Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Consumidores brasileiros veem aplicativos como indispensáveis nas festas de fim de ano

Os dados são do estudo Cisco Holiday Apps Pulse, conduzido pela empresa de tecnologia Cisco

Redação de Redação
21 de dezembro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumidores brasileiros veem aplicativos como indispensáveis nas festas de fim de ano

Cerca de 71% dos consumidores brasileiros acreditam que os serviços digitais, como os aplicativos, são indispensáveis durante as celebrações de fim de ano, conforme aponta o estudo Cisco Holiday Apps Pulse, conduzido pela empresa de tecnologia Cisco. O levantamento ressalta que 43% dos consumidores afirmam que se um serviço digital não funcionar, isso afetará negativamente as comemorações.

“À medida que as marcas procuram se beneficiar da demanda recorde por uso de aplicativos durante as festas de final de ano, as descobertas da pesquisa da Cisco são um lembrete claro sobre a importância da disponibilidade, desempenho e segurança dos apps”, afirma João Fabio de Valentin, head da Cisco AppDynamics na América Latina.

Para a pesquisa, foram entrevistados mais de 12.000 consumidores em mais de 12 países, incluindo o Brasil. O estudo ressalta a expectativa comum de que as marcas em todos os setores assegurem o desempenho ideal de seus aplicativos durante as festividades de dezembro. Globalmente, 50% dos consumidores não estão dispostos a tolerar falhas em apps, mesmo durante a época de Natal. Essa mesma proporção foi observada entre os brasileiros.

“Um único deslize na experiência digital e as marcas imediatamente verão seus aplicativos sendo desconsiderados ou excluídos, e a reputação da marca altamente impactada”, destaca.

Preocupados com o funcionamento

No Brasil, 80% indicaram a intenção de utilizar serviços digitais de maneira expressiva durante este final de ano para estabelecer conexões com amigos e familiares, utilizando plataformas como redes sociais e videochamadas. Logo depois, destacam-se serviços funcionais, como aplicativos para checar internet, luz e água, mencionados por 79%, e serviços de entretenimento, como streaming de filmes, músicas e esportes, mencionados por 77%.

Com tantos planejamentos dependentes de serviços digitais, as possíveis consequências de um desempenho insatisfatório dos aplicativos são significativas. Mais da metade dos consumidores em todo o mundo (53%) expressa preocupação com o impacto negativo de falhas ou mau funcionamento de serviços digitais durante o período de recesso em família.

Globalmente, 55% dos entrevistados demonstram preocupação com a possibilidade de um aplicativo bancário não funcionar, impedindo a realização de pagamentos importantes. No Brasil, esse número aumenta para 68%. Além disso, metade dos consumidores (50%) está apreensiva em relação a falhas em plataformas de comunicação, como redes sociais e videoconferências, que poderiam impedir o compartilhamento de mensagens com amigos e familiares. No Brasil, essa é a preocupação de 56% dos entrevistados.

No geral, 41% das pessoas em todo o mundo estão apreensivas com a eventual inoperância de um aplicativo de varejo, impedindo-as de realizar compras de última hora ou adquirir um último ingrediente para a ceia de Natal. Entre os brasileiros, essa preocupação é menor, sendo mencionada por apenas 34% dos respondentes.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Rio: Sebrae orienta empreendedores para aumentar vendas no fim do ano

Próxima Postagem

Heineken fecha 2023 com mais de 30 mil contratos em energia renovável

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Heineken tem expectativa de venda de 750 mil litros de chopp no Rock in Rio

Heineken fecha 2023 com mais de 30 mil contratos em energia renovável

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile