Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Franquias

Indulgência em alta: por que Giraffas e Havanna estão apostando em franquias de sobremesas

Açaí, sorvete e café estão em alta no setor de franquias; conheça opções e preços

Aiana Freitas de Aiana Freitas
30 de junho de 2025
no Destaque do dia, Foodservice, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 6 minutos
Indulgência em alta: por que Giraffas e Havanna estão apostando em franquias sobremesas
[the_ad id="169690"]

A busca do consumidor por momentos de indulgência permanece em alta e tem beneficiado uma série de segmentos do setor de franquias no Brasil. Entre eles, estão os estabelecimentos focados em doces e sobremesas, como açaí, sorvete e café.

[the_ad id="138406"]

Grandes redes de foodservice, como Giraffas e Havanna, acabam de lançar modelos focados justamente em sobremesas. Além disso, marcas como Chiquinho Sorvetes e The Best Açaí estão estão entre as maiores do País em operações de franquias do País.

“Durante a pandemia e nesse pós-pandemia, vemos sustentado o movimento pró-indulgência, em que o sentimento de ‘só se vive uma vez, preciso aproveitar, eu trabalho para isso’ impulsiona esse mercado”, analisa Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice.

[the_ad id="99067"]

Cristina complementa: “Na contramão da tendência fitness, o movimento se sustenta por se encaixar na solução do dia de dieta livre e por ter um ticket médio mais acessível em relação a uma refeição principal, atraindo consumidores que podem possuir restrição financeira, mas que almejam pelo momento de consumo fora do lar.”

Indulgência em alta: por que Giraffas e Havanna estão apostando em franquias sobremesas

Giraffas

A rede Giraffas lançou, na ABF Franchising Expo, em São Paulo, o modelo de quiosque de sobremesas e fez sua estreia no segmento de açaí. A opção, compacta, está disponível apenas para quem já possui franquia da rede. O cardápio é dividido em quatro grandes categorias: açaí no copo, casquinhas de açaí e de sorvete, sundaes especiais e milk-shakes.

Quiosques da Giraffas já estão em operação nas cidades de Campeche, Rio Negrinho e Mafra (SC), e no JK Shopping (DF). A previsão é abrir dez novas unidades em 2025. “O modelo de quiosque é uma solução inteligente para quem já está na rede. Ele exige pouco espaço, tem um investimento enxuto e responde à demanda por conveniência e variedade. É uma forma de nossos franqueados crescerem com segurança e inovação,”, diz Eduardo Guerra, diretor de Expansão do Giraffas.

Raio-X – Quiosques de sobremesa do Giraffas

Modelo shopping e hipermercado

  • Investimento: A partir R$ 213 mil
  • Área: 7,10m²
  • Prazo de retorno: A partir de 24 meses
  • Lucratividade: A partir de 12% a 15%
  • Taxa de franquia: R$ 20 mil
  • Royalties: 5% sobre faturamento bruto mensal
  • Fundo de marketing: 3% sobre faturamento bruto mensal

Modelo rua

  • Investimento: A partir de R$ 235 mil
  • Área de 7,10 m²
  • Prazo de retorno: A partir de 24 meses
  • Lucratividade: A partir de 12% a 15%
  • Taxa de franquia: R$ 20 mil
  • Royalties: 5% sobre faturamento bruto mensal
  • Fundo de marketing: 3% sobre faturamento bruto mensal

Havanna

A argentina Havanna também aproveitou a ABF Franchising Expo para lançar oficialmente um modelo de franquia focado em sorvetes premium. De acordo com a empresa, a expansão para o segmento é resultado do sucesso da linha de sorvetes de pote da marca no varejo brasileiro, presente nas principais redes de supermercados do Sudeste.

O modelo de franquias da Heladerias Argentinas Havanna inclui desde quiosques compactos até lojas completas com espaço para consumo, já pode ser visto em Porto Alegre (RS) e em São Paulo (SP). Até dezembro, mais 60 lojas serão inauguradas. A expectativa de expansão da rede por meio do novo formato é atingir 400 novas unidades até 2027.

Raio-X – Heladerias Argentinas Havanna

  • Investimento: A partir de R$ 320 mil
  • Área: a partir de 12 m² (sem área de mesas)
  • Prazo de retorno: De 15 a 18 meses
  • Lucratividade: Até 18%
  • Royalties: 5% do faturamento bruto
  • Fundo de marketing: 1% do faturamento bruto

Indulgência em alta: por que Giraffas e Havanna estão apostando em franquias sobremesas

Borelli

A Gelato Borelli vende o que classifica de “verdadeiro gelato italiano” e tem focado em expansão e aumento de capilaridade. A marca, nascida em Ribeirão Preto (SP), hoje está presente em 25 Estados brasileiros com mais de 260 franquias em implantação e operação. A expectativa é atingir 420 franquias até 2026.

“A Borelli se destaca por oferecer um modelo de negócio altamente rentável, que proporciona um retorno rápido sobre o investimento”, destaca Tony Miranda, CEO da Gelato Borelli.

Raio-X – Gelato Borelli

  • Investimento: A partir de R$ 800 mil
  • Lucratividade: Entre 20% e 25%

Açaí da Barra

O Açaí da Barra tem mais de 300 unidades presentes em mais de 10 Estados e as lojas vendem mais de 15 sabores de açaí e 40 de sorvete.

Raio-X – Açaí da Barra

Modelo Smart

  • Investimento: A partir R$ 230 mil
  • Área: de 40 m² a 60 m²
  • Prazo de retorno: A partir de 18 meses

Modelo Premium

  • Investimento: A partir R$ 290 mil
  • Área: 100 m²
  • Prazo de retorno: A partir de 16 meses

Chiquinho Sorvetes

Com mais de 900 lojas em operação, a Chiquinho Sorvetes é uma das maiores redes de franquias do País. Neste ano, subiu do 23º para o 21º lugar no ranking da ABF, com 921 operações e variação positiva de 19,3%.

A Chiquinho tem formatos de lojas de rua e shopping, quiosques (com 9 m² de área) e módulos externos (com 12,5 m² de área). Também continua investindo em modelos como lojas tradicionais (com investimento a partir de R$ 460 mil), lojas básicas (com investimento a partir de R$ 415 mil) e quiosques (com investimento a partir de R$ 389 mil).

Raio-X – Chiquinho Sorvetes

Modelo Smart

  • Investimento: A partir R$ 230 mil
  • Área: de 40 m² a 60 m²
  • Prazo de retorno: A partir de 18 meses

The Best Açaí

A The Best Açaí tem 680 unidades espalhadas pelo País. Estreou este ano no ranking da ABF de maiores franquias do Brasil, ocupando o 37º lugar e tendo registrado um crescimento de 54%.

Com previsão de fechar 2025 com mais de 1.000 unidades e um faturamento de R$ 1,1 bilhão, a empresa planeja escalar gradualmente o uso dos totens em todas as unidades da rede, acompanhando os resultados para garantir consistência operacional e boa recepção por parte dos clientes.

A aposta no autoatendimento é parte de uma visão maior: integrar tecnologia, conveniência e personalização em um modelo de negócios omnicanal, que coloca o consumidor no centro da experiência. A expectativa é que o modelo 100% digital ganhe tração nos próximos anos, especialmente em locais de alto fluxo, como quiosques, que oferecem uma experiência mais ágil e personalizada para os usuários, além de otimizar o atendimento e reduzir custos operacionais.

Indulgência em alta: por que Giraffas e Havanna estão apostando em franquias sobremesas

Polpanorte

A marca de açaí Polpanorte entrou no setor de franquias em 2024 e desenvolveu modelos de operação entre lojas e quiosques, pensados para atender perfis variados de localizações, como shoppings, parques e áreas com grande circulação de pessoas. Em seis meses, conta com 16 operações em seis Estados – e a previsão é crescer 150% ainda este ano, chegando a 40 lojas e quiosques abertos.

“Entrar para o segmento de franchising foi um passo bastante estudado. Testamos, avaliamos e validamos cada um dos formatos por meio de nossas unidades próprias e assim conseguimos aprimorar tanto a estrutura física dos quiosques e lojas quanto o modelo de negócio oferecido e o cardápio. Com isso, já iniciamos o processo de maneira sólida, o que permite uma expansão rápida, consistente e segura, tanto para a Polpanorte quanto para cada um dos empreendedores que se juntarem a nós”, comenta João Zeppone, CEO da companhia.

Raio-X – Polpanorte

Quiosque

  • Investimento: A partir R$ 150 mil
  • Área: 8 m²

Loja

  • Investimento: A partir R$ 230 mil
  • Área: 80 m²

Imagens: Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

DHL incentiva importações e exportações com descontos e plataforma de suporte para MPEs

Próxima Postagem

Por que o ponto de venda se tornou um dos lugares mais interessantes da publicidade?

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Por que o ponto de venda se tornou um dos lugares mais interessantes da publicidade?

Por que o ponto de venda se tornou um dos lugares mais interessantes da publicidade?

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.