Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

A pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade

Redação de Redação
30 de novembro de 2021
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais
[the_ad id="169690"]

As comunidades virtuais de compra e venda de produtos têm ganhado força no mercado brasileiro e o WhatsApp é a grande ferramenta deste comércio informal, segundo pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), formado por estudantes e professores da ESPM.

[the_ad id="138406"]

O núcleo entrevistou 297 pessoas para analisar como ocorrem as compras realizadas em comunidades informais online. O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por 69% dos entrevistados no comércio em grupos. Em seguida, aparece o Facebook, com 23%; logo depois, o Telegram, com 3%.

“O WhatsApp tornou-se uma ferramenta de comunicação e de comercialização de bens ao mesmo tempo”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. “Mesmo na informalidade, se destaca como mais um canal de vendas.”

Roupas, sapatos e acessórios

A pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade – 29% das pessoas disseram vender roupas, sapatos e acessórios e 39% se interessam mais em comprá-los.

Entre as comunidades, o comércio acontece com maior frequência nos grupos de amigos (18%), seguido de família (14%) e escola (11%). “Os integrantes desses grupos costumam ser mais próximos e confiáveis, por isso a maior facilidade em comprar e vender”, diz Haddad. Esta facilidade é apontada como vantagem para 19% dos entrevistados.

Entre as desvantagens desse tipo de comércio, estão golpes e fraudes, para 23% dos respondentes, seguidos de impossibilidade de provar o produto, para 19%, e da falta de garantia, para 15%, principalmente fora dos grupos de família, amigos e escola.

Para 58% dos participantes, é interessante comprar e vender nas comunidades, porém 46% não consideram uma tarefa fácil nos grupos de que participam.

O que diz a pesquisa 

Produtos mais vendidos:

  • Artigos de moda – 29%
  • Artigos de casa – 11%
  • Jogos – 6%
  • Livros – 5%
  • Serviços – 4%
  • Celulares – 4%
  • Eletrodomésticos – 4%
  • Ingressos – 4%
  • Artesanato – 4%

Produtos mais comprados:

  • Artigos de moda – 39%
  • Comida – 10%
  • Artigos de casa – 6%
  • Livros – 5%
  • Eletrônicos – 4%
  • Ingressos – 3%
  • Jogos – 3%
  • Maquiagem – 2%
  • Serviços – 2%

Temas dos grupos de comércio:

  • Amigos – 18%
  • Família – 14%
  • Escola – 11%
  • Séries e filmes – 6%
  • Viagens – 6%
  • Condomínio – 5%
  • Experiências – 5%
  • Cursos – 4%
  • Idiomas – 4%
  • Esportes – 4%
  • Games – 4%
  • Outros – 4%

Aplicativos mais utilizados:

  • WhatsApp – 69%
  • Facebook – 23%
  • Telegram – 3%
  • Instagram – 2%
  • Outros – 2%

Vantagens do comércio em grupo:

  • Facilidade em comprar e/ou vender – 19%
  • Maior contato com o vendedor – 17%
  • Comodidade em encontrar produtos específicos – 14%
  • Negociação de preço – 13%
  • Confiar nos membros do grupo – 9%
  • Combinar a forma de pagamento – 8%
  • Maior variedade de produtos – 5%

Desvantagens do comércio em grupo:

  • Golpes e fraudes – 23%
  • Impossibilidade na hora de provar o produto – 19%
  • Falta de garantia pelo produto – 15%
  • Não conhecer o vendedor – 14%
  • Distância geográfica entre comprador e vendedor – 9%
  • Atrasos na entrega e pedido errado – 7%
  • Tempo de espera para receber o produto – 5%

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Empresa familiar Astra atinge R$ 1 bilhão de receita

Próxima Postagem

Natura atinge a marca 90% do portfólio vegano e aposta em metodologias alternativas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Natura lança canal no WhatsApp e recebe, em média, mil seguidores por dia

Natura atinge a marca 90% do portfólio vegano e aposta em metodologias alternativas

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.