A rede especializada em lifestyle esportivo Tennisbar, com foco em calçados, vestuário e acessórios, acaba de fazer sua estreia no setor de franquias. A empresa, que tem mais de 30 lojas em operação atualmente, espera triplicar a rede nos próximos cinco anos com lojas em todo o Brasil.
“A Tennisbar vem de uma empresa de mais de 40 anos do ramo calçadista. Em 2012, vimos a necessidade de levar produtos mais premium para as principais ruas de São Paulo. De lá pra cá a gente abriu 33 lojas próprias”, conta a sócia-diretora da rede, Márcia Kalaidjian
De acordo com Márcia, a empresa decidiu se lançar no setor de franquias no momento em que sentiu segurança para dar esse passo. “Queríamos fazer um projeto muito estruturado e bom para os dois lados, tanto para o franqueador, quanto para o franqueado. Nosso modelo de franquia é rentável e voltado a empreendedores que sabem se conectar com consumidores das classes populares, um público ligado à cultura sneaker, ao estilo urbano e à busca por marcas globais com preço justo”, complementa.
O Grupo Bittencourt foi responsável pela criação da estratégia de expansão da Tennisbar. “O momento de expansão de uma empresa se dá quando ela entende que tem competência e experiencia suficientes para ensinar o parceiro a operar sua marca, e é isso que a Tennisbar tem. A marca vem uma família empreendedora, nasceu com um negócio de comércio na rua e hoje tem mais de 30 lojas”, analisa Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt.
Além disso, ela destaca que o segmento em que a Tennisbar atua torna esse um momento favorável para a entrada no modelo de franquias. “O mercado de wellness e bem-estar continua em alta e aí entram os acessórios esportivos, o que faz com que essa expansão faça sentido.”
Franquias em alta
O novo modelo de negócios da Tennisbar foi uma das novidades da ABF Franchising Expo, evento focado em franquias que foi realizado na semana passada em São Paulo. Uma pesquisa divulgada durante o evento comprova a impressão de Lyana: estabelecimentos que funcionam de forma autônoma, lojas físicas e online que vendem produtos usados, serviços de estética e bem-estar, cafeterias e sorveterias são alguns dos segmentos que continuam em alta no franchising brasileiro, de acordo com a Associaçao Brasileira de Franchisng (ABF).
Outras tendências no segmento de franquias também têm sido mapeadas pela ABF. Entre elas, uma diversidade cada vez maior de formatos, a abertura de unidades em cidades menores e a busca por fornecedores especializados. O investimento em tecnologia, melhoria de processos e personalização, sobretudo com uso de Inteligência Artificial (IA), também é algo percebido com cada vez mais frequência.
Imagem: Divulgação