Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Cerca de 83% dos consumidores brasileiros sentem conexão emocional com as décadas de 80, 90 e 2000

O levantamento foi realizado pelo Guia dos Melhores e revela que mesmo aqueles que não experimentam nenhuma emoção com produtos antigos ainda os consomem

Redação de Redação
20 de setembro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
CCerca de 83% dos consumidores brasileiros sentem conexão emocional com as décadas de 80, 90 e 2000

Aproximadamente 83% dos consumidores brasileiros sentem algum tipo de conexão emocional em relação às décadas de 80, 90 e 2000, de acordo com um levantamento realizado pela plataforma de avaliação de produtos online Guia dos Melhores.

Para o estudo, foram entrevistadas 500 pessoas de diversas classes sociais e faixas etárias. O videocassete foi destacado como o item mais citado pelos entrevistados, com 57% das respostas, seguido pelas TVs de tubo, com 43%, além dos telefones com fio (31%), câmeras analógicas (23%) e leitores de CDs portáteis, discmans, e videogames, cada um mencionado por 21% dos respondentes.

“Quando surgiram os videocassetes com suas fitas VHS, criaram-se novos hábitos relacionados à televisão. O ato de ir até uma locadora e passar, muitas vezes, algumas horas escolhendo um filme, marcou toda uma geração e é lembrado com carinho até hoje”, explica Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.

Além disso, dos 83% dos consumidores que afirmam sentir nostalgia por esses produtos, cerca de 49% afirmam ainda consumi-los, enquanto os 17% que alegam não sentir qualquer emoção com o uso desses itens antigos, 12% responderam que os consomem mesmo assim.

Música, cinema e TV

As músicas foram o item mais citado quando se trata de mídias que marcaram gerações, com 69% das respostas, seguidas pelos programas de TV com 43%, filmes com 35% e fotografias com 24%.

No que diz respeito ao audiovisual, as refilmagens ou sequências de filmes das décadas passadas são as propostas que mais chamam a atenção dos consumidores brasileiros, com 29% dos entrevistados mencionando preferências como Jumanji, Top Gun ou a franquia Star Wars, por exemplo. As versões live-action de desenhos animados aparecem logo em seguida, citadas por 21% dos respondentes, assim como as produções relacionadas ao universo dos super-heróis, também com 21%.

“Analisando as respostas levantadas, podemos perceber que a tendência dos produtos nostálgicos é realmente um sucesso, pois ela resgata o sentimento de saudosismo em grande parte dos entrevistados, e ainda consegue ser consumida por parte daqueles que não sentem a conexão”, afirma.

Produções como a série Stranger Things ou o filme It – A Coisa, que apresentam uma atmosfera mais nostálgica, também foram citadas por 12% dos entrevistados.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

Dia do Cliente movimenta R$ 72,5 milhões entre pequenas e médias empresas digitais

Próxima Postagem

Amazon amplia centros de distribuição dentro das favelas brasileiras

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Amazon amplia centros de distribuição dentro das favelas brasileiras

Amazon amplia centros de distribuição dentro das favelas brasileiras

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile