Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Consumo

Com gasto médio de R$ 116,44 por mês, brasileiros aumentam o consumo de proteínas

Segundo estudo da Kantar, crescimento foi puxado pelos mais jovens e classes DE

Redação de Redação
9 de novembro de 2023
no Consumo, Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Proteínas representam quase metade do que é consumido pelo brasileiro
[the_ad id="169690"]

Os brasileiros aumentaram o consumo de proteínas e essa categoria já representa 34% dos gastos entre os bens de consumo massivo, segundo um estudo da Kantar.  Nos últimos 12 meses até junho de 2023, 60 milhões de lares consumiram proteínas, com gasto mensal de R$ 116,44, em média.

[the_ad id="138406"]

Independentemente do tipo, 21% das famílias contam com, pelo menos, oito proteínas simultaneamente dentro de casa.

O aumento nas compras presenciais impulsionou esse crescimento, especialmente entre os consumidores mais jovens (com 15% das aquisições realizadas por pessoas de até 29 anos) e as famíias das classes DE (representando 25%).

Apesar de não constituírem os grupos mais proeminentes, eles desempenharam um papel crucial no aumento tanto do volume quanto da frequência de compras, resultando em um acréscimo de 8,8% ou 3,5 idas adicionais em comparação com o período anterior.

As proteínas in natura concentram 68% do volume, com destaque para carne bovina, que teve um aumento de 0,5 ponto percentual no segundo trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Já os ovos registraram um aumento de 0,4 ponto percentual no mesmo período.

Entre os alimentos processados, a mortadela foi o destaque, com um aumento de 0,7 ponto percentual nas ocasiões de uso no segundo trimestre de 2023.

Independentemente do tipo, 21% das famílias contam com, pelo menos, oito proteínas simultaneamente dentro de casa.

Há também uma crescente tendência de consumo de proteínas fora de casa, especialmente na forma de salgados prontos, impulsionada principalmente pelos jovens e pela classe AB. O café da manhã e o período de lanches contribuíram para o aumento na categoria de salgados. Nas refeições principais, sanduíches e pratos prontos estão em ascensão.

Motivo de compra

A Kantar observa que as datas comemorativas impactam as escolhas de proteínas. Durante as festas de fim de ano, o consumo de peru aumenta em 1.493%, em comparação com o restante do ano. Na Páscoa, peixes e frutos do mar são os mais procurados, registrando um aumento de 131%.

Entre os motivos que levam os brasileiros a comprar proteínas, os principais são sabor (aumento de 1,1 ponto percentual nas ocasiões), prazer (aumento de 1,8 ponto percentual) e praticidade (aumento de 2,2 pontos percentuais). Para cada um desses motivos, os consumidores escolhem diferentes categorias e preparos. No caso do sabor, salame e churrasco são populares. Para o prazer, frios de aves e empanados são preferidos. Quanto à praticidade, pão de queijo e grelhados são escolhas comuns.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

B3 suspende direito de Americanas a selo de Novo Mercado e multa 22 pessoas da administração

Próxima Postagem

Busca do Google lança experiência de IA generativa no Brasil no Chrome para desktops

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
órgão regulador

Busca do Google lança experiência de IA generativa no Brasil no Chrome para desktops

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.