Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Água de coco na fruta descascada tenta seduzir consumidor

Segundo consultoria Kantar, consumo de água de coco aumentou 7,7% em volume no ano passado em relação a 2021

Redação de Redação
1 de abril de 2023
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Água de coco na fruta descascada tenta seduzir consumidor
[the_ad id="169690"]

Quem gosta de água de coco sabe bem como é diferente o sabor da fruta no coco e na embalagem longa vida – a mais comum do mercado. Mas nem sempre dá para comprar um coco enorme, pesado, abrir o buraco na casca e tomar.

[the_ad id="138406"]

É por isso que uma nova embalagem promete revolucionar o mercado dessa bebida, cujo consumo aumentou 7,7% em volume no ano passado em relação a 2021, segundo a consultoria Kantar.

A novidade começou, na realidade, na Tailândia, onde a bebida é vendida na fruta descascada. O volume diminui pelo menos à metade, o que ajuda não lotar a geladeira com poucos cocos. O peso passa de 2,5 quilos para 500 gramas. E a casca ainda pode ser utilizada como cobertura de solo nos coqueirais.

“A gente conheceu a embalagem na Espanha, na realidade. Mas era um coco que vinha da Tailândia”, diz Diego Mengue que, com o primo, Marcio Rodrigues Mengue, lançou em dezembro de 2019 o Autenticoco.

Eles foram um dos primeiros a colocar no mercado a novidade, que mantém a água de coco com o gosto natural e não precisa de conservantes – mas requer refrigeração. A dupla, de Cascavel (PR), lida com compras e transporte de frutas há mais de dez anos.

Outra marca que lançou, na mesma época, o coco na embalagem natural, mas sem a casca, é a MyCoco, de Fortaleza. “Um amigo trouxe para mim, de Londres, um coco tailandês que era vendido lá assim, sem casca”, diz Rita Luíza Marinho Grangeiro, da Fazenda Grangeiro, uma tradicional produtora de coco do Ceará.

Festas e eventos

A MyCoco vende seu produto só em território cearense, nas lojas do Grupo Pão de Açúcar e em redes de supermercado locais. Também fornece a bebida para festas e eventos. “A gente grava a logomarca da empresa, o nome dos aniversariantes ou dos noivos à laser no coco”, diz Rita.

Mas o coco da Fazenda Grangeiro é descascado manualmente – diferentemente do que acontece com a Autenticoco e a Obáh Coco, de Belo Horizonte.

A Obáh é a mais nova do mercado. Foi lançada pelo grupo mineiro ManiaFoods há seis meses. Nos dois casos – da Autenticoco e da Obáh – é utilizada uma máquina que descasca o coco, desenvolvida pelas duas empresas, separadamente.

“Foi um grande desafio”, diz Alan Moreira, que também faz dupla com um primo, o Orlando Moreira, na sociedade da ManiaFoods. Os dois investiram R$ 2 milhões para lançar o Obáh Coco.

Ambas marcas tiveram de descobrir qual a melhor época para colher o coco para garantir – não só uma boa qualidade e quantidade de água para o consumo – mas para que o coco não explodisse dentro da máquina, na hora de descascar.

As duas guardam o segredo da tecnologia “descascadora” a sete chaves. A Obáh Coco também não revela quem é o produtor de coco parceiro da empresa que faz o plantio e o processamento da fruta, em Sergipe.

As vendas do produto têm ido bem, embora enfrentem ainda alguns percalços. A Autenticoco, por exemplo, começou vendendo 200 unidades por dia. Hoje, são de 6 mil a 8 mil diariamente.

Surpresas

“Mas a gente já viu de tudo. Na gôndola do supermercado, o produto é um ET. Tem gente que acha que é igual o coco seco, compra para fazer cocada e depois reclama que não deu certo. Outros perguntam como a gente colocou a água dentro da embalagem, se ela vem sem furo nenhum”, conta Marcio Rodrigues.

Para conservação do produto, ao descascar o coco, a polpa não é perfurada. Mas as marcas fazem um furinho, só na parte dura da casca, para facilitar a entrada do canudo de material biodegradável que acompanha o coco. Vem também um suporte circular de papelão que permite deixar a bebida em pé sobre uma mesa, por exemplo.

Para os bares, é uma mão na roda. Além de caber em qualquer geladeira, não precisa de facão para abrir. E ele racha facilmente se o consumidor quiser aproveitar também a polpa.

Mas, além dessa barreira da falta de conhecimento do produto, outra dificuldade de comercialização do produto é a possibilidade de ele estragar. Refrigerado, o coco dura até 30 dias – o que é muito bom, se comparado com o mamão – fruta que os primos Mengue estão acostumados a trabalhar, que só dura 10 dias.

Problemas

Mas, na cadeia de distribuição, muitas vezes o coco fica sem refrigeração e as marcas não têm controle sobre isso. Foi assim que uma das pioneiras nesse jeito de vender coco deixou o mercado, a CocoNude. Além de ter de lidar com esse problema, a marca, segundo fontes do mercado, vendia o produto muito caro (mais de R$ 10 em 2019). Isso fazia o giro do item ser muito lento na prateleira.

A reportagem tentou contato com fundadores da CocoNude, mas não teve resposta. Outra marca, que vende no Rio de Janeiro e São Paulo, a EdenCoco, também não atendeu a reportagem.

Nas prateleiras do varejo, mesmo ainda sendo um ET, como diz Mengue, o coco tem potencial para aumentar o consumo de coco no Brasil, segundo o especialista no mercado de bebidas e alimentos, Adalberto Viviani, da Harriot Consultoria.

Segundo a Horus, que analisa a proporção de itens de varejo nas notas fiscais de supermercado, só 1,3% das compras incluíam a bebida em 2022. Então, o potencial de crescimento é enorme.

Com informações de Estadão Conteúdo (Lilian Cunha).

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Gasolina cai novamente nas bombas por mais uma semana

Próxima Postagem

Haddad garante 12 medidas em abril para melhorar ambiente de crédito

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Haddad garante 12 medidas em abril para melhorar ambiente de crédito

Haddad garante 12 medidas em abril para melhorar ambiente de crédito

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.