Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Segundo dia da Apas Show 2023 destaca a importância do setor supermercadista

A expectativa é de que sejam movimentados R$ 14 bilhões em negócios até quinta-feira, 18

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
17 de maio de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Apas Show

O segundo dia da 37ª edição da Apas Show, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas das Américas, foi marcado pela coletiva de imprensa realizada com Carlos Correa, diretor-geral da Associação Paulista de Supermercados, Felipe Queiroz, economista, e Valeria Rodrigues, CEO na Shopper Experience.

O evento reune cerca de 850 expositores, distribuídos em cinco pavilhões e 78 mil m² no Expo Center Norte. A expectativa é de que sejam movimentados R$ 14 bilhões em negócios até quinta-feira, 18.

Importante para a economia, os supermercados respondem por cerca de 2,1% do PIB brasileiro e 7% do PIB paulista. Em 2022, o setor registrou faturamento de R$ 695,7 bilhões em 2022 no Brasil e R$ 208 bilhões em São Paulo. O mercado contribuiu também com a arrecadação de aproximadamente 4,5% do ICMS do estado de São Paulo, número que equivale a R$ 9 milhões.

“O setor apresenta crescimento sustentado pela diversificação dos canais de venda e consumo, além da própria expansão do setor pelo País. Representado por mercados atacadistas à varejistas, mini mercados e hortifrutis, esperamos que a contribuição do setor para a economia de São Paulo alcance a marca de 5% nos próximos anos”, disse Felipe Queiroz.

Comportamento do consumidor

Cada vez mais atento à postura de marcas e empresas, os clientes podem escolher interromper ou iniciar o uso de produtos e serviços baseado em seus indicadores ESG. Uma pesquisa com mais de 500 pessoas de diferentes regiões do Brasil foi realizada pela Shopper Experience e divulgada durante o Apas Show com o objetivo de acompanhar as tendências comportamentais do consumidor.

O estudo aponta que 52% dos entrevistados priorizam produtos ou serviços de empresas que investem em sustentabilidade. O indicador era de 47% em 2022 e de 39% em 2021, apontando crescimento da mentalidade sustentável entre a sociedade. Dos entrevistados, 66% alegaram que deixaram de consumir marcas ao saber de comportamentos antiéticos.

“A atenção às práticas sustentáveis das empresas está cada vez mais forte, em especial entre a geração Z, que assume uma postura mais ativista em relação às marcas”, conta Valeria Rodrigues.

Uma alimentação saudável também é prioridade para os brasileiros, mas é deixada em segundo plano em razão da oferta escassa em supermercados e preços elevados. Outros 53% disseram preferir uma alimentação saudável e com poucos produtos industrializados. O número, porém, é inferior aos resultados de 2022 (55%), 2021 (60%), e 2020 (55%).

“Esses produtos estão nos empórios e academias, mas ainda não estão nos supermercados de forma organizada. O que está em movimento é justamente esta migração para ofertar produtos mais naturais, seguindo as exigências do consumidor”, explica Carlos Correa.

Imagem: Gabrielly Mendes

Postagem anterior

Muito além do employer branding, cultura organizacional inclusiva para mães tem poder de transformar a sociedade

Próxima Postagem

Empresa de soluções contra fraude virtual prevê dobrar faturamento até 2024

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Empresa de soluções contra fraude virtual prevê dobrar faturamento até 2024

Empresa de soluções contra fraude virtual prevê dobrar faturamento até 2024

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.