Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Infracommerce investe em 11 unidades de dark stores para otimizar rotas e entregas

Posicionados em locais estratégicos, centros de distribuição permitem entregas em até 40 minutos

Redação de Redação
30 de agosto de 2022
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Infracommerce investe em 11 unidades de dark stores para otimizar rotas e entregas

Para atender as demandas específicas do e-commerce brasileiro, que teve crescimento de 12,6% no primeiro trimestre de 2022 e faturou cerca de R$ 40 bilhões, segundo dados da Neotrust, o investimento em dark stores têm se popularizado como uma das iniciativas para diminuir custos e melhorar a velocidade de entrega dos produtos para os clientes.

Pequenas estruturas de distribuição localizadas em regiões com alta concentração de vendas, as dark stores permitem que as entregas sejam feitas em até 40 minutos via descentralização de estoque.

“Nesse aspecto, a Infracommerce investiu na solução, uma vez que consegue otimizar as rotas e pontos de armazenagem por atender a diversas marcas e produtos num mesmo local. Tudo isso sem abrir mão da competitividade em custos”, explica Jorge Catani, diretor de Logística da Infracommerce, empresa que atua no conceito de Customer Experience as a Service (CXaaS).

A companhia investiu recentemente em 11 unidades de dark stores espalhadas por São Paulo capital e interior, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR). Juntas, elas garantem o atendimento de aproximadamente 21% da população em D0 e 10% em D+1.

Vantagens do modelo

Catani destaca que o posicionamento estratégico das dark store reduz o alto custo logístico e aproxima a marca do consumidor, uma vez que eles são atendidos de forma rápida e personalizada.

“Existem outras vantagens que podem se relacionar à vertente de ESG, por exemplo, pois esses pequenos centros de distribuição estão posicionados em locais estratégicos e que agilizam as entregas, possibilitando uma menor geração de poluentes. Há também as distâncias curtas, que abrem espaços para que as entregas sejam realizadas em bicicletas e veículos elétricos”, ressalta Catani.

Outra vantagem, aponta o executivo, é a possibilidade de contratação de moradores da comunidade para atuar como operadores e entregadores realizarem os serviços de picking, packing, expedição e entrega.

“Muitas vezes, os profissionais contratados conhecem as melhores rotas de entrega e os consumidores onlines, humanizando a relação entre a empresa e o cliente, fortalecendo a economia circular”, explica o diretor de logística.

Para optar por esses minicentros de distribuições, é importante ter em mente qual a necessidade do consumidor que o varejista quer atingir, analisar e compreender o perfil de vendas na região e contar com o apoio de empresas especializadas no negócio.

“Esse é um modelo que veio para ficar no Brasil, onde a dimensão territorial é muito grande, e cada vez mais precisaremos ter os produtos perto dos clientes para conversão de vendas. A opção de entrega em minutos é essencial para a marca ser competitiva e se posicionar no e-commerce. Aquelas que não tomarem esse caminho tendem a perder relevância num futuro próximo”, afirma Catani.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Pernambucanas adota modelo único e descentralizados para seu Live Commerce

Próxima Postagem

Rock in Rio une marcas para campanha de conscientização de descarte correto

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Rock in Rio

Rock in Rio une marcas para campanha de conscientização de descarte correto

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile