Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

AliExpress e Shopee ampliam disputa pelo e-commerce no Brasil

Empresas aproveitam boom do comércio eletrônico e dão mais atenção a sellers locais

Redação de Redação
31 de agosto de 2021
no Destaque do dia, E-commerce, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
E-commerce brasileiro corresponde a 11,6% do varejo nacional
[the_ad id="169690"]

De olho no boom do comércio eletrônico, o AliExpress, do grupo chinês Alibaba, e a Shopee, de Cingapura, estão expandindo suas operações no Brasil. Ambas as empresas estão criando novas soluções para os consumidores e dando mais atenção aos sellers locais.

[the_ad id="138406"]

As empresas estão concorrendo mais de perto, assim, com players nacionais, como Magazine Luiza e Mercado Livre. “É o efeito globalização no consumo impulsionado pelo aprendizado e crescimento do comércio eletrônico aqui no Brasil. A chegada de empresas estrangeiras, principalmente asiáticas, mostra o potencial do ‘comércio transfronteiriço’. Agora aperfeiçoado e com menor lead-time de entrega. Os brasileiros experimentaram e curtiram as pechinchas asiáticas e para os sellers brasileiros abrem alternativas frente aos tradicionais marketplaces. Mais uma mostra de que os modelos tradicionais de negócios estão sendo testados diariamente”, analisa o head de Consultoria da Gouvêa Consulting Alexandre Machado.

Há alguns dias, o AliExpress abriu o marketplace para comerciantes brasileiros. As pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras agora serão capazes de realizar transações locais, além de fazer compras globalmente no AliExpress. “Esperamos impulsionar o desenvolvimento da economia brasileira apoiando digitalmente as pequenas e médias empresas locais”, disse o chefe de aquisição de comerciantes da AliExpress, Yaman Alpata.

O AliExpress entrou na América Latina há quase uma década para oferecer aos compradores locais a oportunidade de comprar produtos diretamente de vendedores e fabricantes no exterior. As iniciativas regionais da plataforma começaram globalmente no início de 2019. Com milhares de comerciantes registrados neste mês, o Brasil é um dos mercados de crescimento mais rápido fora da China a aderir à iniciativa, depois de Rússia, Espanha e França, diz a empresa.

Quando o AliExpress entrou no Brasil, há uma década, os primeiros usuários eram principalmente consumidores urbanos de alta renda e alto nível educacional que viviam em áreas metropolitanas como São Paulo ou Rio de Janeiro. “Durante o ano passado, o perfil geral de nossos novos usuários mudou para refletir os principais consumidores do Brasil, o que significa que o mercado de massa está começando a adotar compras online e internacionais”, disse o chefe de crescimento de usuários na América Latina, Ken Huang. A plataforma reduziu sua taxa de comissão de 8% para 5% a partir de agosto.

Expansão do Alibaba

Com sede no centro de negócios de São Paulo, a equipe local do AliExpress configurou redes de pagamento digital e logística local para apoiar sua expansão em todo o País. Ao usar o braço de logística internacional da Alibaba, Cainiao Network, a plataforma juntou forças com uma dúzia de parceiros locais da Cainiao para fornecer serviços de entrega. Todos os pedidos locais feitos pela Cainiao no AliExpress terão descontos de até 50% nas tarifas normais.

O AliExpress também fez parceria com o braço de pagamento digital da Alibaba, Alipay, para apoiar as empresas na criação de contas, pagamentos e saques em moeda local, o que significa um fluxo de caixa melhor e mais rápido para os vendedores brasileiros. Além disso, a plataforma está lançando opções flexíveis de parcelamento entre 6 a 12 meses para apoiar uma grande parte da população financeiramente vulnerável durante a recuperação da pandemia.

A plataforma também oferece treinamento online em larga escala para seus comerciantes recém-integrados a partir de 1º de setembro. Executivos e especialistas em comércio eletrônico vão compartilhar dicas e know-how com os participantes. “A Alibaba é uma empresa chinesa de tecnologia, mas também temos a visão de atender aos consumidores em todo o mundo. A adição de vendedores locais foi um marco importante. Ao mesmo tempo, os compradores podem desfrutar de milhões de listagens de produtos do Brasil e do mundo”, disse Huang.

Shopee aposta em influenciadores e R$ 3,5 milhões em cupons de desconto para Dia dos Pais

Um dos apps mais baixados

A plataforma de comércio eletrônico Shopee tem, hoje, um dos aplicativos de compras mais baixados do Brasil. Diferentemente da concorrente chinesa, que demorou 11 anos para se abrir ao mercado local, ela fez isso já após o primeiro ano por aqui.

A empresa, que pertence à Sea Ltd, conquista usuários para seu mercado de baixo custo com uma abordagem baseada em minijogos no aplicativo que oferecem cupons. Ela combinou as compras online com seu braço de jogos para celular Garena – criador de “Free Fire”.

A incursão da Sea no Brasil é apenas uma etapa de sua ambição global. O braço de investimentos Sea Capital também estaria considerando colocar dinheiro em startups na América Latina, segundo a agência de notícias Reuters. A empresa também levou a Shopee para o Chile, Colômbia e México.

O maior desafio do Sea para a Shopee Brasil é a entrega. Ela reduziu sua dependência do sistema postal local neste ano em favor de transportadoras privadas, mas ainda está competindo contra rivais com serviços de entrega proprietários. Ainda segundo a Reuters, a Shopee pretende ter um parceiro de logística por País da região.

Também recentemente, a plataforma passou a contar com uma página dedicada a grandes marcas no Brasil. A Shopee Oficial já conta com mais de 30 empresas, como Nivea, Reserva, Empório Nestlé, Free Fire, Faber-Castell, Duracell, Mundo Danone, Everlast, Philips, Huawei, Realme e Black&Decker, que oferecem mais de 15 mil produtos em diversas categorias com o selo vermelho “Oficial” e preços diferenciados.

Imagens: Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Mindset digital no foodservice: o equilíbrio entre pessoas e tecnologias

Próxima Postagem

Daiso inicia parceria no formato store in store com a Soneda Perfumaria

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Daiso inicia parceria no formato store in store com a Soneda Perfumaria

Daiso inicia parceria no formato store in store com a Soneda Perfumaria

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.