Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Vendas no varejo devem crescer 6% no primeiro trimestre de 2024

Quando ajustadas pelo IPCA, as vendas apontam queda em janeiro e fevereiro e leve alta em março

Redação de Redação
5 de fevereiro de 2024
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Vendas no varejo crescem 6% no primeiro trimestre de 2024

O 1º trimestre deste ano aponta para um crescimento de 6% nas vendas no varejo. A projeção foi feita pelo Índice Antecedente de Vendas do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV). Já o realizado nos 3º e 4º trimestres do ano passado foi de 5% e 6%, respectivamente.

O IAV-IDV nominal, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista medido pelo IBGE, apresenta previsão de crescimento de 3,3% em janeiro, 3,0% em fevereiro e 4,7% em março, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em dezembro, houve alta de 2,6%.

Os dados mais recentes apresentados pelo IAV-IDV, ajustados pelo IPCA, indicam uma queda real de 1,2% em janeiro, 1,3% em fevereiro e uma leve alta de 0,8% em março. Em dezembro, a variação nominal registrada foi de queda de 2,1% em relação ao mesmo mês de 2023.

As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõe o índice possui representantes em todos os setores do varejo e representam, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro.

IAV setorial

Na análise setorial, o estudo analisa o desempenho recente de diversos setores no varejo brasileiro, desde supermercados até móveis e eletrodomésticos, destacando os resultados de dezembro de 2022 e as previsões para os próximos três meses.

No setor de supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo, dezembro mostrou queda de 1% em relação ao mesmo mês de 2022. Para os próximos três meses, as previsões são de crescimento de 2% em janeiro, queda de 0,6% em fevereiro e alta de 6,1% em março.

No setor de material de construção, dezembro mostrou crescimento de 2,7% em relação ao mesmo mês de 2022. Para os próximos três meses, as previsões são de crescimento de 5,2% em janeiro, 7% em fevereiro e 7% em março.

No setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, dezembro mostrou crescimento de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2022, e as previsões são de crescimento de 11,8% em janeiro, 13,3% em fevereiro e 12,7% em março.

No setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, dezembro mostrou crescimento de 14,2% em relação ao mesmo de 2022, e as previsões são de crescimento de 13,2% em janeiro, 17,9% em fevereiro e 10,1% em março.

No setor de móveis e eletrodomésticos, dezembro mostrou crescimento de 2,2% em relação ao mesmo mês de 2022. Para os próximos três meses, as previsões são de crescimento de 3,0% em janeiro, 2,4% em fevereiro e 3,8% em março.

No setor de tecidos, vestuário e calçados, dezembro mostrou crescimento de 10,3% em relação ao mesmo mês de 2022, e as previsões são de crescimento de 1,5% em janeiro, 4,6% em fevereiro e 6% em março.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Corte acata pedido de sindicato e adia audiência para analisar reestruturação da Casino

Próxima Postagem

Governo pretende criar ‘rampa de transição’ de MEIs para microempresa em 2024, diz Lula

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Governo pretende criar 'rampa de transição' de MEIs para microempresa em 2024, diz Lula

Governo pretende criar 'rampa de transição' de MEIs para microempresa em 2024, diz Lula

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.