Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Experiência de compra é a prioridade do consumidor na hora de comprar

Os dados são do relatório da Zendesk CX Trends 2023 e mostram que o consumidor está disposto a gastar mais por uma boa experiência

Redação de Redação
19 de outubro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Experiência de compra é a prioridade do consumidor na hora de comprar

A relação entre comerciante e consumidor desempenha um papel fundamental na concretização de uma venda. Isso é comprovado pelo fato de que 70% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem uma experiência perfeita em seus serviços, conforme indicado no relatório da Zendesk CX Trends 2023.

De acordo com o mesmo relatório, quando ocorrem experiências ruins durante o processo de venda, aproximadamente 73% dos compradores procuram alternativas entre os concorrentes.

A venda está sendo encarada como a construção de um relacionamento com o comprador, que, por sua vez, busca uma experiência completa no momento da compra. Os dados revelam que as empresas que vendem produtos ou serviços atualmente precisam se dedicar a construir uma relação sólida que vá além da simples transação comercial.

Fases de um relacionamento de venda

A Huvispan Têxtil, empresa que realiza o beneficiamento de malhas e tecidos em rolo, ilustra a importância do bom relacionamento nos serviços para estabelecer uma relação de fidelidade com o cliente. Como resultado desse foco na qualidade do relacionamento, a companhia já conquistou uma base de clientes fiéis, superando a marca de 80%.

O gerente Comercial da empresa, Douglas Wruck, destaca que esse entendimento é fundamental. “Nós apostamos no relacionamento pré, durante e pós-vendas como uma forma de garantir que todo o processo seja bem feito e a satisfação do cliente seja alcançada, não apenas com o produto ou serviço adquirido, mas também a experiência de um bom atendimento em todo esse processo.”

Para estabelecer um relacionamento sólido e duradouro com o cliente, é fundamental considerar a venda como um processo de construção de um relacionamento. Wruck identifica três fases que caracterizam essa relação:

  • Pré-venda: O contato com o cliente inicia antes mesmo da apresentação da proposta de venda.

“O primeiro passo é saber com clareza sobre o produto ou serviço que a empresa está oferecendo e qual é o mercado que se busca atingir. Quando o público-alvo for escolhido e os clientes começarem a surgir, a empresa deve pensar em ações para informar e divulgar o produto ou serviço oferecido, educando seus compradores. Investir na educação e na comunicação estabelece um vínculo de confiança entre vendedor e cliente. Essa confiança é importante para fazer com que o cliente escolha aquela empresa ou produto para investir o próprio dinheiro”, explica.

  • Durante as vendas: Durante o processo de venda, é crucial manter uma comunicação eficaz e direta.

“É normal o cliente ter dúvidas, então a empresa precisa responder esses questionamentos da melhor forma. Para uma boa comunicação, é preciso também manter um acompanhamento constante da venda. Dessa forma é possível garantir que o cliente está satisfeito com o processo de compra”, aponta Wruck. 

  • Pós-vendas: Wruck destaca que, após a conclusão da venda, a empresa deve ouvir o feedback do comprador para entender onde acertou e onde errou durante o processo.

“Além disso, é importante garantir um suporte ao cliente, dependendo do produto ele pode precisar de alguma assistência ou resolução de problemas. O momento de pós-venda serve principalmente para fidelizar o cliente. A empresa pode construir um contato a longo prazo com o cliente, entregando um resultado que o faça voltar mais vezes.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Netflix amplia base de assinantes e tem lucro maior que o esperado no 3º trimestre

Próxima Postagem

Criamigos aposta em quiosques em shoppings, mantendo a experiência das oficinas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Criamigos aposta em quiosques em shoppings, mantendo a experiência das oficinas

Criamigos aposta em quiosques em shoppings, mantendo a experiência das oficinas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile