Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Pagamento com Pix é o preferido dos brasileiros também nas compras físicas

Modalidade de transferências instantâneas é a preferida de 29% dos consumidores nas transações presenciais, seguida pelos cartões de crédito físicos (23%)

Redação de Redação
2 de maio de 2023
no Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Pix é meio de pagamento preferido dos brasileiros também nas compras físicas
[the_ad id="169690"]

O Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros na hora de fazer compras presenciais. A modalidade de transferências instantâneas é a preferida de 29% dos consumidores do país, ficando à frente dos cartões físicos, tanto de crédito (23,2%) quanto de débito (18,8%), e do dinheiro em espécie (12,9%). Os dados são do XII Informe de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments, filial de meios de pagamento da Minsait, empresa transformação digital e Tecnologia da Informação.

[the_ad id="138406"]

Produzido em parceria com a consultoria espanhola Analistas Financieros Internacionales (AFI), o relatório oferece uma visão global e evolutiva das principais tendências em meios de pagamento, a partir da opinião de mais de 100 agentes do setor – incluindo analistas, executivos e representantes de órgãos ligados a esse mercado –, além de entrevistas com 7,2 mil internautas adultos, contratantes de ao menos um produto bancário e residentes em países da Europa (Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido) e da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e República Dominicana).

De acordo com Ernesto Terríquez, Head da Minsait Payments na América Latina, a preferência pelas transferências instantâneas, bem como pelo cartão de crédito, diferencia os hábitos de pagamento presencial do consumidor brasileiro em relação aos dos demais públicos analisados na pesquisa: “Na maioria dos países contemplados pelo Informe, prevalece a opção por pagamentos presenciais em dinheiro, como é o caso do México (44%) e da Colômbia (39%), ou com cartão de débito, como no Chile (42%) e em Portugal (41%)”.

“No mercado brasileiro, a tendência é que, graças ao Pix, as transferências instantâneas mantenham seu protagonismo entre os meios de pagamento presenciais mais utilizados pela população, podendo adquirir ainda mais destaque com a chegada de novos produtos e funcionalidades, como Pix parcelado, Pix saque e Pix troco”, aponta Terríquez.

Outra tendência observada pelo relatório é o aumento da relevância dos bancos digitais e neobanks. O levantamento mostra que, no Brasil, 30% dos entrevistados já indicam um neobank como sendo sua principal entidade de serviços financeiros e pagamento. Em 2021, esse percentual era de 26%. No entanto, o sistema bancário tradicional ainda mantém sua predominância, apesar de ter sofrido um tímido recuo, respondendo pela preferência de 62% dos brasileiros, contra os 63% registrados em 2021.

“Seguimos observando um avanço dos bancos digitais frente às instituições financeiras tradicionais. Esse fenômeno dá prova, por exemplo, da efetividade dos cartões pré-pagos como soluções de cash-in e out para entidades digitais que, por conta da legislação brasileira, se encontram impedidas de utilizar cartões de débito para essa finalidade”, explica o Head da Minsait Payments na América Latina.

Ainda de acordo com o executivo, “além disso, já é possível identificar alguns desdobramentos importantes dessa diminuição do número de clientes dos bancos Tier 1, bem como do aumento da adesão às instituições digitais. Um deles é o crescimento exponencial da porcentagem de consumidores que possuem mais de dois cartões pré-pagos, que saltou de 25%, em 2020, para 29%, em 2022”.

Esse fenômeno acompanha a constante evolução do índice de bancarização da população brasileira, que subiu de 70%, em 2017, para 84%, em 2022, segundo dados coletados pela pesquisa Global Findex Database, do Banco Mundial, e compilados no relatório da Minsait Payments.

“Embora, por razões históricas, não tenhamos no Brasil os mesmos índices de bancarização observados em certas regiões da Europa, como Reino Unido (99%) e Espanha (94%), podemos observar que houve um aumento significativo do uso do sistema bancário em toda a América do Sul, especialmente após a pandemia de Covid-19. Com isso, a tendência é que, gradativamente, nossa população adulta bancarizada se assemelhe à população como um todo, fazendo com que, em breve, alcancemos um grau de bancarização quase universal, ultrapassando os 90%, como já ocorre nos países europeus incluídos na pesquisa”, finaliza Ernesto Terríquez.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Fast Shop investe em experiências tecnológicas do dia a dia em suas lojas

Próxima Postagem

Suvinil investe R$ 50 milhões mirando redução de CO2

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Suvinil investe R$ 50 milhões para reduzir emissão de CO2 São Bernardo do Campo

Suvinil investe R$ 50 milhões mirando redução de CO2

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.