Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Web Summit Rio: Criatividade e Inteligência Artificial dominam 2º dia do evento

Outro assunto bastante abordado nessa terça-feira foram as redes sociais

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
3 de maio de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Web Summit Rio: Criatividade e Inteligência Artificial dominam 2º dia do evento

O segundo dia do Web Summit Rio, realizado nesta semana na capital fluminense, teve de tudo um pouco: superlotação em algumas salas, problemas de som em outras e muito conteúdo de qualidade também.

Assim como foi no SXSW, que aconteceu em março, em Austin, Texas, a Inteligência Artificial teve lugar de destaque na programação. Um painel de debates discutiu, sem chegar a uma conclusão final, a questão dos direitos autorais, em imagens e textos, em tempos de IA. Participaram Daniela Braga, da Defined.ai, e Fernando Machado, da NotCo, com mediação de Brad Haynes, da Reuters.

Fernando destacou ainda que antes a IA servia para proporcionar curadoria de conteúdo, recomendando livros na Amazon ou músicas no Spotify, por exemplo. Hoje ela é ferramenta de produção de conteúdo. Daniela pontuou que mais de US$ 93,5 bilhões já foram investidos em IA, um valor sem precedentes em tecnologia, o que garante que não se trata de uma moda passageira e sim algo que veio para ficar.

Web Summit Rio 2023 - Imagem: Luiz Alberto Marinho
Debate com a modelo Fiorella Mattheis,, a jornalista e influencer portuguesa Cristina Ferreira e a jornalista da Bloomberg Ana Carolina Siedschlag

Outro assunto bastante abordado nessa terça-feira no Web Summit Rio foram as redes sociais. Influenciadores famosos, como Fiorella Mattheis, Bianca Andrade, a Boca Rosa, e a portuguesa Cristina Ferreira, discutiram os limites entre suas vidas pessoais e profissionais. E Graham McDonnell listou 10 erros que as marcas cometem frequentemente nas suas estratégias nas redes sociais. Entre elas, destacam-se tornar a marca, e não a audiência, a heroína; esquecer-se de contar histórias; tratar o post como anúncio; e começar a criar sem definir os objetivos.

Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick, apresentou um resumo do interessante estudo produzido pela sua agência, que mostra que as marcas precisam cuidar das pessoas para merecer sua reciprocidade. Gail fez uma retrospectiva histórica, que começou com a Lei de Talião (“olho por olho”) e terminou com uma citação à serie “The Last of Us”, da HBO, para explicar que o conceito da reciprocidade está enraizado na sociedade. Assim, as marcas que quiserem obter a preferência dos consumidores precisarão dar algo em troca que seja mais do que simplesmente um bom produto por um preço justo. Na mesma linha, Nancy Villanueva, da Interbrand, defendeu a ideia de que as marcas desfrutam de alta credibilidade com os consumidores e devem assumir com responsabilidade o papel de contribuir para um mundo melhor.

O tema da omnicanalidade foi abordado por Neil Patel, que usou frases de impacto para provocar a plateia. “As pessoas mudaram a maneira como compram. Vocês mudaram a maneira como vendem?”, desafiou ele. Patel disse ainda que a omnicanalidade não é opcional.

Quem também trouxe um pensamento provocador foi Alain Sylvain, que afirmou que criatividade não é mais importante do que o timing. Porque, segundo Sylvain, mesmo as melhores ideias, se forem lançadas antes ou depois do momento certo, dificilmente terão sucesso. Para Sylvain, são três os fatores que definem o momento certo para uma ideia: o contexto cultural, o desejo dos indivíduos por aquele produto ou serviço e a infraestrutura tecnológica para viabilizá-los.

Criatividade também foi o tema abordado pelo publicitário David Droga, que garantiu que, se tivesse que começar uma nova agência de publicidade hoje, provavelmente o faria utilizando intensamente novas tecnologias, como a Inteligência Artificial. Nesse ponto os dois assuntos principais do dia se reencontram: criatividade e IA parecem caminhar de mãos dadas na formação de uma nova dinâmica de marketing para as marcas.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls e colunista da Mercado&Consumo e faz uma cobertura especial do Web Summit Rio.
Imagens: Reprodução/YouTube e Luiz Alberto Marinho

Postagem anterior

A tecnologia sustentável como um dos maiores aliados aos negócios

Próxima Postagem

Anfavea orienta montadoras para que saiam de associação de carros elétricos

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Anfavea

Anfavea orienta montadoras para que saiam de associação de carros elétricos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile