Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

ESG precisa ser pauta definitiva nos conselhos executivos e de administração

Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, foi convidado do Interactive Retail Trends, pós-NRF organizado pela Gouvêa Ecosystem

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
1 de fevereiro de 2023
no Destaque do dia, Economia, ESG, Eventos, Notícias, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 2 minutos
taxonomia

Um dos temas mais debatidos ao longo da NRF 2023 foi o ESG. O acrônimo faz referência às políticas de sustentabilidade, governança e questões sociais, e permeia todo o mercado hoje. “Essa agenda entrou de maneira definitiva em conselhos de administração e executivos”, disse Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Pereira participou do Interactive Retail Trends, evento pós-NRF organizado pela Gouvêa Experience em São Paulo nesta terça, 31. O CEO lidera a principal plataforma que reúne o setor empresarial brasileiro com foco em princípios de sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante a palestra, ele abordou a relação do varejo com o Pacto Global e como avançar o ESG além do discurso.

Carlo contextualizou o momento em que estamos vivendo e destacou tópicos discutidos em Davos, no Fórum Econômico Mundial. “Vimos vários reflexos dos últimos anos, e que ainda vão pesar muito. A gente fala de guerra da Ucrânia, da chamada policrise, que engloba clima, alimento e energia, a questão de saúde e desigualdade e empregos no futuro”, cita.

O executivo reforçou a ideia de que as questões ambientais estão muito presentes nas nossas vidas. Diante desse cenário, as empresas passaram a aderir mais à agenda 2030 e aos ODS. “As empresas têm, sim, uma responsabilidade muito grande com relação a tudo que temos hoje no planeta. Não só no impacto negativo, mas, claro, na possibilidade de trazer impacto positivo”, complementa.

ESG - Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, no Interactive Retail Trends Pós-NRF de 2023. Crédito: Mercado&Consumo
Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Liderança e conselho

Outro tema tratado sobre Pereira no painel foi a liderança. Ele mostrou uma pesquisa sobre o que a população espera dos líderes. O levantamento mostrou que 80% das pessoas, no Brasil e mundo afora, esperam que os líderes atuem e falem sobre temas da sociedade, mesmo que não alinhados ao negócio. “Hoje a liderança empresarial é vista como uma referência para todos os temas da sociedade”, destaca Pereira.

Ao ser questionado sobre conselhos administrativos e executivos que adicionaram uma cadeira dedicada apenas ao ESG, Pereira comentou que o fundamental é discutir o tema. “Independentemente de ter uma cadeira ou não, esse assunto tem que ser tratado dentro dos conselhos. Eu acho que faz diferença ter gente com esse olhar. É uma demanda cada vez maior e temos que ter clareza para não ficarmos atrás nessas agendas”, comenta. E completa: “Os principais temas estão ali nos conselhos.”

Por fim, o CEO ainda ponderou que no Brasil estamos no mesmo nível que a Europa com relação ao tema. “O caminho é entender como as nossas empresas se relacionam com esses temas. O assunto é dinâmico e as exigências da população e dos investidores vão se sofisticando à medida que o assunto fica mais complexo.”

Imagens: Shutterstock e Mercado&Consumo

Postagem anterior

Shopee lança seção exclusiva para itens de casa e decoração

Próxima Postagem

Tecnologia e pessoas: a combinação perfeita da gestão

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Tecnologia e pessoas: a combinação perfeita da gestão

Tecnologia e pessoas: a combinação perfeita da gestão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.