Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Natura atinge a marca 90% do portfólio vegano e aposta em metodologias alternativas

O único componente não-vegano que ainda faz parte de alguns itens do portfólio é a cera de abelha

Redação de Redação
30 de novembro de 2021
no Destaque do dia, ESG, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Natura lança canal no WhatsApp e recebe, em média, mil seguidores por dia
[the_ad id="169690"]

A rede de cosméticos e beleza Natura anunciou que a empresa atingiu a marca de 90% dos produtos de seu portfólio com origem vegana. Em comparação ao ano passado, a porcentagem de produtos veganos no catálogo cresceu 6%.

[the_ad id="138406"]

A líder global de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura, Roseli Melo, destacou que o processo de mudança impactou toda a rede de parceiros da empresa. “Esse movimento foi muito positivo e engajador porque estimulou todos os nossos parceiros a aprimorar seus próprios processos e cadeias, assegurando a não-utilização de nenhum ingrediente não-vegano”, disse Roseli.

O único componente não-vegano que ainda faz parte de alguns itens do portfólio é a cera de abelha, que é um derivado de origem animal. O produto não é utilizado mais em novos produtos, mas faz parte da composição de alguns batons e máscaras de cílios. Segundo a Natura, a empresa já está em processo de substituição desse material de forma gradual.

Roseli também comentou que a busca pelo substituto ideal da cera tem sido foco da empresa. “É um compromisso já assumido, que exige um trabalho incansável de inovação e de pesquisa em todo o mundo para encontrar os ingredientes ideais que apresentem as mesmas propriedades estruturantes de forma a manter a qualidade e a alta performance pelas quais nossos produtos são conhecidos”, complementa a executiva.

Natura
Ekos Frescor Ishpink Desodorante Colônia Feminino traz ativo que vem da Amazônia Equatoriana

Métodos internos

Para que um produto seja considerado vegano, a sua origem não pode ser animal e os produtos não podem ser testados em animais. A prática de testar novos produtos em animais foi abandonada pela Natura em 2006, e desde então a empresa possui certificações internacionais, como a Leaping Bunny, que validam essa política da companhia.

A gerente cientifica de Segurança Humana e Métodos Alternativos, Kelen Arroteia, ressaltou que o diferencial da marca está no manejo de ativos exclusivos da sociobiodiversidade brasileira.

“Matérias-primas e ingredientes cosméticos já consagrados no mercado possuem uma bibliografia abundante de dados e histórico de uso, mas nós temos um desafio imenso ao fazer a avaliação de segurança ou mesmo estudar os potenciais benefícios de nossos ingredientes porque são inéditos.”

Para cada matéria-prima, são usadas atualmente cerca de 14 metodologias in vitro diferentes em uma única bateria de avaliação de segurança. Hoje em dia, o procedimento para cada novo ingrediente tem uma duração média de até oito meses. No começo dessa metodologia a duração era de dois anos.

Outra metodologia utilizada é o cultivo de folículos de cabelo em laboratório, que tem como objetivo simular uma resposta dos efeitos e benefícios de testes em voluntários.

Um dos modelos de segurança utilizados na Natura se chama human-on-a-chip. O método mimetiza órgãos, que são biofabricados, e tecido corporal criando um sistema microfisiológico que reproduz o funcionamento do organismo.

A novidade foi desenvolvida pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura é a adaptação desse modelo para avaliar a toxicidade sistêmica de um ingrediente cosmético. Através desse sistema as cientistas conseguem avaliar seus efeitos tanto dentro do corpo (órgãos) quanto fora (pele) ao mesmo tempo.

“São vários métodos que coexistem e se combinam para termos uma resposta em relação à eficácia e segurança. E agora fazemos isso em maior volume e em menos tempo com a adoção de metodologias computacionais”, finaliza Kelen.

Imagens: Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

Próxima Postagem

Carter’s ganha espaço exclusivo na flagship da Riachuelo na Oscar Freire

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Carter's ganha espaço exclusivo na flagship da Riachuelo na Oscar Freire

Carter's ganha espaço exclusivo na flagship da Riachuelo na Oscar Freire

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.