Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Internacionalização das marcas volta a ganhar força, aponta pesquisa da ABF

Setores de moda, saúde e alimentação foram os que mais aumentaram a presença no exterior

Redação de Redação
31 de março de 2022
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Internacionalização

O movimento e a tendência de internacionalizar marcas brasileiras retomou com força durante o ano de 2021. É o que aponta o estudo anual realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que registrou um aumento de 12% no número de marcas brasileiras no exterior, que passou de 163 para 183, considerando todos os formatos de operação: unidade própria, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint venture.

O setor de rede Made in Brasil também apresentaram crescimento, de 106 para 114 no exterior. Entre os motivos estão a retomada dos negócios com o controle da pandemia, a busca por novos mercados, ampliar faturamento em moedas fortes e diluir riscos de investimento.

“A expansão está no DNA das redes de franquias e a internacionalização é um próximo passo natural, ainda mais para aquelas com um certo grau de maturidade e capacidade de gestão e investimento”, afirma André Friedheim, presidente da ABF. Ele completou dizendo que o primeiro ano de pandemia foi de cautela e adaptação; já o segundo, com sinais de normalidade, foi de retomada de planos.

Entre os países com mais marcas brasileiras, os Estados Unidos seguem liderando o top 10, e passaram de 61 marcas para 69 em 2021. Na segunda colocação fica Portugal, que passou de 41 para 51, e o Paraguai segue na terceira posição, indo de 36 para 44 marcas.

Natan Baril, diretor de internacionalização da ABF, comenta que as redes brasileiras que já tinham planos de internacionalizar suas marcas decidiram retomar seus projetos. “Mercados atraentes pela dimensão econômica, como os Estados Unidos; ou pela similaridade da língua, por ser uma porta de entrada para a Europa, entre outros fatores, como Portugal; ou pela proximidade e regras tributárias mais simples, como o Paraguai, servem de laboratório para as marcas que desejam iniciar a internacionalização”, explica Baril.

Os setores que cresceram

Analisando os segmentos que cresceram, o setor de moda foi o que mais cresceu, de 36 para 44 marcas no exterior, e segue liderando o ranking de presença brasileira no exterior. Na segunda posição está o setor de saúde, beleza e bem-estar, que subiu de 34 para 36, e em terceiro lugar o setor de alimentação, que conta 27 unidades no exterior.

O estudo da ABF também apontou que ocorreu um movimento tanto de redes brasileiras que intensificaram sua presença no exterior, como Casa Bauducco e Ornare, como também das que estrearam internacionalmente, caso da Fichips Foods e Mais Top Estética. No ramo da alimentação, também, houve um destaque exclusivo para as marcas do ramo de açaí e a retomada das exportações pelas franquias de Moda.

Analisando o movimento inverso, de empresas internacionais que vieram para o Brasil, a média se manteve e passou de 205 marcas para 206. As norte-americanas lideram com 84 marcas no país, seguido de Portugal com 20 e Espanha com 16.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Maxxi Atacado inicia a venda de produtos no Ifood

Próxima Postagem

Marcas de esportes e de entretenimento são as favoritas de crianças e adolescentes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Marcas de esportes e de entretenimento são as favoritas de crianças e adolescentes

Marcas de esportes e de entretenimento são as favoritas de crianças e adolescentes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.