Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Feira de tecnologia e serviços para o varejo termina com recorde de público

Autocom 2023 mostrou soluções e equipamentos e contou com congresso

Redação de Redação
31 de março de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Feira de tecnologia e serviços para o varejo termina com recorde de público (Autocom 2023 - Divulgação)

A 23ª edição da Autocom, maior feira de tecnologia e serviços para o varejo da América Latina, terminou nesta quinta-feira, 30, com recorde de visitantes, expositores e patrocinadores. Já no primeiro dia, a terça, 28, houve um crescimento de mais de 70% do público presente em relação ao mesmo período do ano passado, que já tinha sido maior do que o da edição anterior, em 2019.

“Foi de longe a maior edição da feira. O que a gente percebeu também foi uma melhoria significativa na qualidade do público. O próprio congresso, discutindo alguns temas mais em profundidade, acabou trazendo esse público de maior qualidade”, avaliou Paulo Eduardo Guimarães (conhecido como Peguim), presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afrac), responsável pela realização do evento.

Peguim destacou que mais de 96% de toda a cadeia de pagamentos do País, B2B e B2C, esteve presente na Autocom 2023. Executivos de mais de 84% das soluções B2C de controle de loja e estabelecimento estiveram no palco do congresso. “Quando conseguimos juntar todo o ecossistema, entregamos valor.”

Entre os destaques da Autocom 2023, estiveram um carrinho de compras inteligente que evita filas ao permitir o pagamento em um POS acoplado a ele; balanças que reconhecem o produto, mostram o valor e a ficha nutricional dele; tokens que possibilitam que a compra digital seja finalizada na loja física; totens de vários tamanhos e modelos que se adequam a qualquer tamanho de estabelecimento rodando com tecnologia Android, que barateia a implementação em mais de 30%; novos meios de pagamento eletrônicos, como o reconhecimento facial; além de softwares de gestão, hardwares e outras soluções que para facilitar e agilizar o dia a dia do varejo.

Pix e simplificação tributária

Além da área expositiva, a Autocom também contou com um congresso também realizado pela Afrac em parceria com a Gouvêa Experience para a curadoria de gestão e conteúdo. Um dos painelistas do primeiro dia de congresso foi Jacques Creyssel, presidente da FIRA – Federação das Associações Internacionais de Varejo, que abordou as principais tendências do setor e falou sobre a importância de uma política data driven quando se fala de relacionamento com o consumidor. O executivo também pontuou a utilização da tecnologia e a automação como molas propulsoras para a melhoria do desempenho em tempos de incerteza.

No segundo dia, Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Banco Central, falou sobre o tema “Pix: Impactos e agenda futura”. Ele explicou as próximas etapas do projeto, como Pix Saque e Pix Troco, e explicou que este é um produto que dá segurança às pessoas e que agrega valor para todos os agentes econômicos. “O objetivo é elevar o Pix à primeira opção de pagamento entre os clientes”, explicou o executivo.

No painel “O Pix e o Open Finance”, Brandt se reuniu com Karen Machado, Open Banking Executive Manager do Banco do Brasil, Marcos Cavagnoli, Open Banking Executive Manager do Itaú, e Felipe Soria, Payments & Innovation Manager do Mercado Pago. “O Open Finance é uma das maiores revoluções do setor financeiro dos últimos anos. Traz segurança, redução de custos e vantagem para o varejista”, disse Karen.

No encerramento do congresso, o fórum “Simplificação tributária e novas demandas para o avanço da automação no varejo” teve como participantes o senador Efrain Filho (União Brasil, PB), Fernando de Paula, presidente da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Valdeni Rodrigues, CEO da TecToy, e Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo.

Os painelistas debateram uma proposta sobre simplificação tributária de autoria do senador. Ele comentou que o projeto vai além de simplesmente tratar de princípios e normas. “É relevante porque é um projeto construído em parceria com quem conhece o dia a dia da tecnologia de pagamentos. Nosso objetivo é desburocratizar para que o setor varejista se desenvolva ainda mais.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Volkswagen amplia férias coletivas em Taubaté e paralisa novamente produção em São Carlos

Próxima Postagem

Primeiro pedágio 100% eletrônico do País estreia nesta sexta-feira na rodovia Rio-Santos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
pedágio

Primeiro pedágio 100% eletrônico do País estreia nesta sexta-feira na rodovia Rio-Santos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile