Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Cartão de loja faz lares aumentarem 20% seus gastos no supermercado

Pesquisa revela que utilização do chamado private label aumentou devido às condições econômicas adversas no país

Redação de Redação
22 de março de 2023
no Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Cartão de loja faz lares aumentarem 20% seus gastos no supermercado
[the_ad id="169690"]

Com juros, inflação e taxa de desemprego nas alturas compondo um cenário econômico desafiador, o Brasil passa por um momento onde boa parte da população acaba recorrendo ao trabalho informal, fazendo com que a busca pelo crédito se tornasse uma importante alternativa para o consumidor manter seu padrão de compra. Com isso, a utilização do cartão de loja, o chamado private label, se intensificou nos últimos meses.

[the_ad id="138406"]

Segundo a pesquisa realizada pela NielsenIQ em parceria com a DM, empresa de serviços financeiros, lares que utilizam cartão de supermercados ou atacados gastam 20% mais do que os que usam outra forma de pagamento.

O estudo indica que 38,7% dos consumidores costumam parcelar as compras no cartão de loja, o que gera fidelidade e impulsiona a recorrência de gastos nos lares. Aqueles que utilizam cartão de supermercado concentram 30,4% dos seus gastos em lojas desse segmento, contra 28,6% dos que não usam. E o meio atacadista se destaca ainda mais: quem usa cartão concentra 70,7% dos gastos em atacados, contra 49,4% de quem não usa.

O cartão próprio também incentiva que o consumidor vá mais vezes ao supermercado, com ticket médio maior. Segundo a pesquisa, usuários que não utilizam private label tendem a ir cerca de 27 vezes ao supermercado em um ano, enquanto os que utilizam vão 31 vezes, com ticket médio 9,7% maior.

“É muito curioso porque geralmente o consumidor equilibra as duas variáveis; ou vai mais ao mercado e gasta menos, ou vai menos e gasta mais. Mas nesse caso, o uso do private label leva o consumidor a ir mais vezes e gastar mais também”, assinala Bruno Achkar, gerente de negócios da NielsenIQ. O levantamento representa o comportamento de cerca de 4 milhões de lares no Sudeste e Sul do país.

Alimentos frescos no crédito

A pesquisa destacou também que os perecíveis frescos, ligados a setores como hortifruti, açougue, padaria e peixaria, são os itens que ganham a preferência ao serem pagos com o cartão de crédito. “São produtos que têm menor validade e por isso, precisam ser repostos com mais frequência — a ‘mistura’ das refeições, por exemplo, é algo que dificilmente as pessoas compram em grande quantidade para durar o mês inteiro. Isso leva os consumidores a irem ao supermercado com maior frequência e o cartão da loja é uma importante alternativa para pagar as contas, principalmente em períodos nos quais o salário já foi gasto”, pontua Bruno Achkar.

Para Cirlene Gonçalves, Gerente Marketing da rede Spani, o cartão private label se tornou necessário para a fidelização, aumento do ticket médio e personalização do atendimento. “Sem contar que conseguimos atrair novos clientes oferecendo maior poder de compra e melhores ofertas. Por enquanto, tivemos um aumento no ticket médio em torno de 50%, e as vendas em cartão próprio representam 10% do total. Agora nosso desafio está em aumentar a base ativa de clientes”, diz.

Já o gerente de operações do Ultrabox, Fábio Souza, destaca vantagens como descontos exclusivos para pagar no varejo com preço de atacado. “Escolhemos uma loja piloto para a implementação. Após treinar toda a frente de caixa, promotores e fiscais, foi dado início às operações e em 10 dias a aceitação foi tanta que 1 mês depois viramos o sistema para todas as lojas. Tem compras que chegam a 8% de economia se o pagamento for com o nosso cartão”, revela.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Loungerie aposta em franquias de porte menor e projeta abertura de 100 lojas

Próxima Postagem

O cliente como direcionador estratégico

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
O cliente como direcionador estratégico

O cliente como direcionador estratégico

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.