Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Assaí Atacadista amplia alcance de programa de combate ao desperdício para 247 lojas

O projeto Destino Certo doou mais de 640 toneladas de alimentos para instituições de todo o país

Redação de Redação
26 de novembro de 2023
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Assaí

Criado pelo Assaí Atacadista, o programa Destino Certo seguiu o crescimento do número de lojas da varejista e ampliou a capilaridade de unidades participantes. Entre o terceiro trimestre de 2022 com o mesmo período de 2023, a companhia saltou de 132 lojas para 247 integrantes do projeto.

A iniciativa foi criada para combater o desperdício através da doação de alimentos (frutas, legumes e verduras) que não apresentam características comerciais desejáveis, mas que estão próprios para o consumo.

Durante o período estudado, o projeto Destino Certo doou mais de 640 toneladas de alimentos para instituições de todo o país. O montante é suficiente para contribuir com a composição de mais de 1,2 milhão de refeições.

As doações foram destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social através de parcerias do Assaí com ONGs nas cinco regiões brasileiras, que são as responsáveis pela distribuição dos alimentos.

Desperdício na cadeia produtiva

Cerca de 96% das empresas afirmam descartar alimentos, de acordo com um estudo intitulado “O Alimento que Jogamos Fora – Causas, consequências e soluções para uma prática insustentável“, realizado pela MindMiners em parceria com a Nestlé. O estudo trouxe diversos insights a respeito do desperdício de alimentos e de que forma a população e as empresas podem adotar medidas para combater o problema.

Participaram do levantamento 2 mil entrevistados da população e 500 proprietários e colaboradores de empresas. O estudo mostra que apenas 4% das empresas no ramo alimentar afirmam não desperdiçar alimentos e realizam o reaproveitamento de forma adequada. Além disso, 54% dessas empresas admitem realizar o descarte com certa frequência.

“O alimento tem o poder de transformar vidas, assim como de causar impactos significativos no meio ambiente. Na Nestlé, temos o compromisso global de reduzir 50% das emissões de CO2 até 2030”, comenta Barbara Sapunar, diretora-executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil. Ela afirma que, diminuindo o desperdício, é possível economizar recursos, energia e ainda diminuir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Mesmo com alto percentual de empresas que praticam o desperdício alimentar, 66% das empresas e colaboradores do setor e 75% das pessoas em geral consideram de responsabilidade da população o descarte adequado e a redução do desperdício de alimentos. No entanto, de acordo com o estudo, a maior parte do desperdício não ocorre dentro das residências dos consumidores finais.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Visão computacional baseada na IA molda a logística, aponta relatório da DHL

Próxima Postagem

Black Friday: Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos e Moda e Acessórios são destaque

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Black Friday: Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos e Moda e Acessórios são destaque

Black Friday: Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos e Moda e Acessórios são destaque

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile