresa eram movidas por eletricidade de fontes renováveis e, hoje, já existem mais de 500 projetos de energia renovável em todo o mundo, incluindo parques eólicos e solares. Em 2023, a Amazon anunciou mais de 100 novas iniciativas energéticas. No total, esses projetos devem ser capazes de gerar mais de 77 mil gigawatts-hora (GWh) de energia limpa por ano.

O compromisso do clima

“O compromisso do clima”, ou The climate pledge, em inglês, foi cofundado pela Amazon em 2019, também a primeira signatária. O acordo reúne empresas de todo o mundo que buscam acelerar a colaboração entre setores e promover mudanças responsáveis.

Os signatários concordam em três áreas de ação: relatórios periódicos, que medem e analisam as emissões de gases de efeito estufa (GEE); eliminação de carbono, por meio da implementação de estratégias de descarbonização alinhadas ao Acordo de Paris; e compensações alcançáveis, que se concentram em neutralizar quaisquer emissões restantes com compensações adicionais, quantificáveis, reais, permanentes e socialmente benéficas para atingir as metas até o ano proposto. No Brasil, além da Amazon, grandes empresas como AmBev e VaiFácil também fazem parte do The climate pledge.

Redução de emissões de carbono líquido no Brasil

No Brasil, a Amazon utiliza veículos elétricos em sete cidades do estado de São Paulo, resultando na entrega de mais de 1,7 milhão de pacotes com menor impacto ambiental. O projeto “Laneshift”, financiado pelo grupo C40 Cities e The climate pledge, investe US$ 10 milhões para impulsionar o uso de veículos elétricos de carga e aprimorar a infraestrutura de rotas. No Brasil, a implementação ocorrerá nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro, além de outras localidades na América Latina, como México, Colômbia e Equador.

A companhia ainda apoia iniciativas inovadoras, como o programa Agroforestry and Restoration Accelerator, na Amazônia, colaborando com a Nature Conservancy e a startup Belterra para promover a restauração de matas nativas e sistemas agroflorestais. No Pará, a empresa patrocinou o SeloVerde-Pará 2.1, uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para rastrear a origem de carne bovina e soja, combatendo o desmatamento ilegal nas cadeias de fornecimento de commodities.

Ações como essas também refletem o compromisso da Amazon como membro-chave da Coalizão LEAF, que busca mobilizar US$ 1 bilhão para proteger as florestas tropicais. A empresa pretende continuar ampliando seu impacto positivo, construindo um futuro sustentável por meio de sua escala e cultura de inovação, focada em benefícios para o planeta, clientes e comunidades.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Construção, saúde e restaurantes são os setores que mais trabalham nos finais de semana

Próxima Postagem

Clube de assinatura Wine inaugura primeira loja física em Salvador

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Wine

Clube de assinatura Wine inaugura primeira loja física em Salvador

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile