Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Transformação do varejo exige mudança de mindset e atitude imediatas

A ascensão do omniconsumidor desafia as antigas fórmulas de sucesso do varejo

Larissa Féria de Larissa Féria
5 de fevereiro de 2024
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
transformacao-do-varejo-exige-mudanca-de-mindset-e-atitude-imediata

Em um cenário em que as ofertas e alternativas de formatos de loja, canais de venda, relacionamento e categorias são redefinidas constantemente, a conveniência tornou-se fator-chave para conquistar o consumidor. Se antes, o sucesso do varejo estava ligado à sua localização estratégica e proximidade com o cliente, hoje a acessibilidade e a simplicidade sustentam as decisões de compra.

“A ascensão do omniconsumidor, que tem acesso a tudo e a qualquer momento, além da multiplicação de ofertas e alternativas desafiam as antigas fórmulas de sucesso do varejo”, afirma Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da MERCADO&CONSUMO, durante o Connection Retail, evento que reúne empresas do setor varejista para troca de experiências e aprendizados da NRF 2024, a maior feira de varejo do mundo, realizada todo janeiro em Nova York.

Essa complexidade, analisa Gouvêa, exige capacidade de adaptação, prontidão e ação imediatas. Outro ponto é que hoje as principais transformações pelas quais o varejo está passando não estão vindo dos mercados norte-americano e europeu, mas da Ásia, lideradas pela China.

O social commerce, que tem crescido no Brasil nos últimos anos, já é praticado na China há 10 anos. Outro exemplo é que os três países mais avançados sistemas de pagamento digitais são China, Índia e Brasil.

“Estamos vivendo o rompimento desse mundo de transformação numa forma muito rápida. Essa transformação que está acontecendo no mundo, na velocidade, dimensão e complexidade.

Gouvêa destaca ainda que para aproveitar esse momento é preciso que as empresas repensem suas atitudes de forma proativa e dinâmica. “Talvez o mais importante seja mudar a forma de pensar e tomar atitudes imediatas. Dentro do ecossistema, nós praticamos o triple A, que é exatamente isso: atitude, ação e agora.”

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Assaí Atacadista usa robô alimentado por IA em loja para aprimorar a experiência do cliente

Próxima Postagem

Causas e consequências da redução no emprego formal do varejo e demais setores

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Número de pessoas que buscam emprego há mais de dois anos recua 17,3%

Causas e consequências da redução no emprego formal do varejo e demais setores

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile