Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Mercado global de luxo acelera após atingir recorde em 2022 e prevê crescimento

Nos Estados Unidos, é esperada uma desaceleração devido à cautela dos consumidores diante da possibilidade de uma recessão

Redação de Redação
5 de julho de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Hugo Boss corta projeção para ano de 2024 e ação cai em Frankfurt

O mercado global de luxo atingiu o valor de € 345 bilhões, ou cerca de US$ 374,50 bilhões, em 2022. O número é recorde, segundo um estudo realizado pela Bain & Company no Hemisfério Norte e apresentado à Altagamma, associação italiana de fabricantes de artigos de luxo. O estudo ainda prevê um crescimento contínuo nesse setor, apesar das tensões geopolíticas e das incertezas no cenário macroeconômico.

Esse crescimento se deve a uma série de fatores que foram considerados pelo levantamento da Bain, como a gradual diminuição da hiperinflação, a recuperação da confiança do consumidor europeu, a reabertura do mercado na China e a suspensão das restrições de política de tolerância zero em relação à covid-19, antes das compras para o Ano Novo local. Além disso, o bom momento econômico do Japão e do Sudeste Asiático, impulsionado pelo turismo na região, também contribui para esse crescimento.

“A indústria do luxo está passando por uma nova fase depois do crescimento pós-pandemia, com novos indicadores de resiliência, estabelecendo quem ganha e quem perde”, afirma Claudia D’Arpizio, sócia da Bain & Company e líder da Prática Global Luxury Goods and Fashion da Bain.

Porém, nos Estados Unidos, é esperada uma desaceleração devido à cautela dos consumidores diante da possibilidade de uma recessão.

Perspectivas regionais

Nos EUA, os consumidores estão evitando gastos devido às incertezas econômicas e ao encerramento do auxílio financeiro disponibilizado durante o período pandêmico, apesar de o País manter uma reserva econômica de US$ 900 bilhões. Sendo assim, eles estão priorizando compras de artigos de vestuário mais formais e para ocasiões especiais.

No entanto, em Nova York e Califórnia, o mercado de luxo está passando por um processo contínuo de reequilíbrio, e destinos de férias como Havaí e Las Vegas ainda estão distantes dos picos alcançados em 2019, mas estão em processo de recuperação.

Na Europa, o ano começou de forma bastante expressiva para o mercado de luxo, com um alto desempenho mantido pelos grandes consumidores. No entanto, o próximo verão será um momento decisivo para o faturamento do setor na região, pois é nesse período que uma grande quantidade de turistas vindos dos EUA e Oriente Médio visitam o continente, o que representa uma oportunidade importante para as vendas de produtos de luxo. Além disso, a Europa também contou com o retorno de turistas chineses nos últimos meses, o que também impulsionou o setor.

O mercado asiático está passando por um momento de reorganização. Foi registrado um crescimento na China no primeiro trimestre, que deve se manter em alta este ano, com algumas marcas alcançando novamente os níveis de 2021. Em Hong Kong e Macau, foram observadas fortes acelerações, principalmente devido ao interesse turístico dos chineses desde a reabertura do país.

O Sudeste Asiático registrou um crescimento impulsionado pelos gastos dos turistas russos e consumidores chineses, além de um aumento significativo nas compras de joias e relógios, resultando em um ganho de aproximadamente € 12 bilhões (US$ 13,06 bilhões) em valor de mercado em 2022. Por outro lado, a Coreia do Sul está equilibrando os gastos da população em relação às compras internacionais.

No Japão, o mercado de luxo continua em ascensão, com os consumidores locais economizando em gastos, mas um alto crescimento impulsionado pelo turismo, resultando em um valor de mercado de cerca de € 24 bilhões (US$ 26,12 bilhões) em 2022.

Categorias mais procuradas

A categoria de “busca por elevação”, apresentada pela pesquisa, demonstra uma preferência por peças superluxuosas, em que os clientes buscam comprar em menor quantidade, porém com maior qualidade. Os relógios e joias luxuosas são as categorias mais procuradas. As bolsas continuam impulsionando os gastos, sendo cada vez mais consideradas artigos de valor.

Na Ásia, o crescimento mais significativo foi observado nos sapatos, enquanto no restante do mundo eles estão em constante desaceleração. Na perfumaria, os gastos são impulsionados por ofertas específicas, enquanto os produtos de maquiagem e cuidados com a pele mantêm uma trajetória positiva.

“As marcas que desejam ter sucesso precisam estar focadas de forma holística nos consumidores; equilibrar sua exposição em cada região; oferecer propostas de alto valor com a entrada de novos clientes e promover experiências em escala, além de impulsionar peças icônicas, atemporais e atrativas”, comenta Claudia.

Expectativas para o setor

É previsto que o mercado de luxo cresça entre € 360 e € 380 bilhões em 2023, acima dos € 345 bilhões registrados em 2022. O levantamento da Bain e da Altagamma estabelece dois cenários possíveis:

  • Cenário positivo: apresenta um cenário de crescimento sólido em 2023, impulsionado pela recuperação da China e pelo crescimento sustentado na Europa e nas Américas. Prevê-se um aumento nas vendas do mercado de bens pessoais de luxo entre 9% e 12% em relação a 2022.
  • Cenário realista: apresenta um crescimento geral impactado de forma mais severa por uma desaceleração em mercados consolidados, o que pode ter um efeito negativo nos gastos dos clientes de luxo, assim como por uma recuperação mais lenta na China. Diante desse cenário, prevê-se um aumento nas vendas do mercado de bens pessoais de luxo entre 5% e 8% em comparação com o ano de 2022.

A previsão indica que até 2030, o mercado de bens pessoais de luxo terá um crescimento impulsionado pela solidez do mercado, elevando seu valor para uma faixa entre € 530 bilhões e € 570 bilhões – cerca de 2,5 vezes o tamanho registrado em 2020.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Casino fornece detalhes sobre ofertas rivais de injeção de capital

Próxima Postagem

Sodimac, varejista de material de construção, abre novo Centro de Distribuição em São Paulo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Sodimac CD Guarulhos São Paulo - Divulgação

Sodimac, varejista de material de construção, abre novo Centro de Distribuição em São Paulo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.