Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

AliExpress aposta na ampliação de vendedores locais para alavancar Black Friday e Single’s Day

Empresa planeja ter CD próprio no País, um dos cinco maiores mercados da gigante chinesa

Aiana Freitas de Aiana Freitas
30 de agosto de 2022
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
AliExpress amplia vendedores locais para alavancar Black Friday e Single's Day

Briza Rocha Bueno, diretora do AliExpress Brasil

[the_ad id="169690"]

O AliExpress Brasil aposta no aumento da quantidade de vendedores locais para alavancar as vendas da Black Friday e do Single’s Day (11.11) no País. Briza Rocha Bueno, diretora do AliExpress Brasil, afirma à Mercado&Consumo que a empresa “ampliou fortemente” o número de vendedores locais de um ano para cá e que hoje grande parte das vendas já é feita deles para compradores brasileiros. A gigante chinesa tem no Brasil um dos seis cinco maiores mercados do mundo, e até por isso tem planos de ter um Centro de Distribuição próprio por aqui.

[the_ad id="138406"]

Esses temas foram debatidos em entrevista concedida por Briza Rocha Bueno, diretora do AliExpress Brasil, à Mercado&Consumo. Briza será uma das painelistas do Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo e consumo no Brasil, que será realizado em setembro. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fará uma cobertura especial do evento.

Confira, a seguir, os principais trechos da entrevista.

Mercado&Consumo: Quais as expectativas do AliExpress para a Black Friday deste ano?  A empresa também vai promover seu tradicional Single’s Day no Brasil. O que podemos esperar desta data? 

Briza Rocha Bueno: Datas promocionais são sempre períodos muitos especiais para o consumidor do AliExpress, pois ele sabe que, em nossa plataforma, os produtos únicos que temos, os itens de marcas famosas, são efetivamente oferecidos em condições excepcionais em todos os 200 países que atuamos, e o Brasil como um dos nossos top 5 países em participação, é ainda mais relevante. É por isso que em março deste ano, por exemplo, realizamos uma ação para celebrar os 12 anos de nossa atuação no Brasil, fizemos a Farofa do Ali com a Gkay, aproximando o AliExpress do contexto brasileiro e o resultado foi um crescimento, em vendas, de 190%, em relação à data no ano anterior. No último 11.11, os números foram igualmente impressionantes. Os vendedores brasileiros anotaram uma alta em suas vendas de 600% no período e houve um acréscimo de 74% de novos usuários durante o período de compras.

Para este ano, a expectativa é de que tanto a Black Friday, que já é uma data consolidada no Brasil, quando o festival 11.11 apresentem desempenho ainda mais vigoroso, uma vez que o AliExpress ampliou fortemente o número de vendedores locais de um ano para cá e aperfeiçoou a experiência de compra de itens internacionais. No mesmo período, a economia do Brasil tornou-se mais digital, com a inclusão de novos consumidores no cenário das compras online e há também um ensaio de recuperação econômica, fatores que devem contribuir para o crescimento do varejo online no país.

Nossa expectativa maior, naturalmente, é em torno do festival 11.11, pois esta data, criada pelo grupo Alibaba, vem se popularizando rapidamente no Brasil e no mundo. Note, por exemplo, que no último ano, o 11.11 movimentou US$ 84,5 bilhões em vendas. Já a Black Friday, no Estados Unidos, segundo dados da Adobe, movimentou US$ 9 bilhões. Ou seja, o festival 11.11 é ao menos 9 vezes maior, em termos de vendas, que a Black Friday.

Mercado&Consumo: O AliExpress tem planos de aumentar a quantidade de voos semanais usados para trazer produtos para o Brasil? E de ter um CD próprio?

Briza Rocha Bueno: Atualmente, operamos 8 voos fretados semanais conectando o Brasil aos principais fabricantes e distribuidores de produtos no mundo, o que nos permite entregar, em solo nacional, pedidos feitos no exterior em até 7 dias. É o menor prazo do mercado. Naturalmente, a frequência dos voos pode ser aumentada no futuro, claro, acompanhando o incremento nas vendas de itens internacionais.

Neste momento, grande parte de nossas vendas já ocorre de vendedores nacionais para compradores brasileiros, o que nós chamamos de comércio local e exige outros investimentos, além dos voos internacionais. Recentemente, por exemplo, estreamos uma solução logística chamada de “Tarifa Única”, que permite aos vendedores brasileiros, em nossa plataforma, pagarem sempre uma mesma tarifa de frete, para enviar um produto para qualquer parte do Brasil, exceto a região Norte, para a qual trabalhamos em novas soluções logísticas. A “Tarifa Única” já fez aumentar o número de itens com frete grátis e diminuiu o tempo de entrega no comércio local.

Neste contexto, sim, temos planos de ter um Centro de Distribuição próprio, justamente para apoiar o forte crescimento dos nossos vendedores brasileiros na plataforma.

Mercado&Consumo: Grande variedade, frete baixo, rapidez na entrega – essas são expectativas básicas do consumidor de e-commerce hoje, não só aqui no Brasil. São tendências que viraram “regra” especialmente nos últimos dois anos e meio. O que mais podemos citar como tendências para os próximos anos?

Briza Rocha Bueno: Atualmente, no Brasil, cerca de 10% de todas as vendas que acontecem no varejo ocorrem em canais online. Na China, por exemplo, este percentual deve fechar o ano na casa dos 52% e, mesmo em outros países, como Estados Unidos ou Reino Unido, este percentual está em cerca de 20%, ou seja, o dobro do Brasil.

Então, parece razoável prever que o e-commerce brasileiro deve crescer bastante ao longo dos próximos anos e adicionar várias camadas de inovação que já são testadas em outros mercados. Uma tendência em popularização no país é o live commerce, que já ocorre diariamente no AliExpress e, na China, sozinho, é responsável por mais de 20% das vendas online. Outra tendência é o social commerce, que é o compartilhamento de ofertas entre os usuários, que ajudam a promover produtos e ganham descontos com isso. Nós introduzimos esta inovação no Brasil, com a ferramenta Pechincha.

De um modo geral, podemos dizer que as tendências apontam para a melhoria na experiência de compra final do usuário, o que inclui a integração de canais online e canais offline, a customização de produtos, a oferta de meios simples de pagamento. Aqui no Brasil, por exemplo, fomos o primeiro marketplace internacional a introduzir o pagamento por Pix e este método já se tornou o segundo meio mais usado pelos consumidores em nossa plataforma, o que demonstra como o usuário brasileiro é aderente a inovações.

Imagem: Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

A jornada de renovação do foodservice vai além do gelo gourmet

Próxima Postagem

Brookfield se torna líder em prédios de escritórios no País

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Brookfield se torna líder em prédios de escritórios no País

Brookfield se torna líder em prédios de escritórios no País

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.