Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Supermercados

Dia fecha acordo para vender 100% da operação no Brasil

No processo de recuperação judicial, a rede de supermercados informou dívidas de cerca de R$ 1 bilhão

Redação de Redação
31 de maio de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Banco Master fecha acordo para assumir a operação do Dia no Brasil

O Grupo Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, do Banco Master, para vender a sua operação no Brasil. A rede espanhola se comprometeu a realizar um aporte de 39 milhões de euros em benefício da rede de supermercados na transação que resultará no desinvestimento total por parte do grupo no País.

Em nota, o Dia afirma que a venda de 100% do capital no Brasil vai permitir o foco em seus mercados mais rentáveis. “Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management”, explica.

A conclusão do negócio está condicionada à obtenção da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou pedido de recuperação judicial após um processo de reestruturação no País, anunciado uma semana antes. Conforme informado na época, a empresa decidiu fechar 343 lojas e três centros de distribuição para tentar estabilizar a operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas depois dos “persistentes resultados negativos no País”.

Segundo a companhia, desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia fez fortes investimentos, que não trouxeram o retorno esperado. Com isso, decidiu focar na Espanha e Argentina, “onde, atualmente, alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade”.

No processo de recuperação judicial, o Dia informou dívidas de cerca de R$ 1 bilhão.

Venda

Em outubro passado, os baixos rendimentos da operação brasileira já eram percebidos por Madrid. Segundo notícias da época, havia a intenção de vender toda rede no Brasil e focar nos negócios no país de origem, a Espanha, onde a marca está consolidada e tem retorno mais rápido de investimento.

Até outubro de 2023, o Dia contava com 600 lojas no Brasil, além de unidades em Portugal e Argentina. Uma das motivações para o desempenho ruim dos supermercados é o crescimento dos atacarejos.

No mês de setembro, o setor supermercadista registrou um crescimento de 5,2% na quantidade de vendas em relação ao mesmo mês de 2022, segundo a Scanntech, uma empresa de inteligência de dados para o varejo. Entre os canais, os atacarejos registraram vendas mais fortes contra os supermercados, 6,8% e 5,0%, respectivamente.

Com informações de Estadão Conteúdo (Elisa Calmon)
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Líder em retail media, Amazon tem 10 vezes mais participação nesse mercado que o 2º do ranking

Próxima Postagem

Voa Brasil não trará impacto no preço das passagens, afirma ministro Costa Filho

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Com recorde de passageiros em setembro, 2024 pode ser o melhor ano da aviação no Brasil

Voa Brasil não trará impacto no preço das passagens, afirma ministro Costa Filho

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile