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Home Destaque do dia

Cartão de loja faz lares aumentarem 20% seus gastos no supermercado

Pesquisa revela que utilização do chamado private label aumentou devido às condições econômicas adversas no país

Redação de Redação
22 de março de 2023
no Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Cartão de loja faz lares aumentarem 20% seus gastos no supermercado

Com juros, inflação e taxa de desemprego nas alturas compondo um cenário econômico desafiador, o Brasil passa por um momento onde boa parte da população acaba recorrendo ao trabalho informal, fazendo com que a busca pelo crédito se tornasse uma importante alternativa para o consumidor manter seu padrão de compra. Com isso, a utilização do cartão de loja, o chamado private label, se intensificou nos últimos meses.

Segundo a pesquisa realizada pela NielsenIQ em parceria com a DM, empresa de serviços financeiros, lares que utilizam cartão de supermercados ou atacados gastam 20% mais do que os que usam outra forma de pagamento.

O estudo indica que 38,7% dos consumidores costumam parcelar as compras no cartão de loja, o que gera fidelidade e impulsiona a recorrência de gastos nos lares. Aqueles que utilizam cartão de supermercado concentram 30,4% dos seus gastos em lojas desse segmento, contra 28,6% dos que não usam. E o meio atacadista se destaca ainda mais: quem usa cartão concentra 70,7% dos gastos em atacados, contra 49,4% de quem não usa.

O cartão próprio também incentiva que o consumidor vá mais vezes ao supermercado, com ticket médio maior. Segundo a pesquisa, usuários que não utilizam private label tendem a ir cerca de 27 vezes ao supermercado em um ano, enquanto os que utilizam vão 31 vezes, com ticket médio 9,7% maior.

“É muito curioso porque geralmente o consumidor equilibra as duas variáveis; ou vai mais ao mercado e gasta menos, ou vai menos e gasta mais. Mas nesse caso, o uso do private label leva o consumidor a ir mais vezes e gastar mais também”, assinala Bruno Achkar, gerente de negócios da NielsenIQ. O levantamento representa o comportamento de cerca de 4 milhões de lares no Sudeste e Sul do país.

Alimentos frescos no crédito

A pesquisa destacou também que os perecíveis frescos, ligados a setores como hortifruti, açougue, padaria e peixaria, são os itens que ganham a preferência ao serem pagos com o cartão de crédito. “São produtos que têm menor validade e por isso, precisam ser repostos com mais frequência — a ‘mistura’ das refeições, por exemplo, é algo que dificilmente as pessoas compram em grande quantidade para durar o mês inteiro. Isso leva os consumidores a irem ao supermercado com maior frequência e o cartão da loja é uma importante alternativa para pagar as contas, principalmente em períodos nos quais o salário já foi gasto”, pontua Bruno Achkar.

Para Cirlene Gonçalves, Gerente Marketing da rede Spani, o cartão private label se tornou necessário para a fidelização, aumento do ticket médio e personalização do atendimento. “Sem contar que conseguimos atrair novos clientes oferecendo maior poder de compra e melhores ofertas. Por enquanto, tivemos um aumento no ticket médio em torno de 50%, e as vendas em cartão próprio representam 10% do total. Agora nosso desafio está em aumentar a base ativa de clientes”, diz.

Já o gerente de operações do Ultrabox, Fábio Souza, destaca vantagens como descontos exclusivos para pagar no varejo com preço de atacado. “Escolhemos uma loja piloto para a implementação. Após treinar toda a frente de caixa, promotores e fiscais, foi dado início às operações e em 10 dias a aceitação foi tanta que 1 mês depois viramos o sistema para todas as lojas. Tem compras que chegam a 8% de economia se o pagamento for com o nosso cartão”, revela.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

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