Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Internacionalização das marcas volta a ganhar força, aponta pesquisa da ABF

Setores de moda, saúde e alimentação foram os que mais aumentaram a presença no exterior

Redação de Redação
31 de março de 2022
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Internacionalização

O movimento e a tendência de internacionalizar marcas brasileiras retomou com força durante o ano de 2021. É o que aponta o estudo anual realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que registrou um aumento de 12% no número de marcas brasileiras no exterior, que passou de 163 para 183, considerando todos os formatos de operação: unidade própria, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint venture.

O setor de rede Made in Brasil também apresentaram crescimento, de 106 para 114 no exterior. Entre os motivos estão a retomada dos negócios com o controle da pandemia, a busca por novos mercados, ampliar faturamento em moedas fortes e diluir riscos de investimento.

“A expansão está no DNA das redes de franquias e a internacionalização é um próximo passo natural, ainda mais para aquelas com um certo grau de maturidade e capacidade de gestão e investimento”, afirma André Friedheim, presidente da ABF. Ele completou dizendo que o primeiro ano de pandemia foi de cautela e adaptação; já o segundo, com sinais de normalidade, foi de retomada de planos.

Entre os países com mais marcas brasileiras, os Estados Unidos seguem liderando o top 10, e passaram de 61 marcas para 69 em 2021. Na segunda colocação fica Portugal, que passou de 41 para 51, e o Paraguai segue na terceira posição, indo de 36 para 44 marcas.

Natan Baril, diretor de internacionalização da ABF, comenta que as redes brasileiras que já tinham planos de internacionalizar suas marcas decidiram retomar seus projetos. “Mercados atraentes pela dimensão econômica, como os Estados Unidos; ou pela similaridade da língua, por ser uma porta de entrada para a Europa, entre outros fatores, como Portugal; ou pela proximidade e regras tributárias mais simples, como o Paraguai, servem de laboratório para as marcas que desejam iniciar a internacionalização”, explica Baril.

Os setores que cresceram

Analisando os segmentos que cresceram, o setor de moda foi o que mais cresceu, de 36 para 44 marcas no exterior, e segue liderando o ranking de presença brasileira no exterior. Na segunda posição está o setor de saúde, beleza e bem-estar, que subiu de 34 para 36, e em terceiro lugar o setor de alimentação, que conta 27 unidades no exterior.

O estudo da ABF também apontou que ocorreu um movimento tanto de redes brasileiras que intensificaram sua presença no exterior, como Casa Bauducco e Ornare, como também das que estrearam internacionalmente, caso da Fichips Foods e Mais Top Estética. No ramo da alimentação, também, houve um destaque exclusivo para as marcas do ramo de açaí e a retomada das exportações pelas franquias de Moda.

Analisando o movimento inverso, de empresas internacionais que vieram para o Brasil, a média se manteve e passou de 205 marcas para 206. As norte-americanas lideram com 84 marcas no país, seguido de Portugal com 20 e Espanha com 16.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Maxxi Atacado inicia a venda de produtos no Ifood

Próxima Postagem

Marcas de esportes e de entretenimento são as favoritas de crianças e adolescentes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Marcas de esportes e de entretenimento são as favoritas de crianças e adolescentes

Marcas de esportes e de entretenimento são as favoritas de crianças e adolescentes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile