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Home Tecnologia

Com mais canais e formatos, gestão de redes de lojas precisa garantir controle e padronização

Elói Prado de Assis, da TOTVS, destaca que existem soluções que permitem padronizar processos entre unidades

M&C Media Labs de M&C Media Labs
30 de junho de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Com mais canais e formatos, gestão de redes de lojas precisa garantir controle e padronização
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Gerenciar redes de lojas é um desafio cada vez mais complexo, especialmente em modelos que mesclam operação direta e franquias. A multiplicação dos canais de venda e a necessidade de oferecer experiências híbridas aos consumidores, garantir eficiência operacional, controle de estoque em tempo real e a padronização de processos entre unidades com diferentes donos exige soluções cada vez mais especializadas.

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Pequenos e médios lojistas, especialmente, enfrentam dificuldades para adotar jornadas híbridas, que conectam o ambiente físico ao digital, seja por falta de estrutura, orçamento e equipes técnicas.

“É comum que redes varejistas operem com sistemas desconectados, com informações duplicadas ou inconsistentes, o que acaba impactando tanto a experiência do consumidor quanto os resultados financeiros”, afirma Elói Prado de Assis, diretor-executivo de produtos para Varejo da TOTVS.

Diante desse cenário, a TOTVS reforçou sua atuação no setor ao adquirir a VarejOnline, especializada em soluções para o comércio multicanal e rede de lojas franqueadas. A aquisição trouxe para o portfólio da TOTVS uma plataforma que permite conectar frentes de caixa, estoques, campanhas promocionais e até os planos de metas e comissionamento de vendedores.

A solução conta com Inteligência Artificial aplicada à previsão de demanda, capaz de antecipar tendências de consumo e automatizar a reposição de estoque. A plataforma também integra diferentes canais de venda, como WhatsApp, social commerce, live commerce e marketplaces, permitindo jornadas de compra mais fluidas e completas.

Redes de lojas conectam canais e otimizam gestão

Segundo Assis, o modelo se adapta especialmente a franquias e redes de lojas de moda, calçados, cosméticos, livrarias, pet shops, suplementos e lojas de produtos naturais, especialmente em ambientes de shopping. “Com a solução VarejOnline by TOTVS, esse varejista que tem mais de uma loja, mas não tem uma estrutura técnica sofisticada, consegue oferecer as mesmas jornadas de valor que uma grande rede”, pontua.

“Acho que uma das maiores barreiras das soluções no varejo é justamente a complexidade de usá-las. A gente acredita que a solução da VarejOnline baixa muito a curva de aprendizagem para os varejistas e seus funcionários, para eles poderem tirar o máximo valor da ferramenta no menor tempo possível, permitindo, ao mesmo tempo, que o varejista venda mais e que o cliente consiga encontrar o produto que ele quer, pagar da forma que precisa e ter o atendimento que ele está buscando, de um jeito diferenciado”, explica.

Reportagem: Larissa Féria
Imagem: Envato

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