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Home Destaque do dia

Inteligência Artificial na moda: Grupo Soma segue avançando no tema

Uma das funções da Inteligência Artificial na área é a de sugerir adaptações nas peças de acordo com as tendências de vendas

Redação de Redação
31 de julho de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Inteligência Artificial na moda: Grupo Soma segue avançando no tema
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A Inteligência Artificial vem ganhando cada vez mais espaço em todas as áreas do mercado, no Brasil e pelo mundo. E na moda não seria diferente. Criado em 2018, o SomaLabs, área de inovação tecnológica do Grupo Soma é um forte braço de avanços na empresa. O laboratório serve de catalisador para resultados expressivos das marcas do grupo, como Farm, Animale e Hering, proporcionando uma revolução digital na indústria da moda por meio, principalmente, da aplicação de Inteligência Artificial.

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Ela atua como uma consultora de moda digital, sugerindo adaptações nas peças de acordo com as tendências de vendas, como as estampas best-sellers, por exemplo. As recomendações da Inteligência Artificial proporcionam um retorno valioso para a equipe de estilo, facilitando decisões mais precisas e ágeis, tornando todo o processo de produção mais eficiente e econômico.

Nos canais digitais, o grupo utiliza ferramentas de Inteligência Artificial para aumentar o resultado de SEO, de forma a otimizar as buscas dos clientes e, logo, expandir as taxas de conversão. Também são realizados testes de pesquisa de produtos por meio de imagens similares e ferramenta de prova virtual a partir de uma foto. Em relação à melhoria da experiência de compra do consumidor, o Soma está investindo em métodos que aprimoram a recomendação de produtos de acordo com os perfis dos clientes. O grupo incentiva e busca, ainda, formas de usar essa tecnologia no desenvolvimento de softwares, desde para encontrar bugs até gerar documentação e comentários.

É uma tecnologia que já está trazendo muitos ganhos para a cadeia de valor da moda. Ela automatiza processos operacionais e proporciona mais agilidade e tempo de qualidade para os times utilizarem em atividades estratégicas. Além disso, a Inteligência Artificial amplia habilidades criativas por meio do fácil acesso às bases de dados e à manipulação para prototipagem de produtos novos. O Soma acredita na combinação da tecnologia com a criatividade dos times, sem perder a originalidade das marcas.

Essas inovações vão além da simples eficiência de produção. Elas apoiam uma produção mais sustentável, evitando o desperdício e ineficiências de produtos, além de garantir que as peças atendam diretamente às preferências e interesses dos consumidores. O diretor de inovação do Grupo, Alisson Calgaroto, destaca “O maior impacto da moda é não fazer liquidação e esse é o nosso principal indicador. Chamamos de giro a preço cheio: o quanto conseguimos vender sem descontar ao fim da nossa coleção”.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

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