Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Desconfiado, consumidor deixa de comprar e Black Friday decepciona

Pesquisas apontam que o consumidor está mais reflexivo e só compra diante de uma boa experiência e bom custo-benefício

Larissa Féria de Larissa Féria
30 de novembro de 2023
no Black Friday, Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A percepção de baixo desempenho nas vendas na Black Friday deste ano mostra que para parte dos consumidores a equação não está satisfatória. Alguns levantamentos, inclusive, apontam retração no comércio online.

Segundo dados da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, da zero hora de quinta-feira, 23, às 23h59 de domingo, 26, o faturamento total do comércio eletrônico foi 14,6% menor, em relação a 2022. Os dados preliminares divulgados pela NielsenIQ Ebit também indicam queda de 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia da sexta-feira, 24, na comparação com igual período de 2022.

“A queda nas vendas da Black Friday deste ano não foi uma surpresa, pois o comportamento de compra consumidor nos últimos anos apontava para isso. O consumidor atualmente tem uma desconfiança maior relacionada às ativações, se o que a marca está oferecendo vale mesmo a pena, se trará uma boa experiência e se é um bom custo-benefício”, afirma Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab.

Karen destaca que essa tendência já tem sido registrada há algum tempo. O estudo “Consumidor do Amanhã” realizado pela Mosaiclab, em setembro de 2023, já mostra um comprador mais cético e reticente na relação com as marcas.

“Caracterizamos isso como smart consumer, que é um consumidor mais reflexivo e crítico sobre sua experiência de compra. O consumidor, apesar de estar com desejo de compra, analisa e questiona mais o que realmente vale a pena. Com esse comportamento em voga, o que ocorreu na Black Friday de 2023 não foi surpresa”, diz.

Uma pesquisa sobre fraudes feita pelo Reclame Aqui também apontava um consumidor mais reflexivo, se questionado o que é uma boa oferta ou especulação. Segundo o levantamento, metade das consultas apontavam para sites possivelmente fraudulentos. “O consumidor, mesmo desconfiado, tem o desejo de compra, porém, quando vai realizar a ação, checa e vê que o site considerado é fraudulento, se sente enganado. Isso reverbera negativamente, diminuindo o consumo potencial e impactando na vontade de comprar”, explica.

Outro fator é que, com a facilidade de monitorar os preços atualmente, muitos consumidores acabaram dissolveram as compras ao longo de novembro para não ter a dor de não conseguir comprar o produto, ou ter problema na entrega.

Repensar as ações

Apesar do resultado abaixo do esperado, alguns sites cresceram em vendas acima do ano anterior e da média do mercado, como Amazon e Shoppe, que registraram vendas expressivas na semana da Black Friday.  “Isso tem relação também com o comportamento do smart consumer. Estando mais desconfiado, ele vai para marcas que teve boa experiência de compra recente, há uma busca por segurança”, destaca.

Diante dessa mudança de comportamento do consumidor, a especialista reforça que, nos próximos anos, o varejo precisa repensar a execução, considerando que consumidor está mais atento, não quer ser enganado e não quer uma oferta ilusória. “Ele não quer passar por fricção no momento de compra ou entrega. Quer uma boa experiência de compra e um preço justo. Quer sentir que a Black Friday realmente vale a pena.”

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Combatendo o turnover no varejo

Próxima Postagem

Pesquisa revela que 84% do varejo ainda não utiliza Inteligência Artificial

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Pesquisa revela que 84% do varejo ainda não utiliza inteligência artificial

Pesquisa revela que 84% do varejo ainda não utiliza Inteligência Artificial

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile