Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A metamorfose do varejo, seus fornecedores e dos consumidores

Momentum 1002

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
12 de fevereiro de 2023
no Artigos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

O varejo e seus fornecedores têm vivido consistente processo de metamorfose ao longo do tempo e têm se transformado em muitas dimensões.

De dentro para fora, como processo evolutivo natural pela incorporação do digital e da tecnologia para se manter competitivo e em busca da melhoria constante de resultados.

De fora para dentro, como resposta às mudanças que ocorrem no ambiente de negócios precipitadas pela evolução natural do comportamento, desejos e anseios dos omniconsumidores.

Metamorfose vem do grego metamorphosis e é um termo utilizado para designar transformação de algo ou alguma coisa em outra, ou ainda expressar profunda ou completa mudança no estado ou caráter de uma pessoa.

Mas podemos considerar que metamorfose pode também ocorrer num setor ou segmento de negócios.

No começo, eram os próprios artesãos que produziam selas, móveis, armas, vestimentas ou qualquer outro produto e vendiam diretamente aos consumidores finais e integravam produção e distribuição com sua marca.

Na evolução, os produtores concentraram-se em produzir e surgiram intermediários, comerciantes ou varejistas, que distribuíam esses produtos nos mais diversos locais, levando-os até os consumidores ou atendendo-os nos mercados.

A ampliação, multiplicação e dispersão geográfica e temporal dos consumidores precipitou a expansão das atividades dos comerciantes e varejistas que também se especializaram, segmentaram e passaram o operar diferentes formatos, canais, conceitos e alternativas para atender o mercado em escala global.

Com o tempo, desenvolveram marcas próprias para se tornarem mais competitivos e se diferenciarem. Depois, ampliaram as alternativas de canais e modelos de relacionamento com os consumidores, individualizando atendimento, algo só possível pela ampliação das alternativas tecnológicas e digitais.

E organizações globais como Zara, Primark, Uniqlo, Ikea e muitas outras avançaram em seus modelos com integração vertical de processos produtivos a partir dos negócios de varejo.

Ainda mais recentemente, incorporaram serviços, integrados com produtos para gerar soluções para atender níveis mais altos de expectativas de consumidores com mais alternativas de escolhas.

Com o tempo, os produtores se deram conta que era necessário repensar sua estratégia de forma mais ampla pressionados pelo aumento do poder do varejo dominando o conhecimento, conexão direta e relacionamento com o consumidor e avançando nos temas das marcas próprias e dos serviços e soluções integrados.

Isso precipitou uma volta ao passado, com os produtores reconectando com os consumidores e a expansão da alternativa DTC (Direto ao Consumidor), o que a tecnologia e o digital tornaram mais fácil, menos oneroso, mais interessante e com melhor retorno de investimento.

Os exemplos globais de Nestlé com Nespresso (mais de 50% das cápsulas vendidas diretamente através do e-commerce), Apple, Ralph Lauren, Nike, Adidas e muitas outras são exemplos fortes da integração virtuosa de produtos, marcas, conceitos, formatos, canais e serviços.

E os marketplaces, mais recentemente, criaram o mercado ideal e o maior estímulo para a expansão dessas alternativas.

E o que temos visto é o crescimento marcante das marcas indo direto aos consumidores, como forma de criarem conexão e diferenciação, ante o forte crescimento do protagonismo e concentração do varejo nos diversos segmentos e mercados.

Esse amplo processo de metamorfose que ocorre com o varejo e seus fornecedores de produtos redesenha a realidade e sinaliza um cenário de crescente aumento da competitividade, pressão sobre a rentabilidade, concentração no varejo e no fornecimento.

Tudo isso, ao mesmo tempo, amplia o processo de empoderamento dos consumidores pelo aumento exponencial de alternativas e ofertas de produtos, marcas, canais, serviços, formatos, horários e locais de escolha e compra.

Ao final e de forma simplista, a metamorfose do varejo e da indústria fornecedores precipita a transformação de forma direta e significativa dos consumidores, que vivem sua própria metamorfose pela ampliação das alternativas de escolhas, seu conhecimento, atualidade e volume de informação e, principalmente, sua evolução comportamental e no seu nível de maturidade como consumidor.

Metamorfoses que geram metamorfoses. Talvez uma área só coberta pela biologia dos negócios.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Minha Casa, Minha Vida: Lula deve assinar retomada de mais de 5 mil obras

Próxima Postagem

Marcas entram no clima de Carnaval com ativações e atividades temáticas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Carnaval

Marcas entram no clima de Carnaval com ativações e atividades temáticas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.