Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Faturamento de cinemas cresce quase 90% após lançamento de ‘Barbie’

Nos shoppings, além dos próprios cinemas, os setores de alimentação e recreação e lazer foram beneficiados

Larissa Féria de Larissa Féria
2 de agosto de 2023
no Destaque do dia, Economia, Notícias, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos
Faturamento de cinemas cresce quase 90% após lançamento de ‘Barbie’

O faturamento dos cinemas no Brasil cresceu 89,7% após o lançamento do filme “Barbie”, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). A comparação, que considera a semana da estreia (20 a 26 de julho), foi feita com período similar de 2022. O número representa as vendas de mais de 50 redes de cinema em todo o país.

Considerando apenas o faturamento de shoppings, onde a maioria dos cinemas está concentrada, o crescimento foi de 6,2%. Os principais destaques foram os segmentos de recreação e lazer (22,2%) e alimentação (21,6%). Varejo alimentício especializado e vestuário também cresceram, com 12,7% e 4,2%, respectivamente.

“O filme da ‘Barbie’ é um sucesso mundial de bilheteria. No Brasil, não é diferente. Percebemos uma evolução significativa na receita dos cinemas e de segmentos relacionados após a estreia do longa. É possível deduzir que a estreia de ‘Oppenheimer’, que também desperta a atenção de um público amplo, tenha contribuído, ainda que em menor escala, para esse resultado expressivo”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.

Fenômeno Barbie

Na avaliação de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, por uma série de fatores, que vão do aumento da inflação e endividamento da população até a popularização do streaming, o fluxo nas salas de exibição vinha em queda no ano, apesar de lançamentos importantes, como Avatar, Guardiões da Galáxia, Super Mario Bros, A Pequena Sereia, Transformers e Velozes e Furiosos. A quantidade de ingressos vendidos no primeiro semestre foi 37% menor do que a apurada no mesmo período de 2019.

“Isso mostra a força do fenômeno Barbie que, apesar de todo esse cenário negativo, conseguiu mudar o ponteiro”, diz o especialista.

Marinho destaca ser natural que os setores que mais se beneficiaram desse fluxo adicional de espectadores tenham sido, além dos próprios cinemas, os de alimentação e varejo alimentício especializado, que inclui cafeterias, sorveterias, docerias e chocolaterias.

“O público que vai ao shopping por conta de entretenimento acaba complementando o passeio e fazendo muitas vezes um lanche no mall. No entanto, até as lojas de moda melhoraram seus resultados, o que comprova a importância da elevação de tráfego e a relevância que o entretenimento familiar tem para os shoppings e seus lojistas”, explica.

As regiões que mais movimentaram os shoppings na estreia do filme foram o Sudeste (6,8%) e o Norte (6,5%), seguidas pelo Sul (5,9%), Nordeste (5,3) e Centro-Oeste (4,5%).

Sucesso global

Segundo o site Hollywood Reporter, o filme dirigido por Greta Gerwig, da Warner Bros., arrecadou US$ 131,5 milhões nas bilheterias globais em seu segundo fim de semana, incluindo cerca de US$ 93 milhões no mercado interno e US$ 122,2 milhões em 70 mercados no exterior.

Entre todos os mercados, o Reino Unido lidera com US$ 61,6 milhões, à frente dos primeiros 10 dias do último filme de Harry Potter, enquanto já é o maior filme da Warner no Brasil, com um total inicial de US$ 33,5 milhões.

Imagem: Warner Bros. Pictures

 

Postagem anterior

A importância da NPU para o próximo estágio evolutivo das inteligências artificiais

Próxima Postagem

Petrobras: produção de diesel na Reduc sobe de 5 milhões de litros/dia para 9,5 milhões de litros/dia

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Petrobras

Petrobras: produção de diesel na Reduc sobe de 5 milhões de litros/dia para 9,5 milhões de litros/dia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile