Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Nova realidade, novo consumidor: varejo deve se tornar cada vez mais digital

Tema foi apresentado durante o TecToy 360º, evento promovido pela empresa de mesmo nome durante a Autocom 2023, maior feira de tecnologia voltada para automação do comércio da América Latina

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
30 de março de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A pandemia acelerou a digitalização do consumidor e, naquele momento, o varejo iniciou uma corrida contra o tempo para se adequar às medidas de uma realidade que surgia quase da noite para o dia. Três anos depois, o canal digital é responsável por uma fatia cada vez maior dos índices de compras, e evolui a cada dia.

O tema foi apresentado durante o TecToy 360º, evento promovido pela empresa de mesmo nome durante a Autocom 2023, maior feira de tecnologia voltada para automação do comércio da América Latina. A feira termina hoje, 30, e é realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os destaques dos estandes e das palestras, estão as principais tendências de tecnologia e canais de venda para o varejo.

Augusto Lins, presidente da Stone Pagamentos, conta que o investimento em tecnologia era deixado em segundo plano, atrás da abertura de novas lojas físicas. Com a chegada da pandemia, a lógica se inverteu. Atualmente, o varejo tem que lidar com condições desfavoráveis para a implementação de novas tecnologias: juros altos, questões políticas e incertezas do cenário internacional. Essa realidade, diz ele, resulta na implementação de soluções de curto prazo.

“Agora o mercado entende o valor dos dados, da segurança e da jornada digital do cliente. Por quê? Porque todos foram obrigados a vender de portas fechadas. Sem um cadastro de dados, como a loja vai se comunicar com o cliente? O investimento em tecnologia é essencial”, enfatiza.

Autocom
Augusto Lins, presidente da Stone Pagamentos

Nova realidade, novo consumidor

Uma nova realidade resulta em um consumidor com novos hábitos, e o atual é digitalizado e exigente. Atuantes nas redes sociais, ele gera e vende conteúdo próprio, consultando também outros iguais a ele, com maior poder de influência – os chamados influencers. Com uma gama diversa de canais de venda e meios de pagamento, escolhe a jornada que mais o agrada, e substitui marcas e canais facilmente quando encontra opções mais vantajosas.

“A maneira como consumimos depois da pandemia mudou, porque a jornada pode começar no WhatsApp e terminar na loja, ou começar na loja e terminar em algum canal digital. A digitalização cresceu porque tivemos que aprender a comprar sem sair de casa e a pagar contas sem ir ao banco. No final de 2020, o Pix foi lançado e digitalizou o País. Hoje em dia, é comum ir em lojas e os atendentes perguntarem se o cartão é ‘de aproximação’, fazendo referência à tecnologia contactless. Ou seja, o mercado vai continuar mudando, porque o consumidor muda o tempo todo”, explica.

Diante dessa realidade, o executivo ressalta a importância de investir em tecnologias capazes de atender os novos perfis de consumidores, e alerta para a urgência de o varejo se digitalizar.

“Se as páginas de compra demorarem mais do que três segundos para abrir, o cliente se irrita e abre a página de um concorrente. Além disso, ele também quer uma jornada personalizada. Se receber um e-mail ou um push de um produto que não tem nada a ver com ele, o descadastramento é certo. O varejo está preparado para tudo isso?”, finaliza.

A Autocom é organizada pela Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afraac) e, pela primeira vez, tem curadoria de gestão e conteúdo da Gouvêa Experience.

Imagem: Gabrielly Mendes

Postagem anterior

Como impulsionar as marcas para obter resultados em eventos

Próxima Postagem

Grupo Guararapes, dono da Riachuelo, anuncia André Faber como novo CEO

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Grupo Guararapes, dono da Riachuelo, anuncia André Faber como novo CEO

Grupo Guararapes, dono da Riachuelo, anuncia André Faber como novo CEO

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.