Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Alta nos preços influencia 47% dos brasileiros a buscar lugares e marcas acessíveis

Quatro em cada dez consumidores afirmaram estarem gastando mais do que antes, porém comprando menos itens

Redação de Redação
12 de fevereiro de 2024
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
brasileiros

Os brasileiros estão cada vez mais conscientes quando o assunto é compras mensais ou pontuais. Uma pesquisa do Instituto QualiBest revelou que 47% dos consumidores estão trocando lugares ou marcas por opções mais acessíveis em uma tentativa de economizar no orçamento mensal.

O estudo apontou que 43% dos entrevistados estão buscando estabelecimentos com melhores preços, enquanto 36% pesquisam promoções antes de sair para adquirir os produtos.

“A instabilidade econômica do país é o agente dificultador para um padrão de vida financeira saudável para o cidadão comum. Por meio da consciência de gastos, os consumidores desenvolvem uma compreensão sólida sobre o dinheiro e promovem habilidades necessárias para o dia a dia”, explica Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios:

A pesquisa destacou que quatro em cada dez brasileiros afirmaram estarem gastando mais do que antes, porém comprando menos itens. Em relação aos meios de pagamentos, o Pix é o mais utilizado tanto em lojas físicas (34%) quanto em online (55%), seguido do cartão de débito nos estabelecimentos físicos (24%) e o crédito (31%) no online.

“A utilização dos meios de pagamentos digitais oferecem maior praticidade ao brasileiro por proporcionar uma otimização de tempo. No entanto, é preciso destacar as prioridades nas compras mensais para que se tenha condições saudáveis de se manter financeiramente”, destaca Lamounier.

Essa preocupação em economizar também se deve por conta do encarecimento dos alimentos. Em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou uma alta de 0,31% nos preços. Entre os diferentes grupos pesquisados, o setor alimentos e bebidas teve um aumento de 1,53% no mês, demonstrando que o setor não funcionará como uma âncora para a inflação, igual ao ano passado.

“Uma oferta menor de alimentos gera a elevação dos preços, prejudicando o orçamento do consumidor e colocando em risco a segurança alimentar da população de baixa renda. É importante que os brasileiros as fiquem de olho em promoções e até mesmo realizar a troca de alguns produtos sazonais para diminuir os gastos e assim evitar que entrem no vermelho”, finaliza Lamounier.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Consumidores brasileiros preferem lojas virtuais para comprar produtos esportivos

Próxima Postagem

DHL e Adidas abrem centro de distribuição omnichannel e semiautomatizado em Extrema

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
DHL e Adidas abrem centro de distribuição omnichannel e semiautomatizado em Extrema

DHL e Adidas abrem centro de distribuição omnichannel e semiautomatizado em Extrema

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.