Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Heineken expande programa de reciclagem de vidro para 10 capitais

Com o uso de máquinas de coleta e trituração de vidro, a empresa busca reduzir o desperdício e promover a reciclagem do material

Redação de Redação
12 de maio de 2023
no Destaque do dia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Heineken expande programa de reciclagem de vidro para várias capitais brasileiras

A Heineken lançou nova etapa do Programa Volte Sempre, em parceria com Owens Illinois e Grupo Seiva, através da plataforma Green Your City, que visa celerar a agenda de circularidade da companhia e conscientizar o consumidor sobre a importância do retorno do vidro à cadeia produtiva. Com o uso de máquinas de coleta e trituração de vidro, a empresa busca reduzir o desperdício e promover a reciclagem do material na indústria cervejeira.

O projeto, que funciona em Belo Horizonte desde 2018 será expandida para 10 capitais: Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Ao todo, serão instaladas 125 máquinas 4r Glass, que são fabricadas pela startup Grupo Seiva, em condomínios residenciais e supermercados dessas cidades. Para depositar as garrafas, basta se dirigir até a máquina, se identificar usando o número de celular e inserir uma garrafa de cada vez.

“Implementar o Volte Sempre em escala nacional é um grande passo para a Heineken. Com o programa, vamos aproximar o consumidor da reciclagem de vidro, criando mais uma maneira de entender, enxergar e praticar a circularidade onde ele é um dos protagonistas”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil.

Cashback para o consumidor

A ação também possui um sistema de cashback, concedido ao consumidor maior de 18 anos através do app Ponto Caco. Cada embalagem de vidro depositada nas máquinas equivale a um ponto, que  equivale a R$ 0,10 de desconto na compra de um produto Heineken em um supermercado parceiro.

A Heineken estima que mais de 37 milhões de pessoas devem ser impactadas pela iniciativa nos próximos três anos. Com a instalação dessas máquinas, cerca de 5 mil toneladas de vidro serão recicladas e terão destino correto, impedindo a emissão de 6,5 mil toneladas de CO² na atmosfera e reduzindo a extração de 10 mil toneladas de matéria-prima da natureza. Além disso, a iniciativa deve gerar uma economia de gastos públicos de mais de R$ 3 milhões.

“Os benefícios abarcam desde os donos de bares e restaurantes, constantemente penalizados devido à complexidade e altos custos da gestão do resíduo, até os fabricantes que enfrentam a falta de vidro no mercado nacional”, diz Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva.

Circularidade nos bares e restaurantes

Uma segunda iniciativa foi lançada para aumentar a circularidade em bares e restaurantes parceiros. Com as máquinas JM Sand, as embalagens de vidro descartáveis serão trituradas e armazenadas em bombonas, gerando economia em sacos de lixo e produtos de limpeza.

O material será recolhido por equipes do Grupo Seiva e destinado à Owens Illinois para ser transformado em novas garrafas. A meta é ter 143 máquinas em operação até junho de 2023 e 763 máquinas até 2025 em quatro cidades brasileiras. O objetivo final é ser 100% circular em bares e restaurantes até 2025.

Essa iniciativa tem como objetivo coletar 115 mil toneladas de vidro em um período de 5 anos, reduzindo a emissão de CO² e a extração de matéria-prima da natureza. Além disso, a iniciativa prevê uma economia de R$ 57 milhões em gastos públicos e a maximização dos volumes comercializados para a indústria, reduzindo o custo de produção de novas embalagens. A expectativa é também reduzir em mais de 115 mil toneladas os resíduos vítreos destinados aos aterros.

“Tornar a nossa cadeia produtiva ainda mais sustentável faz parte da missão da marca de contribuir para cidades mais verdes”, afirma Picarelli.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

MRV&Co tem lucro líquido consolidado de R$ 30,6 milhões no 1º trimestre, queda de 57%

Próxima Postagem

Casas Bahia lança campanha “Compre de uma mãe” para incentivar mães empreendedoras

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Empreendedorismo digital: 7 em cada 10 PMEs online são compostas por apenas uma pessoa

Casas Bahia lança campanha “Compre de uma mãe” para incentivar mães empreendedoras

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile