Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Nova realidade, novo consumidor: varejo deve se tornar cada vez mais digital

Tema foi apresentado durante o TecToy 360º, evento promovido pela empresa de mesmo nome durante a Autocom 2023, maior feira de tecnologia voltada para automação do comércio da América Latina

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
30 de março de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A pandemia acelerou a digitalização do consumidor e, naquele momento, o varejo iniciou uma corrida contra o tempo para se adequar às medidas de uma realidade que surgia quase da noite para o dia. Três anos depois, o canal digital é responsável por uma fatia cada vez maior dos índices de compras, e evolui a cada dia.

O tema foi apresentado durante o TecToy 360º, evento promovido pela empresa de mesmo nome durante a Autocom 2023, maior feira de tecnologia voltada para automação do comércio da América Latina. A feira termina hoje, 30, e é realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os destaques dos estandes e das palestras, estão as principais tendências de tecnologia e canais de venda para o varejo.

Augusto Lins, presidente da Stone Pagamentos, conta que o investimento em tecnologia era deixado em segundo plano, atrás da abertura de novas lojas físicas. Com a chegada da pandemia, a lógica se inverteu. Atualmente, o varejo tem que lidar com condições desfavoráveis para a implementação de novas tecnologias: juros altos, questões políticas e incertezas do cenário internacional. Essa realidade, diz ele, resulta na implementação de soluções de curto prazo.

“Agora o mercado entende o valor dos dados, da segurança e da jornada digital do cliente. Por quê? Porque todos foram obrigados a vender de portas fechadas. Sem um cadastro de dados, como a loja vai se comunicar com o cliente? O investimento em tecnologia é essencial”, enfatiza.

Autocom
Augusto Lins, presidente da Stone Pagamentos

Nova realidade, novo consumidor

Uma nova realidade resulta em um consumidor com novos hábitos, e o atual é digitalizado e exigente. Atuantes nas redes sociais, ele gera e vende conteúdo próprio, consultando também outros iguais a ele, com maior poder de influência – os chamados influencers. Com uma gama diversa de canais de venda e meios de pagamento, escolhe a jornada que mais o agrada, e substitui marcas e canais facilmente quando encontra opções mais vantajosas.

“A maneira como consumimos depois da pandemia mudou, porque a jornada pode começar no WhatsApp e terminar na loja, ou começar na loja e terminar em algum canal digital. A digitalização cresceu porque tivemos que aprender a comprar sem sair de casa e a pagar contas sem ir ao banco. No final de 2020, o Pix foi lançado e digitalizou o País. Hoje em dia, é comum ir em lojas e os atendentes perguntarem se o cartão é ‘de aproximação’, fazendo referência à tecnologia contactless. Ou seja, o mercado vai continuar mudando, porque o consumidor muda o tempo todo”, explica.

Diante dessa realidade, o executivo ressalta a importância de investir em tecnologias capazes de atender os novos perfis de consumidores, e alerta para a urgência de o varejo se digitalizar.

“Se as páginas de compra demorarem mais do que três segundos para abrir, o cliente se irrita e abre a página de um concorrente. Além disso, ele também quer uma jornada personalizada. Se receber um e-mail ou um push de um produto que não tem nada a ver com ele, o descadastramento é certo. O varejo está preparado para tudo isso?”, finaliza.

A Autocom é organizada pela Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afraac) e, pela primeira vez, tem curadoria de gestão e conteúdo da Gouvêa Experience.

Imagem: Gabrielly Mendes

Postagem anterior

Como impulsionar as marcas para obter resultados em eventos

Próxima Postagem

Grupo Guararapes, dono da Riachuelo, anuncia André Faber como novo CEO

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Grupo Guararapes, dono da Riachuelo, anuncia André Faber como novo CEO

Grupo Guararapes, dono da Riachuelo, anuncia André Faber como novo CEO

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile