Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Comunicação interna no setor de varejo tem baixa adesão de funcionários

Apesar de o canal mais usado para comunicação interna ser o e-mail, a maior taxa de abertura de comunicados é o WhatsApp, com 50,31%

Redação de Redação
11 de maio de 2023
no Destaque do dia, Gestão, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Comunicação interna no setor de varejo tem baixa adesão, segundo pesquisa

Apesar de enviar uma quantidade maior de comunicações internas em comparação com outros setores de mercado, o engajamento dos funcionários do setor é menor, com uma taxa de visualização de 35,5%, 7 pontos percentuais abaixo da média geral, que beira os 42%, segundo o relatório setorial da Comunicação Interna no Varejo, produzido pela startup Comunica.In.

O relatório revelou três pontos de atenção: o primeiro é a dificuldade em manter uma comunicação clara e consistente, o que pode resultar em confusão e fragmentação de informações importantes para a equipe, tais como uma nova promoção nas lojas ou o lançamento de um novo produto.

Para fazer uma personalização mais aprofundada nos comunicados, é preciso ter uma equipe diversificada, levando em conta a função e área de atuação de cada colaborador. O último ponto é a falta de acesso à informação, que pode resultar em uma equipe desinformada e, consequentemente, na prestação de um serviço de baixa qualidade.

“Nesse mercado, manter um bom fluxo de informações é essencial. Ter influência é de suma importância para que os resultados do negócio sejam atingidos, impactando em indicadores diretos de vendas, gestão de estoque, adesão a promoções e correções de rota”, diz Felipe Hotz, CEO do Comunica.In.

Apesar de o canal mais usado para comunicação interna ser o e-mail,  a maior taxa de abertura de comunicados é o WhatsApp, com 50,31%. “É preciso acompanhar os hábitos de consumo dos colaboradores para entender qual o melhor caminho para distribuir as informações”, completa Hotz.

A pesquisa foi feita a partir da análise de 4.892 comunicados enviados para 61.615 colaboradores no segundo semestre de 2022.

Como melhorar comunicação

De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, a falta de acesso a informações relevantes é uma das principais causas de baixa produtividade no varejo. Em média, os funcionários gastam 1,8 hora por dia procurando informações, o que representa 9,3 horas por semana.

Segundo o relatório, existem diversas formas de solucionar o problema de comunicação interna. O uso de variáveis para personalizar a comunicação, a utilização de canais instantâneos como o WhatsApp e a seleção cuidadosa das informações para evitar sobrecarga são algumas das soluções.

As empresas também podem segmentar os envios de acordo com equipes, cargos e áreas específicas, como vendas, estoque e atendimento ao cliente, para garantir que os comunicados sejam mais precisos e eficazes.

“A comunicação interna eficaz é uma das chaves para o sucesso de uma empresa no mercado e, com a evolução da tecnologia, as organizações precisam adotar uma abordagem mais holística e baseada em dados para melhorar sua comunicação interna”, diz Hotz.

De acordo com o executivo, a utilização de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e a análise de dados podem ser uma boa estratégia para tomar decisões mais embasadas e eficazes em uma empresa.

“A implementação da metodologia de KPIs e o embasamento das tomadas de decisões em dados e indicadores-chave podem ser grandes aliados. No setor de varejo, assim como em outros segmentos, é fundamental que as empresas estejam atualizadas com as últimas tendências de comunicação para permanecerem competitivas”, finaliza o CEO da empresa.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Consumidor quer encontrar novidades e pratos baratos nos restaurantes

Próxima Postagem

Cencosud faz parceria com a Uber para entregas em 15 minutos no Rio de Janeiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Cencosud faz parceria com a Uber para entregas em 15 minutos no Rio de Janeiro

Cencosud faz parceria com a Uber para entregas em 15 minutos no Rio de Janeiro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.