A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, a Havanna anunciou nova CMO; a Americanas confirmou novo CEO; e o KaBuM! apresentou novo diretor de Marketing.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Havanna
A Havanna anunciou a contratação de Bruna Fausto Marques Ferreira para a posição de CMO (head de Marketing). Com graduação em engenharia de alimentos, MBA em marketing pela ESPM e EMBA pela Business School São Paulo, Bruna acumula mais de 25 anos de experiência e uma sólida carreira em marketing, produtos, inovação e operações de companhias brasileiras e globais.
A executiva tem passagem por grandes empresas dos segmentos de alimentação, varejo, franquias, bebidas, higiene e farmacêuticos, incluindo Pizza Hut, KFC, The Heineken Company e Reckitt Benckiser, o que reforça seu histórico de liderança e resultados.
“Não tenho palavras para agradecer ao time Havanna e aos executivos que me receberam de forma tão positiva. Venho com o propósito de acelerar o crescimento da marca, que passa hoje por uma transformação eloquente; presente em diversos segmentos e canais de venda, e ainda com tanto potencial para estar cada vez mais presente na vida dos brasileiros”, destaca Bruna.
Americanas
O Conselho de Administração da Americanas anunciou Fernando Soares como novo CEO da companhia. Formado em administração de empresas, com pós-graduação pela FGVSP e MBA pelo Insead, na França, Soares já foi CEO da Domino’s Pizza no Brasil e atuou como executivo na AB-Inbev, liderando a divisão de Bebidas não Alcoólicas no país e unidades de negócio na Colômbia, Peru e México. Na posição de CEO da Americanas, ele terá como meta dar continuidade ao plano da empresa, focado em crescimento baseado em produtividade e rentabilidade, visando atender a todos os stakeholders.
KaBuM!

O KaBuM! anunciou a chegada de Rafael Untura como novo diretor de Marketing. Com ampla experiência em cargos de C-Level em empresas nacionais e multinacionais dos setores de cosméticos, serviços, varejo e publicidade, Untura assume a posição com o desafio de ampliar a presença da marca no mercado. Além disso, terá a missão de fortalecer a conexão com a comunidade gamer e consolidar o KaBuM! como referência em games, tanto no Brasil quanto no exterior.
Nesse contexto, sua trajetória inclui destaque na estruturação e gestão de estratégias digitais em toda a América Latina. Untura já liderou projetos envolvendo marketing digital, analytics, growth, customer experience, CRM, planejamento comercial e desenvolvimento de produtos digitais, conduzindo times globais de alta performance.
Além de sua atuação corporativa, Untura é docente no MBA de Marketing da ESPM, onde leciona disciplinas como Marketing Digital, Growth, Produto e Inovação, CRM e Metodologias Ágeis. Ele também é palestrante em eventos como o Fórum E-Commerce e em instituições de destaque, incluindo FGV e Amcham, contribuindo para a disseminação de boas práticas e tendências do mercado.
Grupo DPSP
O Grupo DPSP anunciou Sérgio Piza como novo diretor de Gente e Gestão. O executivo chega com a missão de fortalecer a estratégia de gestão de pessoas, apoiando o desenvolvimento de lideranças e a condução de processos de transformação cultural e organizacional, sempre alinhados aos objetivos de negócios.
Nesse contexto, Piza traz ampla experiência em RH estratégico, com foco em impulsionar resultados e promover mudanças organizacionais. Além disso, sua atuação busca integrar práticas de gestão de pessoas aos desafios e oportunidades do mercado.
Ao longo de sua trajetória, o executivo colaborou com conselhos e empresas de destaque, como Klabin, Aché, Claro, Mondelez e Ford, consolidando sua reputação como profissional capaz de aliar estratégia e transformação organizacional.
Wella Company
A Wella Company anunciou Adriana Iwassaki como nova CFO no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência, ela traz uma trajetória diversificada, com passagens por setores como consumo (PepsiCo), instituições financeiras (HSBC e Citi) e agronegócio (Orbia), o que a posiciona como uma líder financeira capaz de compreender as complexidades de diferentes mercados.
Formada em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Adriana é reconhecida pela capacidade de liderar transformações estratégicas. Além disso, sua atuação como parceira de negócios abrange experiências consolidadas tanto no Brasil quanto na Europa, reforçando sua visão global e estratégica.
“Estou muito feliz e motivada em iniciar este novo capítulo na Wella Company. Vejo um grande potencial de crescimento e evolução pela frente, impulsionado por um time altamente colaborativo. Nosso foco será continuar fortalecendo a liderança, o conhecimento especializado e a capacidade de inovação que já fazem da Wella Company uma referência no mercado de beleza”, comenta a nova CFO.
Allianz Seguros
A Allianz Seguros anunciou Karina de Matos como nova superintendente de Precificação Massificados da companhia. No mercado segurador há mais de 10 anos, ela chega à Allianz com o objetivo de contribuir tecnicamente com a área e apoiar o crescimento sustentável da carteira de Massificados.
Nesse contexto, Karina destaca seu entusiasmo: “Estou motivada com a oportunidade de fazer parte de uma empresa com tamanha relevância e com uma visão estratégica voltada à inovação e excelência”, afirma a executiva.
Além disso, a nova superintendente acumula passagens por grandes players do setor, como Chubb, RSA, Zurich Santander, Midway e, por último, Pitzi, onde atuou como VP de Precificação e Portfólio de Produtos, consolidando sua experiência em precificação e gestão de portfólio.
Ingenico
A Ingenico anunciou a nomeação de Joanne Bennett como nova diretora Financeira. Reconhecida por sua ampla experiência em transformação financeira e operacional, especialmente em empresas de private equity, ela chega para liderar as estratégias, operações e resultados da companhia, em um momento de expansão global do setor de pagamentos.
Nesse contexto, Joanne traz vivência em diferentes segmentos e organizações de destaque, o que reforça sua capacidade de conduzir projetos complexos e gerar resultados estratégicos.
Ao longo de sua carreira, a executiva foi Diretora Financeira da McCarthy Stone, desenvolvedora líder de comunidades para aposentados no Reino Unido, e integrou a KKR Capstone, atuando junto a empresas de portfólio em fases de crescimento e transformação. Além disso, passou pela TPG Capital, onde contribuiu para criação de valor e desempenho operacional em múltiplos investimentos.
Alper
A Alper Seguros anunciou Guilherme Vergani como seu novo CFO. O executivo, com sólida trajetória em finanças, chega para apoiar os próximos passos de crescimento da companhia.
Formado em administração de empresas pela USP, Vergani traz experiência em empresas de destaque, como Pátria Investimentos, Superbid e Tempo Assist. Nesse contexto, sua bagagem profissional reforça a capacidade de contribuir estrategicamente para a companhia.
Além disso, sua expertise em planejamento financeiro, estratégico e finanças comerciais será fundamental para conduzir a nova fase da Alper no mercado, fortalecendo sua posição e potencial de expansão.
Grupo Marilan
O Grupo Marilan anunciou Marcel Zirondi como seu novo diretor Comercial. Com 23 anos de trajetória na companhia, o executivo construiu uma carreira marcada por inovação, visão estratégica e resultados consistentes, que agora se somam ao desafio de liderar a área comercial.
Ao longo dessa jornada, Zirondi acumulou experiência em diferentes áreas, incluindo Finanças, Novos Negócios/M&A, Operações, Supply Chain e Comercial, contribuindo diretamente para o fortalecimento da competitividade da companhia. Além disso, nos últimos cinco anos, liderou projetos estratégicos que ampliaram a presença e relevância do Grupo, como a inauguração da planta em Igarassu (PE) e as aquisições da Casa Suíça, Top Cau Chocolates e Siena Alimentos.
Agora, ele assume a liderança comercial de todas as categorias de produtos e canais, com o desafio de expandir ainda mais a presença e relevância das marcas do Grupo Marilan junto a consumidores, clientes e parceiros.
Imagem: Divulgação



